terça-feira, 6 de agosto de 2019

Rio Grande do Norte tem dois municípios entre os 20 mais violentos do país

Via Blogue Márcio Melo

121

O município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, foi considerado o terceiro município mais violento do país, com mais de cem mil habitantes, de acordo com o Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Com uma taxa de 131,2 homicídios para cada cem mil habitantes, a cidade ficou atrás apenas de Maracanaú, no Ceará, e Altamira, no Pará. Para o estudo, que analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, foram utilizados dados do ano de 2017.
Dos 20 municípios mais violentos do Brasil, 18 estão concentrados nas regiões Norte e Nordeste. Ao analisar os municípios com maior e menor quantidade de homicídios, é possível identificar que os mais violentos apresentaram até 15 vezes mais homicídios do que os menos violentos.
De acordo com o relatório, o RN aparece como o Estado com a maior taxa estimada de homicídios no Nordeste, e as cidades mais violentas do Estado, incluindo aquelas com população inferior a 100 mil habitantes, estão concentradas nas regiões Leste e Oeste. O município de João Dias, com pouco mais de 2,6 mil habitantes de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o primeiro, com uma taxa de 222,6 mortes violentas. Ele é seguido por Extremoz, com 184,5 mortes, Ceará-Mirim, com 173,7 e São José do Campestre, com 156,1. Na capital, a taxa é de 73,4 homicídios.
Uma das causas atribuídas aos altos índices de violência, de acordo com o documento, foi a "guerra" entre o Sindicato do Crime (SDC) e o PCC. "Nesse estado, há a predominância do Sindicato do Crime, grupo criado por dissidentes do PCC em 2012, devido a "discordâncias administrativas. Essa facção criminosa, presente no estado desde 2006, apesar de ter controle de poucos bairros da capital potiguar, detém  o poder econômico e consequentemente o controle das rotas de distribuição nacional e internacional de drogas, em um dos estados que se insere entre os principais na rota do tráfico de drogas do Brasil para a Europa", diz o relatório.
O ano de 2017, analisado pelo Atlas, foi o mais violento da história do Rio Grande do Norte, e ano no qual o Estado conquistou o posto de mais violento do país. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que a taxa de homicídios foi de 68 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. O ano foi marcado por conflitos entre as facções criminosas, que levaram ao massacre na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde ao menos 26 pessoas foram mortas na maior rebelião do sistema prisional já registrada no Estado.
Outro ponto trazido pelo relatório foi a comparação entre os municípios com maior e menor taxa de homicídios. Os  municípios "mais pacíficos" do Brasil estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste, em especial no estado de São Paulo. Já os municípios "mais violentos" do país estão em sua maioria nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto o RN não possui nenhum município na lista dos mais pacíficos, apresenta dois na lista dos mais violentos: São Gonçalo do Amarante, em terceiro lugar, e Mossoró, na 17ª colocação.

* Fim da Linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).