segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lula visitará Currais Novos e Mossoró no RN


A senadora Fátima Bezerra recebeu a confirmação hoje (31) de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  visitará o Rio Grande do Norte nos próximos dias 27 e 28 durante a caravana que percorrerá por 21 dias municípios do Nordeste. O ex-presidente passará às 16h do dia 27, em Currais Novos (27), e às 16h do dia 28, em Mossoró.

A comitiva terá início dia 16 de agosto. “Vou começar pela Bahia e terminar no Maranhão. Quero ver de perto como eles estão estragando o nosso país. Todo dia quando deito fico imaginando a situação que deixei o Brasil e a situação como está hoje, sobretudo com a democracia arranhada”, disse Lula em entrevista ao anunciar a caravana.

Via Blog Cardoso Silva

Governador sanciona lei que beneficiará mais de 100 mil artesãos do RN


Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas-RN) confirmou que o Rio Grande do Norte concentra mais de 100 mil pessoas vivendo diretamente do artesanato no estado. E foi com base nesse dado que o governador Robinson Faria sancionou, no início da noite desta segunda-feira (31), a Lei que institui o Programa do Artesanato, Proart, política de valorização do artesão que se tornou realidade após 30 anos de espera.

Elaborada pela Sethas, a Lei do Artesão determina que todos os produtos confeccionados no RN tenham sua origem certificada por meio do selo “Amigo do Artesão”. Assim, fica estabelecido que sejam comercializados nos espaços do estado no mínimo 60% dos produtos aqui produzidos, sendo 20% nos dois primeiros anos de vigência da lei; 40% no terceiro e quarto ano; e 60% a partir do quinto ano.

Via Blog Cardoso Silva

POLÍCIA APREENDE QUASE 250 QUILOS DE MACONHA NO RN

Equipes do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) e do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) apreenderam, nesta segunda-feira (31), quase 250 quilos de maconha em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.


Os PMs faziam patrulhamento nas proximidades do trevo que dá acesso para o município de Upanema, quando se depararam com um motorista em um veículo de cor branca. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito acelerou e acabou colidindo com a mureta de proteção e se evadiu do local, abandonando o veículo.

Ao checarem o carro, os PMs encontraram 278 tabletes de maconha, que juntos somaram 242,617 quilos, além da carteira de motorista do condutor.

Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) para os procedimentos cabíveis.

Foto: Divulgação/Sesed.

Blog Paulinho Barra Pesada

OPERAÇÃO LAVA JATO: O QUE É FORO PRIVILEGIADO?

Resultado de imagem para fórum privilegiado
Foro privilegiado é um direito adquirido por algumas autoridades públicas, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, garantindo que possam ter um julgamento especial e particular quando são alvos de processos penais.

ENERGIA ELÉTRICA!

Resultado de imagem para bandeira vermelha em agosto

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Temperatura da Terra pode subir até 4,9 graus este século

onda-calor-verao-temperatura-ano-mais-quente-2010-history-channel-brasilO aquecimento do planeta em dois graus até final do século, uma meta que é referida como passível de evitar, pode mais do que duplicar, de acordo com uma investigação da Universidade de Washington divulgada esta segunda-feira.
A comunidade internacional concordou, no chamado Acordo de Paris, combater o aquecimento global (limitando a emissão de gases com efeito de estufa) de forma a que esse aumento de temperatura não ultrapasse os 1,5 graus celsius (e não os 02 graus, que era a meta anterior).
No entanto, a investigação agora divulgada considera como muito provável que o planeta exceda essa meta. O estudo usa ferramentas estatísticas as quais indicam que há apenas 05% de probabilidades de a Terra aquecer apenas 02 graus ou menos até final do século. E a possibilidade de aquecer 1,5 graus ou menos é de 01%.
“A nossa análise mostra que o objetivo dos 02 graus é o melhor cenário”, disse o autor principal do trabalho, Adrian Raftery, acrescentando que para isso era necessário um grande e sustentando esforço, em todas as frentes, nos próximos 80 anos. (mais…)

Via Blog De olho no Assú

Concursos públicos oferecem 16.978 vagas com salários de até R$ 27,5 mil

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) o edital do primeiro concurso público nacional unificado do Tribunal Superior do Trabalho (TST).  A seleção é destinada ao provimento de 132 postos de juiz do trabalho substituto, sendo sete reservados a pessoas com deficiência e 26 para os negros.
As ofertas estão distribuídas entre os tribunais dos Estados de São Paulo (100 vagas), Minas Gerais (8), Pará e Amapá (4), Amazonas e Roraima (12), Acre e Rondônia (5), Mato Grosso (2) e Mato Grosso do Sul (1). Haverá, ainda, formação de cadastro reserva para os tribunais dos Estados de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Tocantins, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo (Campinas), Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Piauí.
Para ingressar na carreira é necessário possuir formação em curso de nível superior em direito e experiência de, no mínimo, três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel. A remuneração inicial é de R$ 27.500,17.
Via Blog De olho no Assú

UFRN abre inscrições de concursos para técnico-administrativo

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu, nesta segunda-feira, 31, as inscrições dos processos seletivos para cargos de nível fundamental, médio e superior na carreira de técnico-administrativo em Educação. Os interessados podem se candidatar até o dia 21 de agosto.
Para participar dos processos seletivos os candidatos devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso de candidatos do sexo masculino; ter mais de 18 anos completos na data da posse; ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
As inscrições devem ser realizadas no site da Comperve, onde estão disponíveis os editais dos processos seletivos. Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa, no valor correspondente ao cargo, no local indicado na Guia de Recolhimento da União (GRU) até o dia 22 de agosto. Já os candidatos que desejarem isenção do pagamento podem solicitar o benefício até o dia 8 de agosto.
A aplicação das provas de ambos os concursos está marcada para 17 de setembro. A divulgação do resultado da prova objetiva acontece na data provável de 4 de outubro e o resultado da prova discursiva será divulgado no dia 27 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
Via Blog De olho no Assú

NATAL: BUGGY EXPLODE DURANTE ABASTECIMENTO DE GÁS NATURAL

 

Um buggy explodiu na manhã desta segunda-feira (31) em um posto de combustíveis, localizado na Avenida Roberto Freire, na zona Sul de Natal.

De acordo com informações de funcionários do posto, o buggy estava abastecendo, quando o cilindro de gás natural simplesmente explodiu.

Com o impacto da explosão, parte do forro do teto do estabelecimento desabou. O veículo ficou praticamente destruído. Informações do Corpo de Bombeiros dão conta de que ninguém ficou ferido, restado apenas danos materiais. Ainda não se sabe o que motivou a explosão.

Via Blog Patu Visto de Perto

PREOCUPANTE: 76% DOS HOSPITAIS PÚBLICOS NÃO TÊM CONDIÇÕES DE ATENDER PACIENTES COM AVC

Uma pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) com médicos neurologistas e neurocirurgiões de todo o Brasil indica que 76% dos hospitais públicos onde eles trabalham não apresentam condições adequadas para atender casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apenas 3% dos serviços avaliados pelos médicos têm estrutura classificada como muito adequada e 21% como adequada, de acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira, 31.
O CFM ouviu 501 médicos que trabalham em serviços de urgência e emergência de unidades de saúde pública de todo o país. Eles responderam a um questionário sobre a situação do atendimento a pacientes com AVC, considerando critérios como o acesso exames de imagem em até 15 minutos, disponibilidade de leitos e medicamentos específicos, triagem dos pacientes identificados com AVC de forma imediata, capacidade numérica e técnica da equipe médica especializada e  qualidade das instalações disponíveis, entre outros pontos baseados em parâmetros internacionais e nacionais de atendimento ao AVC.
A percepção da maior parte dos médicos entrevistados aponta que as unidades públicas de saúde nem sempre estão preparadas para receber de forma adequada um paciente com sintomas do AVC, apesar de ser uma doença grave que está entre as principais causas de morte em todo o mundo.
“Nós fomos atrás dessa percepção em virtude do Acidente Vascular Cerebral ser a segunda principal causa de morte no Brasil, um dado epidemiológico. E é a principal causa de incapacidade no mundo e no Brasil, gerando inúmeras internações”, disse Hideraldo Cabeça, neurologista responsável pela pesquisa e coordenador da Câmara Técnica de Neurologia e Neurocirurgia do CFM.
Infraestrutura de atendimento é inadequada
Segundo a pesquisa, a infraestrutura de atendimento a casols de  AVC é inadequada em 37% dos serviços e pouco adequada em 39%, totalizando 76% de serviços que não se enquadram totalmente nos protocolos de atenção ao AVC estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Entre os itens essenciais que não estão disponíveis em mais da metade das unidades de saúde figura a tomografia em até 15 minutos e o acesso ao medicamento trombolítico, usado para dissolver o sangue coagulado nas veias do cérebro.
“Você não ter o uso do trombolítico em 100% dos serviços é um problema sério. Se o mesmo indivíduo chegar em locais diferentes, em um ponto ele vai ter atendimento próximo daquele que é recomendado e em outro local não. E se tem o trombolítico, tem local para fazer? Ele vai fazer na maca ou de forma respeitosa em um leito apropriado?”, questionou o neurologista.
A pesquisa aponta ainda que em 66,4% das unidades não havia apoio adequado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). E em 87,9% dos hospitais não havia número suficiente de leitos para a demanda de AVC.
“Nosso objetivo é atender rápido e trazer menos prejuízos. Quanto menor o tempo de atendimento, maior a chance de menor sequela. Se você atende em um curto tempo, você aumenta a chance de benefício e recuperação desse indivíduo e seu retorno à sociedade” afirmou Hideraldo.
A rapidez no atendimento fez a diferença para a recuperação do treinador de futebol Ricardo Gomes. O então técnico do Vasco da Gama sofreu um AVC hemorrágico em 2011 na beira do campo, em um jogo contra o Flamengo. Ele foi prontamente atendido.
Seis anos após o acidente, Gomes ainda faz reabilitação para amenizar as sequelas, mas retomou sua rotina de trabalho. O caso do técnico é lembrado em campanhas de conscientização promovidas pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e outras associações médicas.
Mortes e sequelas
Conhecido popularmente como derrame ou trombose, o AVC ocupa o segundo lugar no ranking de enfermidades que mais causam óbitos no Brasil, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Segundo o Ministério da Saúde, em 2014, último ano em que há dados disponíveis, morreram no país mais de 99 mil pessoas.
Os estados da região Norte são os que apresentam a maior incidência da mortalidade por AVC no país. Só no Amapá, de 2008 a 2014 houve aumento de 89,7% no número de mortes por AVC.
No ano passado, quase 177 mil pessoas foram internadas para tratamento de AVC no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Quase 30 mil pacientes tiveram alta da internação por óbito. Se a tendência registrada até 2014 permanecer, a mortalidade poderá atingir novamente este ano o equivalente a mais da metade dos pacientes que passaram pelo SUS.
O AVC também é a primeira causa de incapacidade funcional no país e no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O paciente atingido pelo AVC pode ficar com sequelas como dificuldade para se locomover, falar, sofrer paralisia em um dos lados do corpo e perda de algumas funções neurológicas, entre outras.
Existem dois tipos de AVC, o hemorrágico, em que ocorre rompimento de artérias e sangramento no cérebro e o isquêmico, tipo mais frequente que representa 80% dos casos e é caracterizado pelo entupimento das artérias por um coágulo.
De acordo com os especialistas, a diferenciação imediata pelo médico entre um tipo e outro de AVC é determinante no sucesso do tratamento e na reversão de possíveis sequelas. A identificação na maioria das vezes é possível por meio do exame de tomografia ou pela ressonância magnética, dependendo do caso.
Capacitação
A disponibilidade de recursos humanos também foi considerada como inadequada (28%) ou pouco adequada (44%) em 72% dos hospitais onde atuam os especialistas que foram alvo da pesquisa. Os médicos entrevistados relataram que, em 69,6% dos serviços, não há equipes médicas em quantidade suficiente para atender os pacientes e que, em quase 50% dos serviços, não há oferta de treinamento para a equipe médica e multidisciplinar.
“É fundamental que neurologistas sejam capacitados para atender AVC. Existem no Brasil de 6 a 8 programas de especialização do neurologista em AVC, mas isso ainda é pouco diante do desafio que a doença requer. Outro ponto é a carência de recursos para pesquisa científica em AVC. A gente precisa testar os remédios que estão disponíveis no país, que são diferentes muitas vezes dos remédios usados lá fora. E precisa de pesquisas mais voltadas para a realidade nacional”, explica Octávio Marques Pontes Neto, presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV).
Entre os poucos serviços que foram avaliados na pesquisa do CFM como muito adequados no país, está o do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto (SP). A capacitação dos profissionais e o tratamento do AVC como prioridade estão entre os motivos para a região atendida pelo hospital ter índices mais baixos de morte pela doença.
“A Organização Mundial da Saúde recomenda que – da porta do hospital até o início do tratamento trombolítico – o atendimento seja feito em no máximo 60 minutos. A gente conseguiu aqui no HC baixar esse tempo médio pra 29 minutos. É um hospital público, com todas as dificuldades, tem leito no corredor, mas a gente estruturou o atendimento, organizou e treinou todo mundo”, explicou Marques, que também é professor e chefe do Departamento de Neurologia Vascular do HC.
A cidade ainda conta com uma rede de atenção à urgência e regulação médica estruturada desde 2000, o que garante a rapidez do atendimento. “O paciente de AVC não pode ir de carro para o hospital, ele tem que ser orientado a ligar para o 192, porque o Samu já sabe qual o hospital naquela região que atende AVC e pode pré notificar o hospital”, explica Marques.
O hospital supera também os índices de oferta do medicamento trombolítico. Enquanto no Brasil estima-se que de 1,5% a 2% dos pacientes com AVC recebem o medicamento, na regional atendida pelo HC de Ribeirão Preto, em torno de 6 a 8% dos pacientes têm acesso ao tratamento.
Linha de cuidado
Em 2012, o Ministério da Saúde instituiu a Linha do Cuidado do AVC para a  Rede de Atenção às Urgências e Emergências. Por meio da portaria 665, foi criado um manual de rotinas com orientações e critérios de atendimento ao AVC.
Desde o lançamento da linha de cuidado, o Ministério da Saúde credenciou 51 unidades no país como habilitadas para atender casos de AVC. Contudo, o presidente da SBDC alerta que seriam necessários pelo menos 200 unidades credenciadas em todo o território brasileiro por conta da  dimensão do país.
“A estimativa da Organização Mundial de Combate ao AVC (World Stroke Organization) é de que, para cada 100 mil habitantes, precisaria de pelo menos 5 mil leitos. A unidade AVC é a principal intervenção na redução de mortalidade e incapacidade por AVC”, explicou o médico.
Prevenção
O Conselho Federal de Medicina vai compartilhar os resultados da pesquisa com os conselhos regionais, que encaminharão o documento às secretarias de saúde estaduais e municipais. O objetivo é alertar os gestores locais para que melhorem a estrutura de atendimento a fim de reduzir o número epidêmico de óbitos e pessoas incapacitadas.
“AVC tem tratamento, mas é uma emergência médica, o tratamento é extremamente efetivo, mas se for dado nas primeiras horas. Depois de 24 horas não tem mais o que fazer, na verdade é tratar a sequela e evitar complicação”, afirma Marques.
Além de recomendar a melhora na gestão do serviço de emergência e a ampliação das unidades credenciadas, com a incorporação de novas tecnologias, os especialistas ressaltam que a conduta dos pacientes também tem impacto na prevenção dos casos de AVC.
Os médicos alertam que é necessário fazer controle periódico de fatores de risco como a hipertensão, o diabetes, o tabagismo, obesidade, colesterol alto e o sedentarismo. Segundo os neurologistas, entre 80 e 90% dos casos de internação e até de morte por AVC podem ser evitados se houver melhoria na estrutura do atendimento e se o paciente adotar hábitos saudáveis. Eles lembram ainda que, apesar de ser mais recorrente entre os idosos, a doença pode atingir pessoas em qualquer idade, até recém-nascido.
* Barriguda News via Agência Brasil.

Barriguda News

João Pessoa registra 134 mm de chuvas nas últimas 24 horas

A cidade de João Pessoa registrou  134 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, segundo levantamento da Defesa Civil da Capital. O volume de chuvas é quase metade do previsto para todos o mês de julho.

O coordenador da Defesa Civil da Capital, Nóe Estrela, informou que até às 8 horas desta sexta-feira (28) não há registros de alagamentos ou deslizamentos de barreira.
Via Blog A Folha Patuense

Polícia Militar do RN tem déficit de mais de 5 mil policiais

PM conta com efetivo de cerca de 7,6 mil policiais.

A questão do quantitativo do efetivo não é uma deficiência apenas da Polícia Militar do RN, mas de todas as polícias do Brasil. Enquanto, as corporações demoram na realização de concursos públicos para ingresso de novos policiais, a criminalidade vem aumentando inversamente proporcional às corporações policiais e cada vez mais conta com um número maior de adeptos no mundo do crime.

Para exemplificar tal fato, em notícia veiculada por jornal do Estado da Paraíba em junho de 2017, dados coletados por um oficial da Polícia Militar da Paraíba mostram que facções criminosas que atuam no Estado da Paraíba teve um aumento de 6 mil integrantes em 3 anos, contando, atualmente com 21 mil membros; enquanto a Polícia Militar da Paraíba conta em seus quadros, no presente, com cerca de 8,7 mil policiais, apresentando uma redução de mil policiais no mesmo período.

O caso da Polícia Militar do RN é ainda mais drástico, haja vista estar a aproximadamente 12 anos sem realizar concurso público. Em dados publicados pela própria Polícia Militar, depreende-se que o efetivo atual conta com pouco mais de 7,6 mil policiais, enquanto que o déficit no efetivo passa dos 5 mil homens.

São números alarmantes, já que desse total de integrantes atual da PMRN, ainda exluem-se os policiais que estão pela Junta Médica por apresentarem algum problema de saúde e os que estão à disposição de algum órgão, estimando-se mais mil policiais afastados, reduzindo ainda mais os números de policiais nas ruas.

Ademais, aumentou o número de policiais que solicitaram aposentadoria. Estima-se que até o final de 2017 mais de 300 policiais requisitem a transferência para a Reserva Remunerada, o que agrava ainda mais a crise na Segurança Pública do Estado.

Para diminuir essa disparidade, há anos a PM tenta lançar um concurso público para provimento de 600 vagas, o que corresponde a apenas 12% do déficit atual da corporação. Dessa forma, enquanto não há o ingresso de novos policiais, a população sofre cada vez mais com o aumento da criminalidade.

Se na Paraíba o número estimado de integrantes de facções criminosas é de 21 mil, quanto será o do RN?


Portal BO / Via 

RESULTADO DO FIES E INSCRIÇÃO NA LISTA DE ESPERA SAIRÃO NESTA SEGUNDA, DIZ MEC

Processo é o último que ainda vai usar as regras antigas com faixa única de taxa de juros de 6,5% ao ano.

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta segunda-feira (31) os selecionados para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também será aberta a inscrição para a lista de espera.

As consultas podem ser feitas pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br).

As inscrições terminaram na sexta-feira (28). Segundo o MEC, serão oferecidos 75 mil contratos de financiamento de cursos de ensino superior em faculdades particulares. Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.

Os estudantes interessados em um contrato do Fies do segundo semestre de 2017 terão que arcar, na hora de pagar a dívida, com uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

Requisitos

Podem participar da seleção candidatos que tiverem concluído o ensino médio e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso ter feito ao menos 450 pontos nas provas objetivas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os estudantes devem ser de famílias com renda mensal bruta per capita é de no máximo três salários mínimos.

Veja o cronograma do Fies do segundo semestre:

Conclusão da inscrição: de 1º de agosto a 3 de setembro

Inscrições para vagas remanescentes: 11 de setembro

Simulação de valores

No site do Fies, é possível simular os valores devidos. Para isso, o estudante precisa saber o valor da semestralidade do curso, e informar o número de semestres, se já tem bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e a porcentagem da mensalidade que deseja financiar, variando entre 10% e 100%.

Por exemplo: se um estudante pretende iniciar um curso de quatro anos (oito semestres) no segundo semestre de 2017, com uma mensalidade de R$ 500 (ou semestralidade de R$ 3 mil), não é bolsista e quer financiar 100% da mensalidade, ele vai ter previsão de formatura em agosto de 2021 e 18 meses de carência. Isso quer dizer que ele só precisará começar a pagar essa dívida em fevereiro de 2023. Sua dívida será de cerca de R$ 26 mil, e ele terá até janeiro de 2035 para devolver o dinheiro ao governo.

Novas regras para 2018

Este é o último semestre do Fies no modelo antigo. No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, com três categorias diferentes de financiamento, variando de acordo com a renda familiar do candidato, região do curso e juros.

Fonte: G1 / Via RN POLITICA EM DIA

Empresário de Baraúna morre após capotar veículo em rodovia estadual no Ceará


O empresário conhecido como Denilson Freitas, 45 anos, proprietário de postos de combustíveis na cidade de Baraúna a 34 Km de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, morreu após capotar seu veículo em uma rodovia estadual no Ceará.

O acidente aconteceu no início da manhã deste domingo 30 de julho, na CE 377 entre os municípios de Quixeré e Limoeiro do Norte.

Segundo informações, o empresário retornava para Baraúna onde morava, vindo de uma Vaquejada em Lagoinha no município de Quixeré/CE, quando perdeu o controle do volante e capotou sua Hilux.

O empresário foi arremessado para fora do veículo e morreu na hora. Outras pessoas que viajavam no carro ficaram apenas com ferimentos leves e foram socorridas para hospitais da região.

A Polícia Rodoviária Estadual do Ceará ainda não divulgou as causas do acidente. O corpo do empresário foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Russas naquele estado e depois de necropsiado será liberado para a família providenciar o enterro que deverá ocorrer na cidade onde morava.

O empresário Denilson era dono de dois postos de combustíveis em Baraúna. Um na saída da cidade para Mossoró e outro na saída para o estado do Ceará.


Via: Fim da Linha / Via Blog 

Equipe do Trilhas Potiguares já se encontra em Patu

A equipe composta por professores e estudantes da UFRN, foi recebida pela Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Dayanny Dantas e o Coordenador de Cultura, Hudson Holanda.
O grupo inicia nesta segunda-feira (31) uma série de oficinas gratuitas em diversas áreas como: Dança, Diretos e Deveres do Cidadão, Ética e Acolhimento na Saúde, Brincadeira entre África e Brasil, Sobre Trabalho , Drogas, Fotografia e Direito dos Quilombolas e Afrodescendentes.
O Trilhas Potiguares é um programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e que busca uma integração efetiva entre a Universidade e a comunidade local.
Amanhã a equipe participará do Jornal da Educadora FM, onde a programação geral e o cronograma de atividades serão divulgados, assim como em todas as nossas redes sociais.
Vale lembrar que o projeto conta com total apoio da Prefeitura de Patu.
Fotos: Evandro Ferreira do ComTrilhas

* Via Fan Page - Governo de Patu.

Vista noturna de Patu, direto do Cruzeiro de São Sebastião, na Serra

A imagem pode conter: noite e céu
Foto: Tiago Gomes

* Via Fan Page - Governo de Patu.

MENSAGEM BÍBLICA DO DIA: "NÃO julgueis, para que não sejais julgados." Mateus 7:1

Ex-BBB assume namoro com prefeito do Rio Grande do Norte

Maria Cláudia, vice-campeã do “Big Brother Brasil 16”, assumiu o namoro com Edilson Júnior, prefeito de Sítio Novo, cidade do Rio Grande do Norte, estado da ex-BBB. Cacau, como é conhecida, fez um declaração de amor para o novo namorado no Instagram.
“Sim, a gente ta namorando e o mundo já sabe, viajei alguns países, conheci vários lugares, mas meu amor estava aqui, do ladinho da minha cidade. Então sim, a gente ta se gostando e tá apostando. O resto é resto, o resto é boato, éramos dois pés descalços e encontramos o nosso sapato”, escreveu ela na legenda da imagem em que aparece os dois.
Os fãs da ex-BBB, que namorou seu colega de programa, Matheus, comemoraram o novo relacionamento.
BOL / Via MaisPB

CÂMERAS DE SEGURANÇA FLAGRAM ACIDENTE IMPRESSIONANTE EM MOSSORÓ-RN


* Vídeo - Via Blog Cardoso Silva.

Multidão acompanha procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Caicó


Via Blog Robson Pires

Uma multidão acompanhou a procissão de encerramento da Festa de Sant’Ana de Caicó. A procissão segue pelas principais ruas do município, até a Catedral onde os fiéis se despedem de mais uma grandiosa festa.

Via Blog Cardoso Silva