Um fenômeno foi visto por volta das 22h30 dessa sexta-feira (22) em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Potiguares registraram o momento que uma bola de fogo cruza o céu, e os vídeos repercutiram nas redes sociais.
Vídeos enviados ao Jornalismo TCM mostram registros feitos nos municípios de Apodi, Caraúbas e Acari. Ainda segundo o especialista, os restos do foguete estavam a aproximadamente 26 mil quilômetros por hora quando entraram na atmosfera terrestre. Com a alta velocidade, o impacto do foguete com a atmosfera criou uma bolha cósmica que chamou a atenção pelo brilho.
“Como isso ocorre em altitudes muito elevadas, geralmente entre 100 e 70 km acima do solo, o fenômeno pode ser visto a longas distâncias. Além disso, o ângulo muito raso com que esses lixos espaciais atingem a atmosfera possibilita que eles percorram enormes distâncias enquanto se desintegram.
Juntos esses dois fatores permitiram que a reentrada fosse vista de praticamente todo o Nordeste brasileiro”, diz Marcelo Zurita. A BRAMON ainda afirma que reentradas de objetos como essa não oferecem risco para a população em solo, já que a maior parte do corpo do foguete é vaporizada ao entrar em contato com atmosfera da terra.
“Cerca de 30% do material acaba resistindo e pode realmente atingir uma residência, mas evidentemente, os riscos são muito baixos”, fala o diretor. Além do RN, há relatos de pessoas que viram o fenômeno na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíbas, Ceará, além de Goiás.
Via Fim da Linha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO !!!
Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.
Desde já fico grato !!!
Cordiais saudações,
CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).