sábado, 31 de janeiro de 2015

Jovem de 17 anos descobre falha de privacidade na versão web do WhatsApp

WhatsApp


Pesquisador diz ter encontrado falha de privacidade no WhatsApp causada por problema de sincronizaçãoUma falha de privacidade na versão web do WhatsApp foi descoberta por um jovem de 17 anos. As fotos do perfil do usuário, segundo o pesquisador Indrajeet Bhuyan, podem ser vistas por qualquer pessoa --mesmo se o app estiver configurado para mostrá-las apenas para os contatos estabelecidos.

As configurações de privacidade no aplicativo móvel, como apontou o especialista em segurança da informação, não teriam sido transitadas para a sua versão web, lançada no último dia 21 de janeiro e disponível no navegador Chrome, do Google.

Não há indícios, no entanto, de que as mensagens dos usuários também possam ser expostas. O problema, a princípio, foi identificado exclusivamente no armazenamento das imagens.

O jovem pesquisador também descobriu que fotos excluídas ainda podem ser visualizadas através da web, mesmo que apareçam "turvas" quando acessadas na versão móvel do aplicativo. Este problema aparentemente é decorrente de falhas na sincronização das funcionalidades.

"Claro, não é a mais grave violação de privacidade, mas ela existe e ponto", disse o especialista em segurança Graham Cluley em seu blog . "O fato é que os usuários do WhatsApp optaram por manter as suas fotos de perfil privadas e a expectativa é de que WhatsApp honre suas escolhas e só permita que essas imagens sejam vista por quem for autorizado."

Cluley fez dois vídeos (em inglês) para mostrar as falhas identificadas por ele na privacidade das imagens e na sincronia entre as duas versões do aplicativo.

O UOL Tecnologia tentou entrar em contato com o WhatsApp sobre o caso, mas não obteve resposta.

Fonte: Uol via Cidade News / Via Blog Atualidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).