@PatuemFoco

quarta-feira, 24 de abril de 2019

ALRN: Comissão de Finanças aprova reajuste dos vencimentos dos professores

Em reunião extraordinária realizada nesta terça-feira (23) a Comissão de Finanças e Fiscalização aprova o Projeto de Lei Complementar que reajusta os vencimentos básicos dos cargos públicos de provimento efetivo de professor e de especialista em Educação, que já havia sido aprovado na terça-feira (16) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
“A reunião contou com a presença de diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) que vieram tirar as dúvidas sobre o parcelamento dos atrasados que foi discutido com a categoria. A proposta não era o ideal, mas foi a possível para o momento financeiro que o Estado atravessa e que, segundo o Governo, o que é possível para ser honrado o pagamento até o final do ano”, disse o deputado Francisco do PT relator da matéria.
O deputado disse ainda que agora vai desenvolver ações para que a matéria seja votada ainda esta semana, para que o aumento seja processado na folha de pagamento. Logo após a reunião plenária da CFF, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho, que é presidida pelo deputado Kelps Lima (SDD) se reuniu administrativamente e aprovou a matéria, que agora segue para o Plenário da Assembleia Legislativa para a votação final.
Pelo Projeto os vencimentos básicos de Professor e de Especialista de Educação, pertencentes ao Quadro Funcional do Magistério Público Estadual, cuja jornada de trabalho corresponda a 30 horas semanais ficam reajustados na proporção de 4,17%.
O reajuste previsto será implantado para os professores ativos a partir deste mês de abril e o retroativo em três parcelas nos meses de abril, maio e junho. Para os inativos e os pensionistas o reajuste será implantado a partir de maio e o retroativo será pago em sete parcelas. A primeira parcela de 4,17% em junho e as demais parcelas no percentual de 2,085% nos meses de julho a dezembro deste ano.
Participaram da reunião os deputados Cristiane Dantas (SDD), Getúlio Rêgo (DEM), Francisco do PT, José Dias (PSDB), e Raimundo Fernandes (PSDB) e Galeno Torquato (PSD).
Via Blog do Capote

Número de aposentados é maior do que de trabalhadores formais em 74 municípios do RN

O Rio Grande do Norte é o 8° estado brasileiro com o maior número de municípios onde há mais aposentados do que trabalhadores formais. São 74 de 167 nessa condição (44,3%), segundo revela um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) a pedido do diário carioca O Globo.

A pesquisa mostra que para cada três cidades brasileiras já existem mais aposentados do INSS que trabalhadores com carteira assinada, que contribuem para o Regime Geral da Previdência Social.

O cruzamento de dados excluiu da conta os aposentados do funcionalismo público com regime próprio e os trabalhadores informais, e considera informações de 2017, as últimas disponíveis.

O Ceará ocupa a primeira colocação no ranking com 134 de seus 184 municípios (72,8%) com aposentados batendo o número de trabalhadores formais. Depois, vem o Maranhão com 152 de 217 municípios (70,1%) nessas condições e Bahia com 276 municípios de seus 417 (66,2%).

O quarto, quinto, sexto e sétimo lugares estão, respectivamente, com Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul, só então aparece o RN.

O fato do fenômeno da dependência da renda de aposentados ser mais forte no Nordeste, segundo especialistas ouvidos pelo jornal carioca, decorrem de fatores socioeconômicos, e já no Sul tem como fator principal o envelhecimento da população, que é maior.

Em municípios potiguares como São Miguel, no Alto Oeste, a 444 km de Natal, a proporção é de quatro aposentados para um trabalhador formal. Já em muitos outros há um empate de um por um, casos de Pedro Avelino, a 158 km da capital; Rodolfo Fernandes, por coincidência nome dado em homenagem ao jornalista que ocupou a direção de redação do jornal O Globo até sua morte; Serra Negra do Norte; Santa Cruz, onde a proporção é de dois aposentados para duas pessoas trabalhando formalmente e São João do Rio do Peixe, onde a proporção é de quatro para quatro.

Veja mais AQUI.

Via Blog do Gilberto Dias

CCJ da Câmara aprova proposta da reforma da Previdência por 48 votos a favor e 18 contra

A proposta de reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL) foi aprovada no fim da noite desta terça-feira (23) pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados.
Foram 48 votos a favor e 18 contra, de um total de 66 deputados. Não houve abstenção. O texto segue para a comissão especial, que deve ser instalada nesta quinta (25) ou na semana de 6 de maio.
Essa foi a primeira etapa do principal projeto do início da gestão Bolsonaro. A CCJ analisa apenas se o texto fere ou não princípios constitucionais. Será na comissão especial a análise sobre o conteúdo da proposta.
A votação ocorreu depois de mais de nove horas de sessão.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acompanhou o final da votação. Ele comemorou o resultado, e afirmou que pretende instalar a comissão especial nesta quinta (25) ou no dia 7 de maio.
Maia também disse que o governo precisa construir maioria na próxima fase.
“O governo precisa trabalhar de forma efetiva a sua base, a sua maioria”.
O líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO) disse que a gestão Bolsonaro tentará uma aproximação com os partidos.
“Vamos continuar os movimentos de aproximação, vou levar alguns líderes para conversar com o presidente”, disse.
Com quase três meses de legislatura, o deputado admitiu que o governo não tem base ao falar de seu próprio partido.
“Vamos continuar unindo o PSL, que é a pedra angular da nossa futura base”, afirmou. E negou que os pontos retirados do texto já na CCJ sejam uma desidratação. “Essas pequenas concessões não impactam a coluna vertebral da reforma.”
FOLHAPRESS / Via Blog A Folha Patuense

STJ reduz pena de Lula no caso do triplex

Foto: Sérgio Lima/PODER 360
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou maioria na tarde desta terça-feira, 23, para reduzir a pena do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no caso do tríplex do Guarujá para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) havia condenado o petista a 12 anos e um mês de prisão no mesmo caso.

Via Blog Cardoso Silva

Operação Tiradentes põe 3 mil PMs e bombeiros nas ruas do RN; missão é intensificar ações de segurança

POR APODI AGORA - ABRIL 24, 2019
Foto: Mariana Rocha/Inter TV Cabugi

Cerca de 3 mil policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte vão às ruas nesta quarta-feira (24) em uma missão especial: intensificar as ações de segurança em todos os 167 municípios do estado, de modo a diminuir as incidências criminais em áreas críticas. A ação, que foi batizada de 'Operação Tiradentes', é uma alusão ao patrono das corporações militares do país.

Idealizada no âmbito nacional pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, a operação teve sua primeira edição em 2017, quando a PM atendeu 320 ocorrências e abordou 7.268 pessoas e veículos. Em 2018, foram 375 ocorrências, 1.100 abordagens, 7 armas de fogo apreendidas, 14 prisões e 17 veículos roubados recuperados.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar participa da operação desenvolvendo ações de prevenção, combate a incêndio, orientações para salvamento e atendimento pré-hospitalar e vistorias, através dos militares dos quartéis de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Pau dos Ferros.

Foto: CBM-RN/Divulgação

Detran leiloa carros e motos nesta quinta-feira (25) no RN

POR APODI AGORA - ABRIL 24, 2019
Foto: Detran/Divulgação

Ao todo, 274 lotes de veículos apreendidos nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), em Natal e Assu, serão leiloados nesta quinta-feira (25). Entre os produtos, estão veículos que poderão continuar circulando e outros que só podem ser destinados à sucata.

Os lances iniciais vão de R$ 50,00 a R$ 16 mil. De acordo com o Detran, o leilão acontece a partir das 10h, no Rifóles Praia Hotel, na Via Costeira da capital.

Em Natal, os interessados podem visitar os veículos que vão a leilão nesta quarta-feira (24), das 8h às 14h, no pátio do Detran no bairro das Quintas (antiga garagem da viação Guanabara). Lá, estão os lotes 1 a 224. Em Assu, as visitas vão até as 12h, no 10º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Rua João Celso Filho, onde estão os lotes de 225 a 274.

Para participar do leilão, o cidadão deve comparecer ao local do evento levando a documentação exigida. Se for pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa.

A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado tenha seu cadastro validado antes de iniciar o leilão, devendo ainda obedecer às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico (aqui).

Ainda de acordo o órgão, o candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, além de pagar sinal correspondente a 20% do valor total. Após a data do pregão, em até três dias úteis, ele deve concluir a compra quitando os 80% que restarão.

O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,90% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

"Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2019. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar as baixas da sucata e de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como 'Sucata' fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014", informou o órgão.

Os veículos ciclomotores que não estiverem emplacados só serão liberados para retirada após a regularização. Todos os custos são arcados pelo comprador.

O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial do bem podem ser conferidas no site (aqui).

Todos os lotes do leilão estão retidos há mais de 60 dias nos pátios. De acordo com a legislação, os veículos apreendidos que não forem reclamados pelo dono nesse prazo podem ser leiloados.

Polícia Civil do Rio Grande do Norte participa de Operação em 26 estados e no Distrito Federal

Imagem
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte participa, nesta quarta-feira, 24 de abril, de uma Operação Nacional denominada PC27, que tem como objetivo cumprir mandados de prisão e mandados de busca e apreensão contra suspeitos por diversos crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.
A Operação está sendo deflagrada em 26 Estados do país e no Distrito Federal. No Rio Grande do Norte, a assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) informou que suspeitos de tráfico de drogas também são alvos da operação.
A assessoria não divulgou o número de mandados e nem das cidades do estado que estão sendo alvo da operação, mas informou que às 10 horas vai divulgar uma parcial sobre os resultados da Operação.
Via Fim da Linha

Mais de 20 pessoas são detidas durante festa em chácara na cidade de Mossoró (RN)

Imagem
Antônio Alex e Oscar Martins

Uma ação conjunta de policiais civis das Delegacias Regional, Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) com apoio da Polícia Militar, desencadeada na tarde de hoje, terça-feira, 23 de abril, culminou com 23 pessoas, entre homens e mulheres, detidas e conduzidas à Delegacia.
Uma denúncia anônima chegada a Defur, dava conta de que estava ocorrendo uma festa supostamente de uma facção criminosa em uma Chácara localizada às margens da BR 304 região do Conjunto Wilson Rosado.
Imagem
Com apoio da PM as equipes foram até o local e durante a abordagem foi encontrada uma arma de fogo. Todos que participavam da festa regada de muito Whisky foram conduzidos à Delegacia de Furtos e Roubos para averiguação.
A polícia apreendeu ainda no local, um veículo Gol prata com queixa de roubo, com placas clonadas e um tablete pequeno de maconha que estava no interior do veículo. Dos 23 detidos e conduzidos à delegacia, apenas dois foram autuados em flagrante.
Oscar Martins de Aquino Júnior, assumiu a propriedade do revólver, que segundo a polícia foi roubado em Natal, sendo ele autuado por posse de arma de fogo e receptação. Antônio Alex Paulino Cunha, estava de posse de um carro com queixa de roubo em Minas Gerais e que usava placas clonadas. O mesmo foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Os dois não tiveram direito a fiança sendo os mesmos encaminhados ao sistema prisional em Mossoró onde ficarão à disposição da Justiça. Os demais, a minoria tem antecedentes criminais, foram ouvidos pelo delegado André Albuquerque e depois liberados.
Imagem
Via Fim da Linha

Milagre: Preso na Cadeia Pública de Natal usava nome falso e na hora do reconhecimento quis se passar por surdo

Imagem

Para dificultar a sua correta identificação pelas autoridades, o criminoso estava também se passando por "surdo", dentro da cadeia pública de Natal. Os policiais civis operaram esse milagre e o Amaro José de Oliveira Filho voltou a ouvir e recordou sua verdadeira identidade.
Os Policiais Civis da Delegacia de Macaíba identificaram e localizaram, para o cumprimento de dois Mandados de prisão, o foragido Amaro José de Oliveira Filho, “Rabada”, de 35 anos de idade, que estava custodiado na Cadeia Pública de Natal com nome falso, após ser preso em flagrante pelo crime de furto, em outubro de 2018, quando se apresentou como sendo José Francisco de Oliveira Filho.
Segundo o Delegado Cidorgeton Pinheiro, da cidade de Macaíba, Amaro José de Oliveira Filho, “Rabada”, já possui três condenações. Ele foi condenado a 10  anos, na comarca de Macaíba, pelo crime de homicídio qualificado, e estava foragido até o dia de hoje, com o Mandado de Prisão em aberto. Também pela Comarca de Macaíba, o preso foi condenado há 05 anos e 08 meses de prisão. Outra condenação do perigoso criminoso era na cidade de Nísia Floresta, pelo crime de roubo majorado, onde havia o segundo Mandado de Prisão em aberto. O preso responde, ainda, a uma tentativa de Homicídio Qualificado, na comarca de Parnamirim.
Descoberta a artimanha em dar nome falso para se esquivar do cumprimento das ordens de prisão, todos os juízos serão informados da situação para adotarem as medidas legais cabíveis e, agora, Amaro José de Oliveira Filho, “Rabada”, deverá responder novo processo criminal e iniciará o cumprimento das penas impostas nas sentenças condenatórias. Passará uma boa temporada na cadeia.
Via O Câmera

Vem aí, 4ª Trilha das emoções em José da Penha/RN


* Imagem: Via O Câmera.

terça-feira, 23 de abril de 2019

Polícia Civil prende em Macaíba, condenado por roubo em Assú

Imagem

Na manhã de hoje, 23 de abril, Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam Paulo Cesar André da Silva de 49 anos de idade. Ele foi detido pela equipe do Delegado Cidorgeton Pinheiro, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara da Comarca de Assú, em razão de sentença penal condenatória.
Paulo Cesar foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da sua pena.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.
Via O Câmera

ESTADUAL 2019: Carioca Marcelo de Lima Henrique apita grande final entre América e ABC na Arena das Dunas

Experiente árbitro comanda a final do Campeonato Potiguar entre América e ABC.Foto: Lucas Uebel / Getty

O carioca Marcelo de Lima Henrique, do quadro master da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), será o árbitro principal da decisão do Campeonato Potiguar 2019 entre América e ABC, que acontece nesta quarta-feira (24), às 21h30, na Arena das Dunas, em Natal.
Marcelo terá o auxílio de Márcio Eustáquio e Fábio Pereira, ambos do quadro de master de Minas Gerais e Tocantins, respectivamente. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão de Arbitragem do Rio Grande do Norte, cel. Ricardo Albuquerque, na tarde dessa segunda-feira (22), na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
Curiosidade
Árbitro master da CBF é o profissional que já atuou pelo quadro da FIFA por um determinado tempo, mas, que por algum motivo retornou ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol. Neste grupo estão por exemplo, Heber Roberto Lopes, Péricles Bassols e muito mais.
Confira a escala de arbitragem:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique – (Master-RJ)
Árbitro Assistente 1: Márcio Eustáquio Sousa Santiago – (Master-MG)
Árbitro Assistente 2: Fábio Pereira – (Master-TO)
4ª Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior – (CBF-RN)
5ª Árbitro: Carlos Alberto de Beto – (CEAF-RN)
Com informações da FNF
Via Blog do BG

Fátima cobra que Moro destrave R$ 120 milhões para segurança pública do RN


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vai cobrar do governo federal a liberação de R$ 120 milhões para a área de segurança pública do Estado. A gestora reclama que, apesar de os recursos já estarem assegurados para o RN, a verba está presa no Ministério da Justiça e Segurança Pública por causa da burocracia do órgão.
O assunto deve ser debatido nesta terça-feira, 23, em Brasília, durante reunião do Fórum de Governadores. Na ocasião, Fátima Bezerra deverá pressionar o ministro Sérgio Moro para que o dinheiro seja disponibilizado para o Rio Grande do Norte rapidamente.
“É preciso simplificar, desburocratizar e liberar os recursos destinados à segurança pública. O Rio Grande do Norte tem R$ 80 milhões já empenhados (reservados para a área) e mais R$ 40 milhões em emenda de bancada. Todos os projetos já estão no Ministério da Justiça”, protestou a governadora, em entrevista à rádio 96 FM nesta segunda-feira, 22.
Fátima Bezerra afirmou que, se liberados pelo governo federal, os R$ 120 milhões serão deslocados para investimentos nas polícias Civil e Militar – como incremento do setor de inteligência e compra de equipamentos. “Vamos fazer com que o trabalho do Ciosp [Centro Integrado de Operações de Segurança Pública] chegue a todas as regiões do Estado”, exemplificou.
A governadora ressaltou que, entre os investimentos que o Estado pretende fazer com os recursos presos no Ministério da Justiça e Segurança Pública, está a compra de um novo helicóptero para as forças de segurança. Atualmente, o Estado tem apenas uma aeronave, que está em manutenção. Por causa disso, Fátima pediu emprestado um helicóptero do Governo do Ceará.
PLANO DE RECUPERAÇÃO
Outro assunto que deverá ser discutido nesta terça-feira no Fórum de Governadores é o plano de recuperação fiscal que está sendo elaborado pelo governo federal para socorrer estados em crise. A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro estuda alternativas para auxiliar as gestões regionais e deve formalizar a proposta em um projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional.
Segundo Fátima Bezerra, o Governo do Rio Grande do Norte não está negociando seu apoio à proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo federal em troca de um plano de recuperação fiscal que atenda às suas necessidades.
“Os estados têm suas autonomias. O governo federal tem todo o direito de defender as suas teses e propostas, e os estados têm toda autonomia de adotar os caminhos que eles julgam mais consequentes”, sustentou, na entrevista à 96 FM.
Por fim, a governadora salientou que outras medidas defendidas anteriormente pela equipe econômica federal, como a privatização da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), estão igualmente descartadas.
“Por que eu iria privatizar a Caern? Do jeito que a iniciativa privada tem interesse na Caern, a governadora tem interesse nela em nome do povo do Rio Grande do Norte. E a Caern vai dar lucro social. A privatização está descartada. De repente a questão da capitalização pode ser discutida. Parcerias público-privadas estão no meu programa de governo”, finalizou.
AgoraRN / Via Blog A Folha Patuense

YASMIN GABRIELLE, DO PROGRAMA RAUL GIL, MORRE AOS 17 ANOS


Yasmin Gabrielle foi assistente de palco do Programa Raul Gil e ficou conhecida pelo seu rosto dócil e pelo seu jeito fofo de chamar o apresentador de “Vovô Raul”. Entretanto, a menina cresceu e teve que enfrentar uma doença que acomete diversos adolescentes e adultos, a depressão. Com apenas 17 anos, a garota morreu neste domingo (21), deixando muitas pessoas apavoradas.

A confirmação da fatalidade ocorreu por meio do Facebook pelos seus familiares. Assim que foi postado, diversos fãs lamentaram a perda de uma menina tão querida e tão jovem.

Artistas prestam homenagem à Yasmin Gabrielle
Yasmin sempre foi uma menina muito alegre quando se apresentava nos palcos. Porém, aos 12 anos, ela teve que enfrentar a morte de sua mãe, vítima de câncer. A situação se tornou mais complicada quando seu irmão também veio a falecer pela mesma doença. Tendo que encarar tantas perdas ainda criança.

O filho de Raul Gil, o Raul Gil Jr, comentou em seu Instagram sobre a perda de Yasmin Gabrielle. “Infelizmente nesta manhã perdemos nossa Yasmin Gabrielle. Depressão é uma doença que está acabando com nossas crianças. Que Jesus a receba com amor e que ela encontre paz. Muito triste“.

“Meu Deus, quanta tristeza.”, comentou o ator Matheus Ueta. “Essa menina era cheia de luz e alegria … não dá pra acreditar”, escreveu a cantora e apresentadora Mary Silvestre.

Fonte: Toda Teen / Via RN POLITICA EM DIA
Foto: Reprodução Instagran

Major Brilhante e sua equipe prende homem por receptação em Taboleiro Grande/RN


A equipe do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), sob o comando do Major Brilhante Filho, novamente realiza com êxito mais uma ação no Alto Oeste Potiguar.

Dessa vez foi na cidade de Taboleiro Grande, onde os policiais daquela unidade apreenderam moto, e uma pessoa foi conduzida à delegacia sendo enquadrada por receptação.

Ainda na tarde de hoje, esta equipe do 4º DPRE participou de articulação em conjunto com a Polícia Civil da Paraíba e Polícia Militar de Viçosa, que juntas conseguiram localizar e prender, foragido e integrantes de uma suposta quadrilha que faz assaltos entre estados da PB e RN.

Mais uma vez, o Major Brilhante mostra que não brinca em serviço e que aos malevolentes, atuar onde este e outros guerreiros da PM e da PC trabalham, não tem tempo bom para a criminalidade.


Fonte: Nosso Paraná / Via Blog do João Moacir

Polícia Civil prende em Macaíba, condenado por tráfico de drogas

Imagem

Policiais Civis da Delegacia Municipal de Macaíba prenderam na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, Darlan Jeivison Felix Guedes de 21 anos de idade, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Comarca de Macaíba, em razão de sentença penal condenatória pelo crime de tráfico de drogas.
Segundo o Delegado Cidorgeton Pinheiro, o preso é velho conhecido da polícia civil, sendo investigado noutros procedimentos.
A Polícia Civil agradece a colaboração de quem ajudou na prisão e pede para que a população continue ajudando pelo DISK-DENÚNCIA, através do 181.
Via O Câmera

Dívida previdenciária retém o FPM de 93 prefeituras do RN no 1º trimestre

Levantamento publicado nesta segunda-feira, 22, mostra que 25 dos 93 municípios afetados tiveram o repasse zerado ao longo do trimestre.
O Rio Grande do Norte teve 93 prefeituras, ou 55% do total das cidades potiguares, que sofreram com algum tipo de desconto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos primeiros três meses de 2019, segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O levantamento publicado nesta segunda-feira, 22, mostra que 25 de todos os municípios afetadas tiveram repasse zerado ao longo do trimestre. Outras 68 prefeituras tiveram descontos entre 70% a 99% dos valores federais.

Via O Mural de Riacho da Cruz

Após chuvas, açude seco há 17 meses atinge 30% da capacidade no interior do RN

Açude Dourado, em Currais Novos, agora tem garantia hídrica até o final de 2019.
O açude Dourado, em Currais Novos, Seridó Potiguar, atingiu 30% de sua capacidade após as chuvas que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte. O reservatório estava seco desde novembro de 2017, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), e agora tem garantia hídrica até o final de 2019.

Via O Mural de Riacho da Cruz

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Avianca cancela mais de 1.000 voos até próximo domingo (28)

Imagem:
A Avianca Brasil vai cancelar da próxima segunda-feira (22) até domingo (28), como resultado da perda de aviões de sua frota. A companhia está em recuperação judicial desde dezembro de 2018.
A aérea vai ser obrigada a devolver 18 aeronaves a partir do dia 22 de abril a quatro empresas de leasing que venceram ações judiciais para a retomada dos equipamentos por inadimplência da Avianca. Os atrasos dos pagamentos se arrastam ao menos desde o segundo semestre do ano passado.
Serão entregues sete aviões à GE Capital Aviation Services, um à PK, quatro à Vermillion e seis à Aviation Capital Group. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai supervisionar a devolução.
Os veículos serão gradualmente retirados de operação. O órgão regulador determinou que a empresa adeque sua malha aérea e seu sistema de venda à frota reduzida e que divulgue a lista dos voos cancelados em seu site.
A orientação da Anac e do Procon aos passageiros que tiveram seus voos cancelados ou atrasados é a de registrar suas reclamações no portal www.consumigor.gov.br. Os afetados têm direito a reembolso integral do valor pago.
Entre os voos cancelados, 605 tinham como origem ou destino o aeroporto de Guarulhos.

Folhapress / Via Blog do Primo

RN: Governadora Fátima Bezerra vai decretar situação de emergência por enxurrada em Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos

Devido à ruptura das barragens São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro no município de Fernando Pedroza na noite deste sábado (20) e alto risco de rompimento de outros dois reservatórios, o Governo do Estado vai decretar situação de emergência por enxurrada nos municípios de Fernando Pedroza, Angicos e Santana do Matos. Com isso, será possível o suporte técnico e repasse de recursos por parte do Governo Federal. O coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, já está ciente dos transtornos causados pelas chuvas na região Central do Rio Grande do Norte.
A decisão ocorreu na noite deste domingo em reunião entre o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcos de Carvalho, e equipe, secretário estadual de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, diretor-presidente do Instituto de Águas do RN, Caramuru Paiva, os prefeitos da região e coordenadorias municipais de Defesa Civil após o monitoramento de reservatórios e constatado risco de novos rompimentos.

Com a ruptura da parede do açude São Miguel 1, Vavá 1 e São Pedro, todos de propriedade privada, há o alto risco de rompimento da barragem Vavá 2 e São Miguel 2, em Fernando Pedroza. O preocupante, segundo a Defesa Civil, é que este último se trata de açude de maior volume de água com relação aos que já romperam. Ainda não é possível informar quantas pessoas seriam afetadas com a possível ruptura da parede desses açudes.

Segundo Marcos de Carvalho, da Defesa Civil Estadual, ficou acertado também na reunião que a partir desta noite de domingo será feito o monitoramento de hora em hora do São Miguel 2 pela Prefeitura de Fernando Pedroza. “Havendo anomalia, eles emitem o aviso a todas as pessoas nas áreas que possam ser afetadas por extravasamento por meio de grupos de WhatsApp, rádios locais e carros de som. Amanhã uma equipe da Semarh vai fazer intervenções como a instalação de dispositivos para aumentar o fluxo de descarga ou ainda o rebaixamento do vertedouro, permitindo que diminua o volume armazenado no açude São Rafael 2. Consequentemente reduz o seu risco potencial”, explicou o coordenador estadual da Defesa Civil.

BR-304
A Defesa Civil também vistoriou neste domingo a ponte na BR-304 que está em situação crítica devido à erosão provocada pela forte correnteza da noite de sábado. Já foram acionados o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Previsão Climática
Segundo a gerência de meteorologia da Emparn, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. Nos próximos dias, além da atuação da Zona de Convergência Intertropoical (ZCIT), tem também a chegada de uma frente fria que pode contribuir para o aumento de chuvas, principalmente no interior do RN.
Via Blog do Primo

Mega-Sena acumula; próximo sorteio terá prêmio de R$ 90 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.144 da Mega-Sena, realizado na noite desse sábado (20) em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. O próximo sorteio, na quarta-feira (24) pagará R$ 90 milhões a quem acertar as seis dezenas.
Os números sorteados ontem foram 07, 16, 21, 33, 55 e 60. A quina teve 188 ganhadores, que vão receber R$ 21.418,23 cada. A quadra teve 10.251 apostas ganhadoras, com prêmio individual de R$ 561,14.
Via Blog do Primo

Confira quem são os campeões estaduais pelo Brasil


Campeão Gaúcho: Grêmio
Campeão Mineiro: Cruzeiro
Campeão Maranhense: Imperatriz
Campeão Piauiense: River
Campeão Brasiliense: Gama
Campeão Sergipano: Frei Paulistano
Campeão Paulista: Corinthians
Campeão Carioca: Flamengo



Campeão Alagoano: CSA
Campeão Baiano: Bahia
Campeão Cearense: Fortaleza
Campeão Goianiense: Atlético
Campeão Mato-Grossense: Cuiabá
Campeão Sul-Mato-Grossense: Águia Negra
Campeão Paranaense: Athletico
Campeão Pernambucano: Sport
Campeão Catarinense: Avaí
Campeão Paraense: Remo


Ainda não decididos


Campeão Acreano: Final no dia 22/04
Campeonato Capixaba: Final no dia 27/04
Campeonato Rondoniense: Final no dia 27/04
Campeonato Potiguar: Final no dia 24/04
Campeonato Amapaense: Ainda não começou
Campeonato Tocantinense: Será encerrado em junho
Campeonato Amazonense: Está paralisado por questões jurídicas
Campeonato Roraimense: Será encerrado em maio