@PatuemFoco

segunda-feira, 25 de junho de 2018

52% da população do Tocantins não votou em nenhum dos candidatos ao governo na eleição deste domingo

Nas eleições presidenciais simuladas, chamadas tecnicamente de pesquisas de opinião, o não voto registra ótimo desempenho, somando algo como um terço do eleitorado. Em agosto do ano passado, a eleição do governo-tampão do Amazonas indicou que a aversão à política não decorre um quadro estatístico mal-interpretado. Entre os amazonenses, a abstenção, os votos brancos e nulos somaram 43% do eleitorado. O resultado das urnas do Tocantins, abertas neste domingo, aponta para uma consolidação do fenômeno. Com 52%, o não voto prevaleceu na disputa pela poltrona de governador.
No Amazonas, o cacique Amazonino Mendes, hoje na tribo do PDT, tornou-se governador pela quarta vez com 782.933 votos. Uma marca bem inferior à quantidade de títulos eleitorais que preferiram ficar em casa ou desperdiçar o voto: 1.016.635 eleitores. No Tocantins, o governador interino Mauro Carlesse, do nanico PHS, foi efetivado no cargo por pouco mais de mais de 368 mil eleitores. Ali, a turma do não votos juntou mais de 520 mil eleitores com o nariz retorcido.
Não são negligenciáveis as chances de a experiência se repetir em outubro, quando a sucessão presidencial evoluirá da simulação das pesquisas para o teste independente das urnas. A menos que algum partido consiga criar o presidenciável perfeito a partir de um processo de fusão a frio, a hipótese de o não voto virar uma vedete também na temporada eleitoral de 2018 é assustadoramente real. Disso pode resultar a escolha de um novo presidente com baixa legitimidade.
Se os resultados do Tocantins e do Amazonas indicam alguma coisa é que o eleitorado brasileiro começa a evoluir da indignação para o sonambulismo. Se esse processo for levado às últimas consequências, o que parece um protesto tende a se converter em omissão. Além de acomodar outro presidente precário no Planalto, as estruturas mais carcomidas e tradicionais da política elegerão o rebotalho para o Congresso, para os governos estaduais e para as assembleias legislativas.
Como se sabe, um progresso que produza desenvolvimento equânime e distribuição igualitária dos resultados não costuma cair do céu, por benemerência da oligarquia política e empresarial. No limite, as eleições existem para que o povo dê uma lição nos seus pseudo-representantes. Se não acordarem, os sonâmbulos desperdiçarão mais uma oportunidade de educar na marra os aproveitadores. Uma pena. *JOSIAS DE SOUZA
Via Blog do JP

VEM AÍ... FINECAP 2018


Imagem: Via Blog do JP.

Censo coleta pela 1ª vez dados sobre a localização de escolas públicas no RN





























O Censo Escolar vai coletar pela primeira vez dados sobre a localização geográfica das escolas, por meio de um aplicativo. No Rio Grande do Norte, são 3.590 escolas públicas entre educação infantil, fundamental, médio, EJA, ensino profissional e especial. Isso permitirá que as escolas sejam localizadas em um mapa, facilitando, por exemplo, a execução de políticas públicas. As informações são do Portal Brasil.

O aplicativo Censo Localiza vem sendo desenvolvido há um ano por servidores do Inep. Os dados coletados serão públicos. A previsão, no entanto, é de que não serão disponibilizados no ano que vem, junto com o resultado do Censo Escolar 2018. O aplicativo está disponível na Play Store, para celulares androids, e na App Store, para iphones. O app deve ser utilizado pelos usuários do Sistema Educacenso, responsáveis pela declaração de suas escolas. O prazo para enviar os dados de localização é o mesmo de coleta do censo deste ano, até 31 julho.

Segundo o Inep, o aplicativo registra as informações de localização do GPS dos dispositivos. Para utilizar o app é necessário um celular smartphone com GPS e conexão com a internet. A marcação dos pontos da escola pode ser feita sem acesso à internet, permitindo que o aplicativo seja usado mesmo em escolas situadas em áreas remotas ou com rede de telefonia móvel indisponível ou precária. Os dados salvos no celular devem ser enviados ao Inep assim que o usuário tiver acesso à internet.

A autarquia orienta que, no momento da marcação do ponto, o usuário esteja em um local aberto e preferencialmente central da escola para melhor funcionamento do GPS e precisão da informação. A recomendação é de que sejam marcados pelo menos quatro pontos por escola para melhorar a consistência da informação. Essas marcações podem ser feitas em dias e em condições de tempo diferentes. Um tutorial para o uso do aplicativo está disponível na internet.

Via Política Pauferrense

RN: Chapa proporcional viram “nó” para principais candidatos ao Governo

WhatsApp Image 2018-06-24 at 13.47.31
Os pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal estão também preocupados com as chapas proporcionais que serão decisivas para atraírem as melhores alianças majoritárias. O famoso quociente eleitoral é o fator decisivo para cada deputado, seja estadual ou federal. Uma coligação ou partido terá que ter cerca de 70 mil votos para eleger a primeira vaga na Assembleia Legislativa. Já para a deputado federal o cálculo é estimado em 200 mil votos para cada uma das oito vagas em questão.
Lembrando que esse ano tem um fator novo. As sobras eleitorais beneficiarão partidos que não atingiram o quociente eleitoral. A medida, neste caso, beneficia pequenos partidos.
Somando a votação de todos os candidatos por coligação, aí gera quanto cada aliança fará para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. A Justiça Eleitoral não considera eleito para deputado, quem tem mais votos, mas sim a soma dos votos de todos os candidatos por coligação. Em 2014, por exemplo, Vivaldo Costa, Larissa Rosado, Adan Eridan, Major Fernandes, Bispo Francisco de Assis, Amazan e Leonardo Nogueira tiveram mais votos que os deputados Souza Neto (PHS) e Carlos Augusto Maia (PCdoB), que conseguiram pouco mais de 20 mil votos em alianças menores.
A “chapa fechada” Carlos Eduardo (Governo), Garibaldi Filho e José Agripino (Senado) estão enfrentando problemas na questão das nominatas do PDT, MDB e DEM. É que baseados em pesquisas e comparando o resultado de 2014, só tem medalhões para concorrer a Assembleia Legislativa: Hermano Morais, Adjuto Dias e Nelter Queiroz pelo MDB, além do deputado Getúlio Rego no DEM, que almejam mais de 50 mil votos. Álvaro Dias foi o menos votado do MDB com 34 mil votos, mas quando assumiu a Prefeitura do Natal em abril decidiu lançar o filho, Adjuto Dias, que tem perspectiva, graças a máquina pública municipal, para sair somente da capital com 20 mil votos, segundo analistas eleitorais. O PDT de Carlos Eduardo só tem a vereadora Nina Souza como postulante a Assembleia Legislativa.
O PSB do vice-governador Fábio Dantas só tem o deputado Ricardo Motta e analisa lançar a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado. Alguns nomes menores foram incentivados como o jovem empresário Artur Maynard, de Caicó e o vereador Franklin Capistrano em Natal, mas juntos não conseguem 20 mil votos em todo Estado. Existe a possibilidade de lançar Fábio Dantas a estadual e tentar emplacar a deputada Cristiane Dantas do PPL como vice-governadora na chapa de Fátima Bezerra, do PT. Falta só convencer o PT aceitar uma aliança do PSB de Ricardo Motta, com o PHS de Souza Neto e o PCdoB de Carlos Augusto Maia.
O PT da senadora Fátima Bezerra tem nominata própria, mas não aceita aliança com o PHS do deputado Souza Neto e talvez faça com o PCdoB do deputado Carlos Augusto Maia. Os nomes do ex-prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, da vereadora Isolda Dantas (Mossoró), do vereador de São Gonçalo, Eraldo Paiva, da jovem Mada Maia, filha da deputada federal Zenaide Maia, além do vereador de São Paulo do Potengi, João Cabral, entre outros estão sendo mobilizados em cada região do Estado.
Já o PSD do governador Robinson Faria, tem uma chapa reforçada na proporcional. Os deputados Galeno Torquato, que atua no Alto Oeste, Vivaldo Costa no Seridó, Dison Lisboa no Agreste Potiguar e  Jacó Jácome em Natal e no segmento evangélico são postulantes à reeleição. Ederlinda Dias que parte com o apoio do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, e os ex-prefeitos Ivan Júnior (Assu) e Wellinson Ribeiro (Canguaretama), além de Raimundo Costa, ex-secretário estadual de Assuntos Fundiários e Reforma Agrária, também serão postulantes.
O PSB de Fábio Dantas, o PDT de Carlos Eduardo e o PSD de Robinson Faria devem ter a melhor chapa proporcional para desembarcar o PSDB que tem nove deputados, o PR de João Maia e o PP de Rosalba Ciarlini, que prioriza a reeleição do deputado federal Beto Rosado e a candidatura do publicitário Kadu Ciarlini a estadual.
Via Blog do Barreto

Rede Oeste! Supermercados

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

REFLEXÃO DO DIA...

Resultado de imagem para 25 de junho

domingo, 24 de junho de 2018

Sistema de abastecimento de água de Caicó é o mais moderno do RN

Com um investimento de mais de R$ 60 milhões, o município de Caicó recebeu neste sábado (23) a inauguração das obras de melhoramento do Sistema de Abastecimento de Água que transformaram a rede na mais moderna do Rio Grande do Norte.
“Estamos inaugurando essa obra que está relacionada intrinsecamente à saúde. Água é vida e água tratada é sinônimo de saúde”, pontuou o governador Robinson Faria ao destacar a alegria de lançar essa grande obra que beneficia toda a população caicoense. “Agora, Caicó está 100% abastecida. Este empreendimento vem para acompanhar o crescimento da cidade”, completou.
O projeto contemplou a substituição dos 115 mil metros da rede, que estava antiga e apresentava muito vazamento, conforme explicou o diretor da Caern, Marcelo Toscano. “O abastecimento da cidade agora está setorizado, passou a ter quatro setores de abastecimento com 4 reservatórios. A mudança dessa estrutura vai gerar uma redução em cerca de 40% de perda de água, sobretudo porque toda a estrutura foi substituída por uma das mais modernas que existem no setor de saneamento”, disse.
Além disso, a adutora de água bruta do açude Itans foi substituída e a da Manoel Torres ampliada. Foi construída uma nova estação elevatória de água tratada enquanto que a já existente foi reformada, ampliada e modernizada para que funcionem separadamente ou em conjunto.
Via O Potiguar

RN atinge mil assassinatos em 2018

O estado do Rio Grande do Norte atingiu a marca de 1 mil assassinatos em 2018 neste sábado, 23. O milésimo assassinato foi registrado após a morte do policial civil aposentado José Renildo de Morais, de 54 anos. Morais reagiu a um assalto na zona Norte e acabou baleado – ele foi o 16º policial potiguar morto em 2018.
De acordo com o Observatório da Violência no RN (Obvio), ao chegar a 1 mil mortes em 23 de junho de 2018, o Rio Grande do Norte sentiu a redução de 14,5% em relação ao mesmo período no ano passado.
Das mil pessoas assassinadas, 44 foram vítimas de latrocínio (33% a mais do que no ano passado, quando foram registrados 33 mortes nesta categoria de crime). Ainda segundo o Obvio, 916 das mortes foram causadas por armas de fogo.
AGORA RN / Via O Potiguar

Com seis meses de reforma, número de ações trabalhistas cai 40%

Após seis meses inteiros com a reforma trabalhista em vigor, completados em maio, o número de ações abertas na Justiça do Trabalho registrou queda de 40,8% nos números acumulados em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo revelam dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A Lei 13.467, que alterou pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entrou em vigor em 11 de novembro do ano passado. Considerando o acumulado entre dezembro, primeiro mês completo sob vigência das novas regras, e maio deste ano, foram abertos 766.387 novos processos trabalhistas. No período equivalente anterior foram 1,3 milhão de ações.
A nova lei determina, entre outros pontos, que, se o trabalhador perder a ação, ele terá de arcar com os honorários dos advogados (sucumbências) da empresa processada.
Via Blog Pádua Campos

24 de junho - Dia de São João Batista

24 de junho - Dia de São João Batista

BOLSA FAMÍLIA BENEFICIA 343.899 FAMÍLIAS DO RIO GRANDE DO NORTE EM JUNHO

O Bolsa Família de junho começou a ser pago nesta segunda-feira (18), atendendo 343.899 famílias no Rio Grande do Norte. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) vai transferir R$ 60,3 milhões, com o valor médio de R$ 175,57 por benefício.

Em todo o País, cerca de 13,7 milhões de famílias brasileiras receberão o benefício com valor total de R$ 2,4 bilhões. Neste mês, mais uma vez a fila de entrada para o programa foi zerada e 327,6 mil novas famílias foram incluídas. O programa é voltado para as famílias mais pobres do país. Os beneficiários recebem o dinheiro mensalmente e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de Saúde e Educação.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, as medidas protegem as famílias mais vulneráveis. “Isso é o resultado de um processo de melhoria de governança do programa, combatendo fraudes, retirando pessoas que recebiam indevidamente e fazendo com que os recursos do Bolsa Família cheguem nas mãos daquelas famílias que realmente necessitam de uma transferência de renda para viver com mais dignidade”, explica.

Para saber o dia em que poderá sacar, o beneficiário deve conferir o Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão do programa. Os que terminam com final 1 podem sacar no primeiro dia do pagamento. Os com final 2, no segundo dia e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por um período de três meses.

Fonte: Blog do BG / Via RN POLITICA EM DIA

sábado, 23 de junho de 2018

FACHIN MANDA ARQUIVAR PEDIDO DE LIBERDADE DE LULA

O ministro Luiz Edson Fachin determinou nesta sexta-feira (22) o arquivamento de pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual houve pleito alternativo de prisão domiciliar nesta semana. O julgamento estava marcado para a próxima terça (26).

Fachin entendeu que como o Tribunal Regional Federal da QUarta Região (TRF-4) rejeitou enviar recurso contra a condenação de Lula ao Supremo, o pedido da defesa ficou “prejudicado”.

“Verifico a inadmissão superveniente do aludido recurso excepcional, providência que acarreta a alteração do quadro processual e, a meu ver, revela a indispensabilidade de prévio cotejo e debate da decisão proferida pela Vice-Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região mediante o respectivo agravo em recurso extraordinário. Vale dizer, o exame do recurso extraordinário referido pela defesa, no atual cenário processual, imprescinde da propositura e provimento de recurso próprio”, decidiu o ministro.

Condenado a 12 anos e 1 mês, em regime inicialmente fechado, Lula está preso desde abril na Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele foi condenado, em segunda instância, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Inicialmente, a defesa de Lula fez um pedido de efeito suspensivo da execução da pena, para o ex-presidente aguardar em liberdade enquanto os recursos são julgados nas instâncias superiores. A defesa também quer que seja suspensa a inelegibilidade gerada com a condenação na segunda instância da Justiça.

Fonte: G1/Diário do Centro do Mundo / Via RN POLITICA EM DIA

É inaceitável que políticos sob suspeita de corrupção sigam na vida pública (Sérgio Moro)

Resultado de imagem para é inaceitável que políticos sob suspeita de corrupção sigam na vida pública

Três seleções, duas vagas; veja as contas do Brasil para seguir na Copa


O Brasil terminou a segunda rodada do Grupo E na liderança e ficou a um empate com a Sérvia, na próxima quarta-feira às 15h, para avançar às oitavas de final sem depender do resultado de Suíça x Costa Rica, que jogarão na mesma data e horário. Os costarriquenhos já estão eliminados e a disputa será de três seleções por duas vagas. Simule os resultados clicando aqui e confira os possíveis cenários abaixo:
VITÓRIA BRASILEIRA
Se vencer a Sérvia, em Moscou, o Brasil estará classificado e eliminará o adversário, atualmente terceiro colocado. Neste cenário, a Seleção terminará na ponta caso a Suíça não derrote a eliminada Costa Rica por saldo maior de gols – atualmente, a vantagem brasileira é de um gol (2 a 1).
EMPATE ENTRE BRASIL E SÉRVIA
O empate garantirá o Brasil nas oitavas. Neste cenário, será primeiro colocado se a Suíça não derrotar a Costa Rica por ter vantagem no saldo de gols. Empatando, a Sérvia só se classificará se os suíços perderem por mais de um gol de diferença.
DERROTA DO BRASIL
No pior dos cenários, a Seleção dependerá de uma derrota da Suíça para os eliminados costarriquenhos por diferença igual ou superior à do Brasil. A equipe da Sérvia se classifica independentemente do resultado da outra partida do grupo.
Via Blog Pádua Campos

Charge do dia

NOTÍCIAS DA HORA...

Deputado solicita retorno do pagamento de energia em casas lotéricas





























O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) solicitou entendimento entre a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) e a Caixa Econômica Federal para que as casas lotéricas do Estado possam voltar a receber pagamentos de energia.

A solicitação foi feita nesta quinta-feira (21), na Assembleia Legislativa, durante pronunciamento sobre a questão, ocasionada, segundo ele, por impasse entre a empresa e a instituição financeira.
"Durante as nossas andanças pelo interior, as reclamações são muitas. Muitas pessoas não têm mais como pagar a conta de energia nos municípios onde vivem. Isso porque, nos municípios menores, as casas lotéricas são os únicos locais para efetuar-se o pagamento, prejudicando milhares de potiguares", explicou o parlamentar em sua fala no legislativo estadual.

De acordo com Gustavo Carvalho, o contrato entre a Cosern e Caixa Econômica foi encerrado em 31 de maio e, em razão de impasse, não foi renovado. Em suas palavras, "enquanto elas não se entendem, a população sofre as consequências".

O deputado ainda chamou a atenção, na sessão plenária, para a possibilidade de inadimplência em virtude da dificuldade imposta para o pagamento das contas por parte dos usuários.

Via Política Pauferrense

Mais de 180 mil potiguares podem sacar o PIS/Pasep

Um total de 182 mil potiguares tem até o próximo dia 29 de junho para sacar o dinheiro da cota do PIS/Pasep. Nessa primeira etapa poderão sacar pessoas com 57 a 59 anos, correntistas ou não da Caixa Econômica Federal, responsável pelo PIS (setor privado), ou do Banco do Brasil, relativo ao Pasep (setor público).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a estimativa projetada é que seja movimentado no Rio Grande do Norte um valor próximo a R$ 174 milhões com os saques. As agências da Caixa estarão abertas de segunda a sexta-feira em horário normal, das 10h às 16h, para receber os beneficiários.
Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/Pasep entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação. A cota PIS/Pasep é diferente do abono, este pago todo ano para quem trabalhou com carteira assinada no ano-base e teve renda de até dois salários mínimos.
O calendário foi anunciado após o presidente Michel Temer sancionar lei e assinar decreto liberando o dinheiro para cotistas de todas as idades. A lei abriu uma janela temporal para que todos os cotistas do PIS possam realizar o saque dos valores constantes nas contas individuais. Até o dia 28 de setembro todos os cotistas terão direito ao saque. Os cotistas seguirão o calendário escalonado de pagamentos. As demais regras de saque das cotas do PIS não foram modificadas.

Via Blog do JP

Polícia Militar do RN comemora 184 anos de criação

Ontem, dia 20, a Polícia Militar do RN realizou solenidade alusiva aos 184 anos de criação da instituição, fundada em 27 de junho de 1834. O evento aconteceu no Centro de Convenções, em Natal, e reuniu cerca de 1.200 participantes, entre agraciados e convidados.
Durante a cerimônia, a PMRN homenageou mais de 200 personalidades militares, civis, autoridades políticas, jurídicas e secretários de Estado que contribuíram e se destacaram no desempenho profissional e operacional no RN. Na ocasião, foram entregues 92 medalhas de mérito profissional, denominadas “Coronel PM Bento Manoel de Medeiros”, 103 medalhas mérito policial “Luiz Gonzaga” e 21 diplomas “Amigo da Polícia Militar”.
Composta na atualidade por variados órgãos e serviços especializados, a Polícia Militar habita em todos os municípios do Estado do Rio Grande do Norte e conta com efetivo aproximado de 8.500 homens e mulheres que executam diuturnamente o policiamento ostensivo geral, com vistas a garantir a ordem, a segurança pública e a tranquilidade dos cidadãos sempre respeitando os Direitos Humanos.
O Coronel PM Osmar de Oliveira, atual Comandante Geral da PMRN, lembrou que a PM está presente nos 167 municípios potiguares, sempre integrada com as forças de segurança no âmbito estadual e federal para servir e proteger a sociedade do RN. “Lutamos e trabalhamos por uma sociedade melhor. Sabemos da nossa realidade operacional, mas também sabemos da nossa dedicação, garra e determinação em proteger o povo potiguar e dos esforços do governo em proporcionar melhores condições a nossa grande família, que é a Polícia Militar”, disse.
O Governador do Estado Robinson Faria também esteve presente no evento e durante o seu discurso disse que em breve deverá realizar concurso público para ingresso na corporação com vagas para praças e oficiais.

Via Blog do Capote

JUSTIÇA HOMOLOGA DELAÇÃO PREMIADA DO EX-MINISTRO PALOCCI


O desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, homologou nesta sexta (22) os depoimentos de delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci com a Polícia Federal (PF).

Os depoimentos estão em segredo de Justiça, e o conteúdo não foi divulgado. Palocci está preso desde setembro de 2016 em função das investigações da Operação Lava Jato.

Via Caraúbas News