quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE O CONSUMO DE CERVEJA

images (8)

A cerveja é um produto natural produzido a partir da cevada e do lúpulo, acrescentada de levedo fermentado. É um produto consumido atualmente por grande parte da população, porém frequentemente seu consumo é realizado de maneira excessiva. Desta forma, é importante esclarecer os benefícios e maleficios de seu consumo.
A cerveja é importante fonte de várias vitaminas do complexo B (principalmente ácido fólico, vitamina B6 e B12). Essa concentração de vitamina B12 faz com que muitos vegetarianos utilizem o levedo de cerveja como suplemento para alcançar as recomendações diárias de vitamina B12. Além disso, a cerveja é rica em flavonóides provenientes do malte e do lúpulo (chalconas, flavononas e flavonóis). Alguns estudos verificaram que o consumo de 330ml de cerveja, em associação a uma dieta Mediterrânea (rica em peixes, azeite extra virgem, frutas e vegetais) pode ser benéfico na redução do LDL (“colesterol ruim) e triglicérides. Entretanto, ainda não se sabe se este benefício pode ser atribuído à cerveja ou a adoção destes hábitos alimentares saudáveis.
Portanto, se formos pensar em doenças cardiovasculares e álcool, a melhor opção seria a ingestão de vinho tintos, que possui uma série de antioxidantes que auxiliam a prevenção de doenças cardiovasculares. Entretanto, para não obter o efeito maléfico do álcool, a melhor opção seria um suco de uva, que apresenta os mesmos antioxidantes encontrados no vinho tinto.
20150721182940_25429300
Além disso, muitas pessoas acreditam que o consumo de cerveja pode auxiliar o sistema imunológico. Este benefício pode até ser conferido pela sua presença de vitaminas e minerais, porém há, em contrapartida, a presença do álcool que prejudica o sistema imunológico, além de aumentar a excreção destes nutrientes, o que faz com que este possível efeito seja neutralizado.
Outro fator é que a cerveja possui leveduras que pode competir com bactérias probióticas (“bactérias benéficas”) no nosso intestino, causando um desequilíbrio da microbiota intestinal. Sendo assim, como o intestino é o principal órgão que produz nossas células do nosso sistema de defesa, um intestino íntegro e bem cuidado é fundamental para o sistema imunológico, além de o álcool por si só ser um agressor contra a parede do intestino, prejudicando o funcionamento deste órgão, inclusive, por conseqüência, do nosso sistema de defesa.
O álcool pode, ainda, prejudicar o organismo por causar letargia (que ocorre durante o efeito do álcool), além da eliminação de vitaminas e minerais do nosso organismo, que são fundamentais para fazer contração muscular, oxidação de gordura, metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos, etc.
images (9)
Sendo assim, os malefícios ao organismo com o consumo da cerveja são superiores aos seus possíveis benefícios, o que indica que seu consumo deve ser realizado com muita moderação. Os nutrientes e fitoquímicos presentes na cerveja podem ser alcançados com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, através da ingestão de alimentos ricos em nutrientes e compostos bioativos que irão garantir diversos efeitos benéficos à saúde. É importante lembrar que estes hábitos saudáveis devem ser orientados por um profissional capacitado, que irá avaliar e orientar ao consumo de alimentos que serão benéficos de acordo com a individualidade bioquímica da população.
Via RN em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).