domingo, 9 de agosto de 2020

URGENTE: USP CONFIRMA QUE REINFECÇÃO POR CORONAVÍRUS É POSSÍVEL E DIVULGA 1º CASO NO BRASIL

Via Barriguda News

 

Um estudo que acaba de ser divulgado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) acaba de concluir que houve um caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Covid-19) em uma paciente brasileira, durante um intervalo de apenas 50 dias entre o primeiro e o segundo diagnóstico positivo da doença.

A paciente em questão é uma técnica de enfermagem, de 24 anos, que tinha histórico de sobrepeso e cefaleia. O caso dela foi investigado pelos pesquisadores da instituição. A mulher não apresentava comorbidades crônicas relacionadas ao novo vírus e contraiu a doença na primeira contaminação devido à sua profissão.

Em 4 de maio de 2020, a técnica de enfermagem teve contato com um colega de trabalho contaminado pelo novo vírus e, nove dias depois, testou positivo para a doença. Sua recuperação foi rápida, ficando 38 dias assintomática até a nova infecção, conforme informação divulgada pelo UOL.

O segundo diagnóstico positivo foi confirmado em 2 de julho de 2020, sendo 50 dias após o primeiro teste. Contudo, a paciente começou a sentir os primeiros sintomas da doença em 27 de junho, de forma moderada.

Apesar de ter se recuperado novamente, ela teve sintomas mais fortes durante 12 dias da nova infecção, inclusive, a cefaleia permaneceu até o início dos estudos, sendo 33 dias após surgirem os primeiros sintomas da segunda contaminação por Covid-19.

ALERTA

Segundo os pesquisadores, o caso pede bastante atenção: "Essa constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde", afirma os cientistas envolvidos na pesquisa.

O texto do estudo ainda destaca que há apenas um caso no mundo semelhante ao da técnica de enfermagem, já que muitas situações de reinfecções podem ser confundidas com resultados "falsos positivos".

"O presente relato confirma que, ainda que extremamente rara, a reinfecção por Sars-Cov-2 (novo coronavírus) e o adoecimento por Covid-19 em mais de uma ocasião são eventos possíveis", destaca o estudo.

*Fonte:  Agência de notícias do ICTQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).