quinta-feira, 16 de abril de 2020

PARTIDOS POLÍTICOS GANHAM NOVO PRAZO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL


Os partidos políticos têm até o dia 30 de junho para prestarem as contas do ano de 2019 junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), a nova data vale para todos os diretórios municipais, estaduais ou nacionais, inclusive aqueles constituídos apenas por comissões provisórias, que estiveram vigentes e recuperaram ou perderam vigência no período.
No caso dos diretórios municipais, a apresentação das contas deve ser feita ao Juízo Eleitoral competente para o recebimento, análise e julgamento das contas dos órgãos. A relação desses juízos eleitorais no estado potiguar está publicada na Resolução TRE-RN nº 1/2020, disponível no link.
Já os diretórios estaduais devem encaminhar a prestação ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), enquanto os órgãos nacionais devem dirigir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda segundo o TRE-RN, nas três situações, o processo deverá conter as informações declaradas por meio do Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA) e as peças exigidas para a prestação de contas ou declaração de ausência de movimentação. O caráter jurisdicional do processo ainda requer representação de advogado nos autos do processo e de contador no assessoramento, registro das operações e elaboração da prestação de contas.
A Resolução TSE nº 23.604/2019 prevê a autuação automatizada por meio da integração dos sistemas SPCA e Processo Judicial Eletrônico (PJe). No entanto, até que a integração seja concluída pelo TSE, os advogados dos partidos devem protocolizar a documentação no próprio PJe, na Classe Prestação de Contas.
A Justiça Eleitoral potiguar reforçou que, na aba “Contas partidárias” do Portal da Secretária Judiciária do TRE-RN, estão reunidas informações e links de acesso a publicações e materiais que detalham o assunto, com sistemas, manuais, guia do usuário do SPCA e perguntas recentes. Além disso, eventuais suportes técnico-operacionais poderão ser realizados por meio do e-mail contas.anuais@tre-rn.jus.br ou do número 3654-5460, durante o horário de funcionamento da Secretaria do TRE-RN.
Via GUAMARÉ NA TELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).