quarta-feira, 20 de maio de 2020

COVID-19: Câmara aprova o uso obrigatório de máscara em todo o país

A medida vale para a circulação em espaços, transportes e vias públicas, além de locais privados, mas com acesso à população.
A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (19), o texto base do projeto que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em todo país. A medida vale para a circulação em espaços, transportes e vias públicas, além de locais privados, mas que permitam acesso à população. A iniciativa tem como objetivo o controle da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Os deputados da casa ainda votam os destaques do texto. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelo Senado e validado pelo presidente Jair Bolsonaro. Desde o início da pandemia no Brasil, vários estados e municípios decretaram o uso obrigatório do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
De acordo com a redação aprovada pela Câmara, quem for pego em flagrante descumprindo a regra poderá ser punido com multa de R$ 300, ou “R$ 600, em caso de reincidência”.
Uma proposta ainda registra que estados e municípios podem fornecer o equipamento de proteção à população mais vulnerável. Nos locais em que não há distribuição, a multa não será cobrada. Uma nova legislação, entretanto, mantém autonomia dos federados para legislação sobre multa.
O valor estabelecido pela lei federal só valerá em caso de ausência de legislações locais sobre o assunto.
A proposta determina ainda que o valor arrecadado com como multas deve ser usado no combate à pandemia da COVID-19.
O texto discutido na Câmara obriga que as empresas distribuam máscaras a seus funcionários em caso de trabalho com atendimento ao público. Na compra das máscaras para a população, o poder público abre prioridade às produzidas artesanalmente, por costureiras, para fomentar os negócios locais.
Via Jornal Folha Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).