Um grave acidente de trânsito registrado na tarde deste domingo (14), na RN-072, entre os municípios de Almino Afonso e Lucrécia, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de duas pessoas. A colisão envolveu dois automóveis e uma motocicleta, mobilizando equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, CPRE e Polícia Científica.
De acordo com informações da Polícia Militar, o agricultor Giliarde Flávio de Moura, de 50 anos, conduzia um veículo Gol de cor cinza quando tentou realizar uma ultrapassagem e acabou invadindo a contramão da rodovia. O automóvel colidiu frontalmente com a motocicleta pilotada por Emanuel Alves da Silva, de 76 anos, que retornava de uma pescaria.
Com o forte impacto, Emanuel não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Um terceiro veículo envolvido na ocorrência, um Gol vermelho conduzido pelo motorista da ambulância do município de Lucrécia, saiu da pista na tentativa de evitar uma colisão ainda mais grave.
Após a batida, o Gol dirigido por Giliarde desceu uma ribanceira e caiu em um açude às margens da rodovia. Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas e localizaram o veículo submerso. O motorista foi encontrado sem vida no interior do automóvel. A principal suspeita é de que ele tenha tentado sair do carro, mas acabou morrendo afogado.
A área foi isolada para os procedimentos periciais, e os corpos foram removidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Delegacia de Polícia Civil de Lucrécia.
Veículo transportava 28 pessoas e saiu da pista nas proximidades de Lajes; todos os ocupantes sobreviveram.
O ônibus que transportava a delegação sub-17 do Mossoró Esporte Clube tombou na noite deste domingo 14 na BR-304, nas proximidades do município de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte. O grupo retornava para Mossoró após a vitória por 5 a 0 sobre o Rio Grande, em partida válida pelo Campeonato Estadual Sub-17, disputada durante a tarde em Natal.
No ônibus viajavam 27 passageiros, além do motorista. Apesar da gravidade do acidente, não houve vítimas fatais. Os ocupantes foram socorridos por equipes de emergência e encaminhados para unidades de saúde da região, onde receberam atendimento médico.
Ônibus que transportava atletas e comissão técnica do Mossoró EC tombou às margens da BR-304, próximo a Lajes. - Foto: reprodução redes e @clickfotografiarn
Em nota oficial divulgada após o acidente, o Mossoró Esporte Clube informou que todos os atletas estão fora de perigo e classificou o episódio como um grande susto para a delegação.
“O Mossoró Esporte Clube vem, por meio deste comunicado, informar que toda a delegação do Sub-17 está bem após o ocorrido, tendo sido registrado apenas um grande susto”, informou a direção da equipe.
O clube confirmou que o coordenador e preparador físico Ayrton Lenner sofreu uma fratura e recebeu atendimento médico. Ele segue sob avaliação no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Outro integrante da delegação, identificado como Luciano, que atua como mordomo da equipe, sofreu escoriações leves.
Ainda segundo o Mossoró Esporte Clube, todos os jogadores receberam alta após os primeiros atendimentos e já retornaram para suas residências.
“Os atletas já chegaram a Mossoró e encontram-se em casa, junto às suas famílias”, informou a nota.
A delegação retornava de Natal após uma rodada positiva dentro de campo. Horas antes do acidente, a equipe havia goleado o Rio Grande por 5 a 0 pelo Campeonato Estadual Sub-17.
Após o tombamento, familiares, torcedores e dirigentes acompanharam a situação dos atletas e integrantes da comissão técnica. O clube informou que continuará monitorando o estado de saúde dos envolvidos e prestando assistência aos integrantes da delegação.
“Agradecemos a todos pelas mensagens de apoio, carinho e preocupação. Seguiremos acompanhando a situação e prestando todo o suporte necessário aos envolvidos”, concluiu o Mossoró Esporte Clube.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelos órgãos responsáveis.
Um grave acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado no final da manhã deste domingo (14), na cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada como Eudes Leandro Santos da Silva, de 27 anos, morador de Mossoró. De acordo com informações preliminares, o jovem trafegava em uma motocicleta quando foi atingido por um caminhão.
O acidente aconteceu na BR-110, no perímetro urbano de Upanema. Leandro chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local realizando os procedimentos de praxe e levantando informações sobre as circunstâncias da colisão.
Após os procedimentos iniciais, o motorista do caminhão foi conduzido à Delegacia de Plantão em Mossoró, onde prestou depoimento. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes.
Agências bancárias terão horário especial de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. O horário de abertura será o habitual de cada agência, já fechamento dos locais será duas horas antes do horário de início do jogo.
Entenda
Caso a partida se inicie às 14h, o encerramento do atendimento ao público será as 12h. No dia de jogo do Brasil às 16h, o fechamento será 14h. E caso a seleção entre em campo às 17h, as agências fecharão às 15h.
Já os horários de expediente dos postos de atendimento e das agências que funcionam em locais especiais, como shoppings e aeroportos, serão informados diretamente pelo estabelecimento, caso a caso.
Detalhe
Os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e aplicativos, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição.
O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que a medida também busca conciliar o atendimento à população com a segurança operacional das agências e dos serviços de transporte de valores.
O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, torna-se oficialmente nesta sexta-feira (12) o primeiro trilionário do mundo. As ações da SpaceX abriram a US$ 150 cada, 11% acima do preço da oferta, depois de começarem a ser negociadas em Nova York nesta sexta-feira (12) avaliando a empresa de foguetes e inteligência artificial fundada por Musk em cerca de US$ 2 trilhões.
Com isso, sua fortuna chegou ao número antes inimaginável de quase US$ 1,05 trilhão, segundo o Bloomberg Billionaires Index. É mais de três vezes o patrimônio da segunda pessoa mais rica do mundo, Larry Page, cofundador do Google.
Uma fortuna de US$ 1 trilhão — algo próximo ao Produto Interno Bruto da Suíça — é quase impossível de dimensionar. Steve Cohen, que ganhou US$ 3,4 bilhões no ano passado como o gestor de hedge fund mais bem pago do mundo, precisaria repetir esse resultado por quase 300 anos para chegar a US$ 1 trilhão. Se os 14 filhos de Musk herdassem partes iguais de seu patrimônio, cada um deles ocuparia a 29ª posição entre as pessoas mais ricas do mundo.
É um marco na trajetória de Musk, de 54 anos, cuja riqueza já o transformou em uma das figuras mais poderosas e divisivas do planeta. E ele não hesitou em usar sua fortuna para bancar sua visão de mundo: comprou o Twitter em 2022 para combater o que chamou de “vírus da mente woke”, financiou um chatbot de IA alinhado à sua visão e ajudou a impulsionar Donald Trump a um segundo mandato na Casa Branca por meio de doações.
Os mais de US$ 291 milhões que ele gastou na eleição federal de 2024 representam menos de 0,03% de seu patrimônio atual — o equivalente a uma doação de US$ 291 para um milionário.
Instabilidade começou por volta das 10h45 e afetou serviços da Meta, segundo relatos no Downdetector.
Usuários relatam que algumas redes da Meta estão fora do ar (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O Instagram e o Facebook registraram uma instabilidade generalizada, afetando principalmente as versões web e causando dificuldades de acesso, lentidão no carregamento do feed e erros no envio de mensagens. A Meta, dona das redes sociais, ainda não emitiu um comunicado oficial sobre o que causou o problema.
Presidente dos Estados Unidos afirma que mediadores chegaram a consenso sobre pontos de acordo, mas governo iraniano diz que ainda não aprovou documento.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira 11 o cancelamento dos ataques ao Irã que estavam programados para ocorrer ao longo do dia. Segundo o líder norte-americano, a decisão foi tomada após negociadores chegarem a um consenso sobre os “pontos finais” de um acordo voltado ao encerramento do conflito no Oriente Médio.
O anúncio foi feito por meio da rede social Truth Social. Na publicação, Trump afirmou que mediadores e “outros” concordaram com os termos da negociação, mas não esclareceu se houve aprovação formal por parte do governo iraniano.
Donald Trump afirmou que ataques planejados para esta quinta-feira foram cancelados após avanço nas negociações com o Irã - Foto: Reprodução
Minutos após a declaração do presidente norte-americano, o Irã informou que ainda não havia aprovado qualquer acordo. Em comunicado divulgado pela agência estatal Fars, o governo iraniano afirmou que “Nenhum texto para o memorando de entendimento inicial com os Estados Unidos foi aprovado”.
Apesar da manifestação iraniana, Trump declarou que a negociação foi concluída e que a data e o local da assinatura do acordo serão anunciados posteriormente.
“Considerando que as discussões com a República Islâmica do Irã foram levadas ao mais alto nível da liderança iraniana e aprovadas, eu, como Presidente dos Estados Unidos da América, cancelei os ataques e bombardeios programados contra o Irã para esta noite”, afirmou.
O anúncio ocorreu minutos antes do início oficial da Copa do Mundo de 2026, durante a cerimônia de abertura realizada no México. Até o momento, não há informações indicando qualquer relação entre a decisão anunciada por Trump e o torneio. Os Estados Unidos são um dos países-sede da competição, ao lado de México e Canadá, e a seleção iraniana participa do Mundial.
A nova escalada militar entre os dois países teve início na terça-feira (9), mesmo após um acordo de cessar-fogo firmado anteriormente. O aumento das tensões ocorreu após a queda de um helicóptero militar norte-americano durante um sobrevoo na região do Estreito de Ormuz.
Após o episódio, Trump acusou o Irã de ter atacado a aeronave e anunciou uma resposta militar. Na mesma noite, forças norte-americanas bombardearam sistemas de defesa e radares em território iraniano e na região de Ormuz.
Em resposta, o Irã realizou ataques contra uma base dos Estados Unidos no Bahrein. Na quarta-feira (10), novos bombardeios norte-americanos foram seguidos por lançamentos de mísseis iranianos contra alvos em países do Golfo Pérsico.
O governo iraniano também anunciou o fechamento do Estreito de Ormuz e afirmou que a escalada militar dificultou as negociações por um acordo de paz, além de tornar o cessar-fogo em vigor “sem sentido”.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.
A PEC recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários. O aval da comissão representa o primeiro passo da tramitação da proposta, que agora seguirá para análise de uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos, no Plenário da Casa.
A aprovação do parecer favorável do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), ocorreu após mais de duas horas de intenso debate. Para o relator, a medida é juridicamente viável, não viola as chamadas cláusulas pétreas da Constituição Federal, nem tratados internacionais.
A conclusão de Assis foi rebatida por deputados contrários à iniciativa, que argumentam que os direitos da infância e da juventude são cláusulas pétreas que não podem ser alteradas salvo com uma nova constituinte.
“Esta é uma cláusula pétrea da Constituição. Ou seja, só pode ser modificada com uma nova Constituição. E não estamos aqui falando de uma nova Constituição, mas sim de alterar a atual, modificando uma cláusula que não pode ser alterada”, alegou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), para quem a PEC, se aprovada no Congresso Nacional, será barrada no STF.“Não podemos iludir a população de que isto vai prosperar. Não vai. Vai chegar no STF e vai parar. E teremos feito um grande debate apenas com cunho eleitoral”, acrescentou Veneri.
Resposta populista
A deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) endossou a tese de que a redução da maioridade penal é uma resposta populista, eleitoreira e que não resolverá os graves problemas da segurança pública.“O pressuposto é que, com a entrada destes jovens no sistema penitenciário, e não mais no sistema socioeducativo, teremos uma punição mais severa e à altura das infrações que eles cometeram. Isto é uma mentira. O índice de reentrada no sistema socioeducativo é de 23%. No sistema prisional é de 42%”, afirmou Sâmia.
A parlamentar argumentou que, segundo dados oficiais, apenas 0,5% das infrações cometidas por adolescentes são consideradas crimes gravíssimos.“Estamos propondo alterar todo o tratamento dado aos adolescentes [em geral] por causa de 0,5% […] quando este Congresso Nacional deveria estar se dedicando a identificar onde estamos falhando para que haja tantos jovens cometendo crimes em vez de estarem sentados nos bancos escolares”, ponderou Sâmia.
Referendo
Defensor da proposta, o deputado Mendonça Filho argumentou que o correto seria submeter o tema a um referendo popular.“Ninguém aguenta mais a violência no Brasil. Temos 44 mil homicídios por ano. Vivemos um padrão de guerra civil e fazemos de conta que esta realidade não existe”, comentou Filho, atribuindo a insegurança a “leis frouxas” e à “impunidade” que, segundo ele, facilita a ação do crime organizado.
Ele admitiu que a redução da maioridade penal para 16 anos não vai resolver o problema da violência. Mas defendeu que, em conjunto com outros mecanismos legais, vai contribuir para o combate ao crime organizado.“Cerca de 25% da população brasileira vive hoje sob a influência direta de milícias e de organizações criminosas que, inclusive, aliciam menores de 18 anos para praticar crimes porque, para elas, o custo de fazer isto é barato”, disse.
Segurança pública
O deputado Rodrigo de Castro (União-MG) também classificou a aprovação da PEC como um “claro sinal” contra a impunidade, mas lamentou que a discussão, que se arrasta há anos no Congresso Nacional, tenha se transformado em um debate sobre aspectos ideológicos que nada têm a ver com a segurança pública. “Me constrange ver este debate se tornar um debate de ideologias”.
Para Otoni de Paula (PSD-RJ), é um erro o Congresso Nacional discutir um projeto tão importante e polêmico como a redução da maioridade penal às vésperas de uma eleição.
“Por que não aprovamos a redução da maioridade penal durante os quatro anos do governo Bolsonaro já que tínhamos base para isso? Da mesma forma como não transformamos as facções criminosas em grupos terroristas. Tivemos quatro anos e não fizemos isto”, argumentou.
Ele afirmou que há risco de que, com a redução da maioridade penal, os criminosos passem a aliciar crianças e adolescentes ainda mais novos.“Como ficarão os adolescentes de 15 anos e 11 meses que cometeram crimes hediondos? Amanhã, vamos debater a redução para 14 anos? Depois para 12? Porque este problema é estrutural. E a partir da redução da maioridade penal para 16 anos, o tráfico vai recrutar meninos abaixo de 16 anos”, concluiu de Paula.
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) passou a exigir a realização do exame toxicológico para candidatos que iniciam o processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B e AB. Segundo o órgão, a exigência entra em vigor no RN para processos de habilitação abertos a partir de 1º de junho deste ano. A medida decorre da Lei Federal nº 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O exame toxicológico tem a finalidade de detectar a presença de substâncias psicoativas no organismo e passa a ser requisito obrigatório para todos os novos condutores. Segundo a Senatran, a exigência busca comprovar a realização do exame e a obtenção de resultado negativo antes da emissão da Permissão para Dirigir (PPD).
A nova obrigatoriedade já está integrada ao sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Com isso, os candidatos deverão realizar o exame em um dos laboratórios credenciados pela Senatran para dar continuidade ao processo de habilitação.
O candidato pode realizar o exame em qualquer etapa do processo de primeira habilitação, sendo que a emissão da CNH fica condicionada à comprovação do exame toxicológico com resultado negativo. Os processos iniciados antes de 1º de junho de 2026 permanecerão sujeitos às regras vigentes à época de sua abertura.
A relação completa dos laboratórios credenciados está disponível no site do Detran-RN, no ícone “Empresas Credenciadas”.
A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a EMATER-RN, realizou nesta quinta-feira uma reunião com os agricultores familiares do município para alinhar as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta, iniciativa do Governo do Estado que fortalece a agricultura familiar e promove segurança alimentar para a população.
Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre o funcionamento do programa, que é gerido pela Secretaria de Agricultura e pela EMATER. Por meio da iniciativa, os produtos cultivados pelos agricultores familiares são adquiridos e posteriormente distribuídos às entidades do município, garantindo o acesso a alimentos de qualidade para quem mais precisa.
Além de incentivar a produção rural, o programa gera renda para as famílias agricultoras, fortalece a economia local e contribui para a segurança alimentar e nutricional dos beneficiários.
A Prefeitura segue trabalhando para valorizar o homem e a mulher do campo, apoiando ações que promovam desenvolvimento, inclusão produtiva e mais oportunidades para a agricultura familiar.
A primeira-dama de Patu, Soraia Cortez, pediu demissão no dia de ontem. o motivo seria, segundo informações, falta de apoio.
Soraia esteve na titularidade do cargo desde o início do mandato de Ednardo Moura e passará a atuar tão somente como primeira-dama, em ações que busquem colaborar com a comunidade patuense.
Para seu lugar, já foi nomeada a então subsecretária, Maria De Lourdes Oliveira Pereira, "Lurdinha da Saúde", foi é sumplnente de vereador.
Há rumores que o nome da ex-secretária Dayanne Dantas poderá ser ventilado nos próximos dias. Dayanne, que é esposa de Rivelino Câmara, é atualmente secretária de assistência social e já ocupou por anos o posto de secretária de saúde naquele município.
Em seu perfil no instagram, Soraia Cortez limitou-se a um storie onde afirma: "Recomeçar sempre será uma opção".
* Com informações e foto - Via RN POLITICA EM DIA.
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que contratos bancários firmados em nome de pessoa analfabeta em terminais de autoatendimento, como caixas eletrônicos, são nulos. O colegiado também considerou que o uso de cartão e senha, bem como o recebimento do dinheiro, não substituem as formalidades exigidas pelo artigo 595 do Código Civil para a validade de contratos particulares firmados por analfabetos.
Com esse entendimento, a turma julgadora declarou a nulidade de empréstimos contratados por um homem analfabeto e determinou a devolução dos valores descontados de sua conta em razão dos contratos, incluindo cobranças de anuidade de cartão de crédito e débito, tarifa de contratação de cartão e tarifa de disponibilização de cheque especial.
O caso teve início após o autor da ação identificar que o banco estaria fazendo descontos indevidos em seu benefício previdenciário. Diante disso, ele ajuizou ação para anular os contratos, pedir a devolução dos valores descontados e obter indenização por danos morais.
Os pedidos foram parcialmente acolhidos em primeiro grau, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou a decisão para validar as contratações realizadas em canais digitais. Por maioria, o tribunal considerou que as operações foram efetuadas com cartão dotado de chip e mediante uso de senha pessoal e intransferível, equivalente à assinatura digital do correntista. Para o TJMG, o fato de o autor ser analfabeto não invalidava os contratos, já que a contratação por caixa eletrônico exige autenticação por senha no sistema do banco.
Ao STJ, o consumidor argumentou que os contratos eram nulos por terem sido firmados sem as formalidades exigidas para analfabetos. Segundo ele, a contratação por caixa eletrônico não garantiria a manifestação válida de vontade nem a adequada compreensão das cláusulas.
Os cachês já divulgados pela Prefeitura de Natal para atrações do São João de Natal variam de R$ 5 mil a R$ 850 mil, segundo contratos e termos de inexigibilidade publicados no Diário Oficial do Município (veja lista abaixo).
Entre os maiores valores publicados até o momento estão os shows de Calcinha Preta e Natanzinho Lima, ambos contratados por R$ 850 mil. Também aparecem os cachês de Pablo, contratado por R$ 700 mil, e Henry Freitas, por R$ 600 mil. Os extratos constam nas edições de quarta-feira (3) e sexta-feira (5) do Diário Oficial.
Cachês dos artistas do São João de Natal 2026
Atração
Cachê
Calcinha Preta
R$ 850 mil
Natanzinho Lima
R$ 850 mil
Pablo
R$ 700 mil
Henry Freitas
R$ 600 mil
Mano Walter
R$ 400 mil
Limão com Mel
R$ 350 mil
Kátia & Aduílio
R$ 280 mil
Cavaleiros do Forró
R$ 180 mil
Marina Elali
R$ 120 mil
Jotavê
R$ 100 mil
Tirullipa
R$ 100 mil
Abiel
R$ 29 mil
Ricardo Britto
R$ 29 mil
Zé Hilton do Acordeon
R$ 7,5 mil
Papel Gomes
R$ 5 mil
Fonte: Diário Oficial de Natal
O detalhe
A lista divulgada até o momento não contempla todos os artistas anunciados para a programação do São João de Natal.
Entre as atrações que ainda não tiveram os extratos dos contratos divulgados no Diário Oficial estão nomes como Simone Mendes, Leonardo, Bruno e Marrone, Xand Avião, Zezé Di Camargo e Luciano, Matheus e Kauan e Banda Grafith.
A Prefeitura de Frutuoso Gomes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu mais um importante passo para o fortalecimento da educação no município.
A Gestão Municipal realizou a assinatura do Termo de Compromisso que oficializa a adesão do município ao Programa de Interiorização da Educação, desenvolvido em parceria com o SESI.
A iniciativa tem como objetivo apoiar a rede municipal de ensino por meio de avaliações, acompanhamento pedagógico e preparação dos estudantes para as avaliações externas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e dos indicadores educacionais.
Além disso, o programa contribuirá para o cumprimento das condicionalidades do VAAR, mecanismo vinculado às políticas de distribuição de recursos do Fundeb, fortalecendo ainda mais a gestão educacional do município.
Investir na educação é investir no futuro. Seguimos trabalhando para oferecer mais oportunidades, qualidade de ensino e desenvolvimento para nossos estudantes.