É a administração municipal fazendo o que é extraordinário conforme a vontade popular.
Com o objetivo principal de entender os desejos e as propostas da população para os próximos anos, o governo Ismael Juvêncio realizou um encontro com o povo, em formato de Audiência Pública, que teve como palco o auditório da secretaria de assistência social. O intento deste encontro foi a construção do Plano Plurianual (PPA) para o próximo quadriênio, 2026 a 2029, e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Estas ações buscam aproximar a população da gestão municipal a partir do pensamento que um governo participativo e que respeita as leis e a vontade dos munícipes, buscando ouvir aqueles que verdadeiramente constroem uma cidade mais justa e coletiva.
A metodologia adotada entende que audiência pública é objeto facilitador para o entendimento sobre o PPA e a LOA. A gestão municipal desenvolveu uma dinâmica lúdica, dividida em etapas, onde foi diagnosticado as necessidades emergenciais e a forma de aplicação de recursos que tenha o interesse de beneficiar todos.
Na verdade, é muito difícil fazer com que as pessoas entendam o que é o orçamento público e como ele funciona. Mas é crucial para a manutenção do princípio básico da governança, levar ao conhecimento público algumas atividades para materializar esse processo de tomada de decisão. Equipes do governo Ismael Juvêncio diagnosticou os pontos mais carentes de melhorias, avaliou em conjunto com populares a viabilidade e em uma leve simulação mostrou como deveriam ser aplicados os recursos em cada pasta e decidir para onde o dinheiro vai dentro daquilo que a lei define.
O evento teve como mediador, Kleberson Santos, que fez uma vasta narrativa da importância da audiência pública.
A secretária de governo, Janda Jácome, que já governou a cidade por oito anos, fez explanação da necessidade e da obrigatoriedade de ouvir e compreender profundamente os anseios do povo:

"O objetivo das audiências públicas é promover a participação social nos processos de planejamento dos programas a serem executados no âmbito do funcionalismo público. A população também pode e deve contribuir diretamente para a construção das políticas públicas de nossa cidade de forma simples e rápida, participando destes encontros e opinando sobre o que querem para Frutuoso Gomes. O Planoplurianual (PPA) visa desenvolver o planejamento e gestão a partir de uma visão de longo prazo das políticas e programas que serão implementados, analisando ações a serem articuladas nos próximos quatro anos. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o principal instrumento de planejamento financeiro do município e tem como objetivo apresentar as receitas e despesas previstas, sendo elaborada em conjunto com as diretrizes do PPA e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). E é diante desta importância de se pensar no futuro, que nossa gestão, como fizemos nos últimos oito anos em que governei Frutuoso Gomes, insiste em ouvir e receber opinião, que retratam as reais necessidades da população", afirmou Janda Jácome.
Via RN POLITICA EM DIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).