sexta-feira, 17 de maio de 2019

Mossoró vai contar com a maior agroindústria do Rio Grande do Norte

A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, recebeu hoje (16) a visita do secretário Estadual de Agricultura Familiar, Alexandre Lima, e da presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Mossoró (COAFAM), Cleonice Andrade. Em pauta, uma nova unidade de beneficiamento de polpa de fruta que vai funcionar no loteamento Alto das Brisas, em Mossoró. No encontro foram discutidos aspectos técnicos do projeto de construção da agroindústria, que deve ser a maior do Estado.

“A Prefeitura aguarda as adequações do projeto às normas do Código de Obras e Postura. Com isso, será liberado o alvará de construção. Temos a expectativa de que essa documentação seja entregue no próximo dia 24, caso esteja em conformidade. É do nosso total interesse que essa unidade entre em funcionamento o mais breve possível. São dezenas de famílias que serão atendidas, além da geração de renda para Mossoró, fortalecendo o nosso polo industrial”, confirma a secretária Kátia Pinto.

São 37 famílias diretamente envolvidas na produção da COAFAM. “Trabalhamos com frutas típicas da região como cajarana, goiaba, acerola, entre outras. Atualmente temos uma produção de 700 quilos por hora, atendendo a diversos municípios, inclusive na merenda escolar aqui de Mossoró, Assu, Areia Branca. Há uma expectativa de ampliar essa demanda com o funcionamento da unidade, chegando a produzir 80 mil quilos de polpa por ano”, continua Cleonice Andrade.

De acordo com o secretário Estadual de Agricultura Familiar, Alexandre Lima, essa pode ser a maior agroindústria do Rio Grande do Norte. “A obra já está 95% concluída. Atualmente o processamento dessa polpa de fruta é feito em Assu. Com a instalação em Mossoró, podemos ter uma grande produção, tendo uma agroindústria referência para o Estado”, explica Alexandre.

A nova unidade de beneficiamento de polpa de fruta recebe investimento de cerca de 1,2 milhão do programa Governo Cidadão, através do Banco Mundial. O programa foi idealizado, à época, pela governadora Rosalba Ciarlini e era intitulado RN Sustentável. O objetivo foi fomentar a atividade econômica com financiamento de projetos e ações estratégicas voltadas às diversas cadeias produtivas do Estado.

Fonte: PMM / Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).