A nova sede do Corpo de Bombeiros Militar em Patu, no Oeste potiguar, inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), traz um importante reforço para a segurança pública da região, ampliando a capacidade de resposta às ocorrências em uma área estratégica do interior do estado.

Além de Patu, que está a 321 km da capital, a sede atenderá a 12 municípios da região, diminuindo o tempo de resposta a ocasionais emergências. Esse processo faz parte da interiorização do Corpo de Bombeiros no estado, que já conta com postos avançados em Currais Novos, Apodi, Assú e agora em Patu. Os municípios de Goianinha e Pau dos Ferros estão nos planos para receber também um posto avançado.

Presente na inauguração, a governadora Fátima Bezerra lembrou do incêndio florestal no município de Patu que assolou a Serra do Lima, em 2019, tendo sido controlado após 5 dias. O incêndio quase chegou ao Santuário do Lima, principal atração turística da região.

“A sede do corpo de bombeiros aqui significa segurança para a população. E esse posto avançado que estamos entregando hoje, se soma aos que já foram entregues e aos de Goianinha, na próxima semana, e Pau dos Ferros até o fim do ano”, anuncia Fátima Bezerra.

“O Corpo de Bombeiros aumentou em 110% a sua cobertura no estado, com sede em vários municípios, aumentou em 60% o seu efetivo”, enfatiza Coronel Luiz Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Inaugurado em parceria com a Prefeitura de Patu, que entrou com a infraestrutura do prédio, a nova unidade contará com um Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e uma equipe de profissionais com experiência em salvamento, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar, garantindo à população um atendimento ágil e eficiente.

O Corpo de Bombeiros de Patu irá atuar no salvamento de pessoas, animais e bens, na prevenção em combate a incêndios urbanos e florestais, além da prestação de socorro em casos de inundações, desabamentos e outras catástrofes. O posto também terá a capacidade de realizar capturas de insetos e prestar assistência em emergências diversas, oferecendo uma resposta rápida e qualificada a essas cidades que abrangem o alto e médio Oeste potiguar.


Via Diário do RN