Via Blog Raimundinho Duarte
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FOTO: ALEX RÉGIS |
O turismo do Rio Grande do Norte faturou R$ 655 milhões de janeiro a maio de 2025, o que representa um aumento de 7,5% em relação ao volume registrado no mesmo período do ano passado, de R$ 609 milhões. Com o resultado, o RN registrou o terceiro melhor desempenho do Nordeste, atrás da Bahia, onde o setor apresentou alta no faturamento de 12,5% nos cinco primeiros meses deste ano, e do Ceará, onde o crescimento foi de 9,4%. Em todo o País, o setor acumula R$ 90,4 bilhões entre janeiro e maio, o valor mais alto já registrado na série histórica, iniciada em 2012. O levantamento é da Fecomércio-SP, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Considerando apenas o mês de maio deste ano, o faturamento do turismo potiguar atingiu o montante de R$ 106,4 milhões, um crescimento de 4,1% em relação a maio do ano passado, quando o volume ficou em R$ 102,3 milhões. Nesse recorte, o RN ficou em sexto lugar entre os estados do Nordeste com melhor crescimento – Bahia, com alta de 12,7%, Ceará, com elevação de 10,1%, Maranhão (7,5%), Paraíba (6,1%) e Sergipe (5%) tiveram melhor desempenho. Para representantes do trade turístico potiguar, o resultado é fruto de um intenso trabalho de investimentos e promoção em um cenário positivo que deve se manter.
Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, destacou os setores que têm puxado o crescimento observado no turismo potiguar. “Esse avanço tem sido puxado, principalmente, pelos segmentos de alimentação, hospedagem e agências de viagem, que vêm retomando o fôlego diante da maior movimentação de turistas e da recuperação gradual da economia local”, frisou.
George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-RN, avalia que o resultado é fruto de um intenso trabalho feito no ano passado por diversos atores. “Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura do Natal, bem como a área de promoção turística tiveram uma atuação muito assertiva. O Governo fez um trabalho forte com as companhias aéreas para aumentar a frequência de voos junto com o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Foi uma conjuntura que se somou à nossa estrutura de hotelaria, bares e restaurantes, montada para agregar esse crescimento”, disse Costa.
Ainda segundo ele, o RN também soube aproveitar a demanda crescente do restante do Brasil e o incremento do turismo estrangeiro a partir do Mercosul, especialmente da Argentina. “Natal e Pipa tiveram números muito bons no mercado latino-americano. Então, acho que são esses fatores que fazem a gente conseguir essa pujança renovada depois da pandemia”, afirma George Costa.
Nayara Santana, diretora de Marketing da Emprotur, frisou que a Empresa Potiguar de Promoção Turística tem se empenhado em estudos de mercado que identifiquem as tendências e preferências dos turistas, permitindo que campanhas e ações sejam cada vez mais direcionadas e eficazes, com foco na conversão de turistas para o destino potiguar. Segundo ela, a meta é que o setor siga em ascensão no Estado, com ampliação da competitividade nos cenários nacional e internacional.
“Os resultados obtidos são uma prova de que estamos no caminho certo e nos enchem de otimismo para planejar e executar novas ações que possam fortalecer ainda mais o turismo no RN. Continuar crescendo é, sem dúvida, um objetivo que devemos perseguir. Junto a isso, os investimentos realizados pelo Governo do Estado em infraestrutura, segurança, promoção e valorização do nosso patrimônio natural e cultural são fundamentais para atrair mais visitantes”, comentou Santana.
Momento é de otimismo
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN), Antônio Neto, pontua que os dados divulgados confirmam o que o trade observa na prática. “O turismo no Rio Grande do Norte vive um momento positivo, com avanços consistentes na movimentação de visitantes e no faturamento do setor. Esse crescimento se deve à ampliação da malha aérea para Natal, investimentos em promoção do destino, atuação cada vez mais profissional das agências de viagens e receptivos locais e, claro, o papel estratégico de entidades como a Abav-RN, que têm promovido ações de capacitação, campanhas de vendas e eventos de integração entre os elos da cadeia turística”, pontua.
Antônio Neto analisa que o setor deverá continuar em expansão, mas para que isso aconteça é essencial, segundo ele, que o poder público siga investindo em infraestrutura, segurança, mobilidade e preservação ambiental. “A estrada da Rota do Sol, por exemplo, ainda precisa de atenção urgente.
Se o turismo continuar sendo tratado como política de Estado, o RN tem tudo para se consolidar como um dos destinos mais competitivos do Brasil — com desenvolvimento econômico sustentável e geração de empregos de qualidade”, sublinha o presidente da Abav-RN.
Edmar Gadelha, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), também está otimista em relação ao cenário de crescimento do setor, que deve se manter, segundo ele. “Acreditamos firmemente que esse crescimento tende a se manter e até acelerar, desde que haja uma atuação ainda mais integrada e estratégica entre os agentes públicos e privados. Políticas de promoção turística mais agressivas, aliadas a investimentos em infraestrutura e conectividade são essenciais para consolidarmos o RN como um dos principais destinos do Nordeste”, analisa.
“Avaliamos esse desempenho como um reflexo do trabalho conjunto e dedicado de toda a cadeia turística do Rio Grande do Norte, que vem se fortalecendo cada vez mais. Esses números reforçam a confiança no nosso destino e indicam que estamos no caminho certo”, completa Gadelha.
Tribuna do Norte
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