sexta-feira, 3 de abril de 2020

Detran disponibiliza versão digital do documento do veículo no RN

Carteira Digital de Trânsito deve ser instalada no celular para cadastro do CRLV digital — Foto: André Resende/G1
Carteira Digital de Trânsito deve ser instalada no celular para cadastro do CRLV digital — Foto: André Resende/G1
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começou a disponibilizar nesta quinta-feira (2) a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV) no Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão, a versão digital tem a mesma validade jurídica e todas as informações do documento impresso.
Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento anual do veículo, IPVA, DPVAT e Taxa dos Bombeiros. Depois, tudo é on-line, sem a necessidade de comparecer à sede do Detran. É preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular e depois realizar o cadastramento do veículo no próprio aplicativo.
Depois disso, o documento do veículo, assim como acontece com a Carteira Nacional de Habilitação, poderá ser acessado pelo celular mesmo sem internet. No caso da CNH Digital, essa opção está disponível apenas para quem tem a carteira com QR Code.
A versão digital do documento pode ser compartilhada com até outras quatro pessoas que utilizam o mesmo veículo. No momento que quiser, o proprietário pode retirar o acesso delas ao documento.
O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos ou por impressão digital, A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação em uma fiscalização de trânsito.
Passo a passo
  • Download gratuito do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
  • Fazer o cadastramento no aplicativo. O usuário cria login e senha, que também servirão para acessar o Portal Gov.br, podendo ser utilizado em diversos outros serviços público;
  • No aplicativo, clicar em “veículo’ “e “adicionar documento”, que pode ser tanto a CNH ou CRLV digitais;
  • Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);
  • Depois da validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel.
  • O usuário vai criar uma senha de quatro dígitos, que é uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado *G1 RN
Via Blog do JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).