sábado, 22 de agosto de 2020

Tubulação de barragem da Transposição do Rio São Francisco rompe no Ceará e população foge após alerta


Uma parte da tubulação da barragem localizada no município de Jati, na região do Cariri, rompeu na tarde desta sexta-feira (21). As águas fazem parte da obra de Transposição do Rio São Francisco e vão para o Açude Atalho, em Brejo Santo.

De acordo com o tenente Ailton Lima, do Corpo de Bombeiros Militar de Juazeiro de Norte, houve rompimento de uma tubulação da água que sai da barragem. Uma equipe foi ao local para averiguar a situação e analisar a necessidade de remoção de famílias que moram nas proximidades. Na noite desta sexta, a população do Jati evacuou residências com alarme de risco de rompimento da barragem. Um carro de som percorreu as ruas alertando os moradores.

O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, explicou o que aconteceu para ocasionar o vazamento: “Na ombreira direita, tem uma tubulação que se incia em concreto e depois um bloco, onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d’água é devido à pressão. E a única preocupação é porque o jato d’água está sendo lançado na ombreira e no maciço da barragem, e tem um pequeno processo erosivo que, aparentemente, não afeta a estrutura da barragem”, disse.

O secretário afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pela barragem, já está tomando providências e trabalhando no fechamento da comporta para poder interromper o vazamento.

A barragem em Jati foi inaugurada na última quinta-feira (20), com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.


Via Catolé News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).