domingo, 4 de dezembro de 2022

INCLUSÃO NOS JOGOS: Arbitragem feminina na Copa faz história

Via Blog do Prof. Escolástico

 Neuza Back, brasileira. Foto: Fifa

A brasileira Neuza Back será a auxiliar do jogo entre Costa Rica e Alemanha pela Copa do Mundo do Catar. O trio todo será feminino, com a francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, tornando-se a primeira árbitra a apitar um jogo de Copa do Mundo. A outra auxiliar será a mexicana Karen Diaz Medina.

Não será o primeiro jogo de Frappart nesta Copa do Mundo. Ela esteve, como quarta árbitra, no empate entre México e Polônia, pela primeira rodada da Copa, quando foi a primeira mulher a exercer a função num Mundial.

Stéphanie Frappart também foi a primeira mulher a arbitrar na Champions League, na partida entre Juventus e Dínamo de Kiev, em 2020. Ela está na lista de árbitros internacionais da Fifa desde 2009 e foi premiada em 2020 e 2021 como melhor do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Neuza Back faz parte do quadro da Fifa desde 2014 e também esteve presente na Copa do Mundo feminina, assim como trabalhou na partida entre Vélez Sarsfield contra o Peñarol, pela Copa Sul-Americana masculina.

Nascida na pequena cidade de Saudades, em Santa Catarina, ela está filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF) porque se transferiu para Jundiaí nos últimos anos para ganhar mais oportunidades em âmbito nacional. A estratégia deu certo. Aos 38 anos, a educadora física e árbitra já participou de mais de 100 jogos do Brasileirão das Séries A e B.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).