segunda-feira, 5 de março de 2012

Diocesano de Caicó celebra 70 anos de história


Fundado no ano de 1942 pelo bispo diocesano Dom José Delgado, o tradicional Colégio Diocesano Seridoense, de Caicó, comemorou nesta semana, 70 anos de fundação. Para a historiadora da UFRN, Paula Sônia de Brito, Dom Delgado, que assumiu a diocese de Caicó com apenas 36 anos, procurou conjugar o desenvolvimento das luzes do saber escolar e religioso com o diálogo constante das comunidades de fiéis. Naquela época, o bispo traçou programa educacional para criar doze escolas primárias na região do Seridó, além de fundar o Ginásio Diocesano Seridoense para jovens do sexo masculino. 
DivulgaçãoA escola fundada em 1942 está preparando uma vasta programação festiva para comemorar as sete décadas de história da instituiçãoA escola fundada em 1942 está preparando uma vasta programação festiva para comemorar as sete décadas de história da instituição

"Dom Delgado fomentou uma instituição formadora de quadros intelectuais e dirigentes clericais para exercer o apostolado da ação católica. A criação do ginásio e do seminário Santo Cura d´Ars foram marcos, em Caicó", afirmou.

Por ser diocesano, o colégio tem como presidente, atualmente, o bispo da Diocese de Natal,  Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. "Por toda essa história de dedicação e doação em favor do desenvolvimento sócio, histórico, cultural e intelectual do Seridó, rendemos nossa gratidão a todos aqueles que nestes 70 anos fortaleceram o Colégio Diocesano Diocesano Seridoense", afirmou o Bispo Dom Delson.

A programação dos 70 anos incluiu o lançamento de um Selo Comemorativo, desfile da banda marcial do CDS pelas ruas da cidade, missa solene, aposição da Placa Comemorativa dos 70 anos e o lançamento da revista Ita Pater, produzida pela Referência Comunicação.

O Ginásio Diocesano Seridoense foi inaugurado em 1º de março de 1942. O primeiro aluno matriculado no GDS foi Gessy de Assis Dantas.  Monsenhor Walfredo Gurgel foi o primeiro diretor do GDS assumindo novamente o cargo no ano de 1961. A vida pública o afastou da direção do colégio, tornando-se vice-governador de Aluísio Alves. Em seguida, foi eleito senador da república e governador do Rio Grande do Norte.

Somente no ano de 1964, a escola passou a se chamar Colégio Diocesano Seridoense. O seu atual diretor, padre Ausônio Tércio de Araújo assumiu nesse mesmo ano, o cargo em que permanece até os dias de hoje. "O Colégio Diocesano foi cenário de decisões importantes para Caicó. O CDS e a Escola Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel influenciaram a vinda do ensino superior para Caicó. No início, a UFRN contava com professores do Diocesano e da Walfredo Gurgel. Na primeira fase, vários universitários foram alunos do Diocesano", disse padre Tércio.

O Colégio Diocesano Seridoense completa 70 anos com 694 alunos matriculados nos ensinos infantil, fundamental e médio. De 1967 até hoje, o CDS contabiliza 2426 alunos concluintes nos cursos científico, técnico e ensino médio. De forma pioneira na região do Seridó, o colégio vem se modernizando com avançadas metodologias pedagógicas e adoção de novas tecnologias e, hoje, é o colégio que o maior índice de aprovação no vestibular, no interior do Rio Grande do Norte.

fonte:tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).