terça-feira, 23 de abril de 2024

PERSONAL NEGA QUE GRACYANNE TENHA TRAÍDO BELO: ''JÁ ESTAVAM SEPARADO''

REDAÇÃO ITAJÁ TV


A defesa do personal trainer Gilson de Oliveira negou, nesta segunda-feira 22, que ele tenha sido o pivô da separação entre Belo e Gracyanne Barbosa.

Joabs Sobrinho, advogado que representa Gilson, afirmou que, quando ele viveu um relacionamento com a influenciadora, ela já havia terminado seu casamento com o cantor de pagode.

“Não foi nesse termo de traição”, declarou Sobrinho. “Ela e o Belo já estavam separados já tinha mais de oito meses. Ela começou a se envolver com Gilson, só que com isso usaram um rapaz de bode expiatório”, acusou o advogado.

Segundo o representante do personal, Belo sempre soube do caso de Gracyanne com Gilson. Ele conta que os dois viviam sob o mesmo teto só porque haviam acabado de comprar uma casa.

“O Belo sempre soube que ela tava com Gilson. Nunca foi escondido”, disse. “Ela estava separada do Belo de corpos. Só estava na mesma casa, porque eles têm negócio juntos. Ela tinha acabado de comprar a casa, não ia sair de qualquer maneira.”

Gilson tem recebido ameaças

Após ter sido apontado como pivô da separação de Belo e Gracyanne, Gilson de Oliveira passou a ser alvo de ameaças, conforme declarou seu advogado à CNN.

“Está tudo distorcido, uma porção de inveracidade. O rapaz está sendo ameaçado. O rapaz tá sendo humilhado”, afirmou sobrinho. “As coisas estão pior piorando cada vez mais para ele e ele resolveu falar.”

Os dois prometem revelar todos os detalhes do caso em uma live que irá ao ar na terça-feira (23), às 19h, no canal de Joabs Sobrinho no YouTube. A transmissão constará com a apresentação do ator Raul Gazolla, de “Deus Nos Acuda” e “Travessia”.

Traição é estratégia de Belo, acusa advogado

O advogado acusa ainda Belo de ter inventado a história da traição para promover o primeiro show da turnê “Sow3t0”, que marca os 30 anos da banda que o revelou e começou na sexta-feira 19 em São Paulo. A separação de Belo e Gracyanne foi confirmada na quinta-feira 18.

“Fizeram uma armação muito grande em cima dessa situação”, defende Sobrinho. “Leo Dias, como é muito amigo do Belo, resolveu, um dia antes do lançamento da turnê do Belo, lançar isso na mídia para promover o cantor. O showzinho dele não ia ter a repercussão que teve colocando uma traição no meio. Daqui a pouquinho vem uma música e ele acaba fazendo mais sucesso ainda.”

A assessoria de imprensa que atende Gracyanne Barbosa e Belo não respondeu. A matéria será atualizada caso haja um posicionamento do ex-casal.

Belo chorou durante o primeiro show da turnê revival do Soweto, no Allianz Parque. O pagodeiro tentava cantar “Reinventar”, um de seus maiores sucessos, quando foi às lágrimas.


“Eu só estou aqui por vocês”, declarou Belo antes de começar a música.

Com informações da CNN Brasil

ESTUDANTES: ACIDENTE ENTRE VAN ESCOLAR E RETROESCAVADEIRA DEIXA MORTOS NESTA NOITE ENTRE PAULISTA E SÃO BENTO

Via RN POLITICA EM DIA

O acidente ocorreu na rodovia estadual PB-293, entre as cidades de São Bento e Paulista.













No início da noite desta segunda-feira (22), um trágico acidente entre uma van que transportava estudantes e uma retroescavadeira ceifou ao menos duas vidas, deixando ainda diversas pessoas feridas, no Sertão da Paraíba. O acidente ocorreu na rodovia estadual PB-293, entre as cidades de São Bento e Paulista.

Conforme informações repassadas ao Patosonline.com pelo comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros de São Bento, Tenente Anderson, no local do acidente foi constatado uma vítima fatal de imediato.

A vítima que foi a óbito no local seria um garoto de apenas 11 anos de idade, identificado por Erick, filho da secretária de saúde de Paulista. Outra adolescente, Letícia Almeida, de 17 anos, faleceu ao dar entrada no Hospital. 

A van envolvida no acidente era contratada pelos pais para o transporte de crianças até uma escola particular em São Bento. Conforme informações preliminares, a retroescavadeira com a qual a van colidiu teria apresentado problemas mecânicos e estava parada na via no momento da tragédia, sem a devida sinalização. Após a colisão, a van capotou.

Fonte: Patos Online

Foto: Reprodução

TÍTULO NOSSO

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Barragem Umari começa a sangrar em Upanema-RN

Via João Moacir

A barragem Umari, terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte, começou a sangrar no final da tarde deste domingo (21) em Upanema. A última vez que o reservatório sangrou foi em 09 de abril de 2023.

O reservatório possui capacidade para acumular cerca de 292.813.650 m³.

Fonte: BG

Homem morre afogado ao tentar salvar filho no interior do RN


Um homem, identificado como Ronaldo Campos, de 30 anos, morreu após se afogar no rio Piranhas-Açu, no município de Pendências. O caso aconteceu no último domingo (21), quando o homem estava em um momento de pescaria com os filhos e acabou sendo levado pela correnteza após salvar o filho do afogamento.

Segundo informações, um dos filhos de Ronaldo estava nas proximidades do rio quando acabou caindo na água. A vítima entrou no rio e conseguiu salvar o filho, mas como não sabia nadar acabou se afogando. Ronaldo era natural de Campina Grande na Paraíba e trabalhava em uma fazenda de camarão em Pendências.

O corpo de Ronaldo foi encontrado horas depois por mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar.

Via Jair Sampaio


Prazo para pedir o Título de Eleitor e ficar apto para votar nas eleições 2024 é o dia 8 de Maio

Via Barriguda News

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para chamar a atenção para o tema, foi levado para a Avenida Paulista, região central da capital, neste domingo (21), um título de eleitor em tamanho gigante. A réplica do documento é um lembrete de que o prazo para pedir o título e ficar apto para votar nas eleições de 2024 é o dia 8 de maio.

Homenagem

Os dados do documento gigante são de Edson Luís, estudante assassinado por agentes da ditadura militar em 1968 quando tinha 18 anos de idade. “O Edson não era necessariamente um jovem político, ele não estava brigando por política, por algum partido específico, por uma pauta específica, ele estava brigando por comida, melhorias no bandejão, e ele foi assassinado num confronto com a polícia, numa repressão a essa manifestação que estavam fazendo”, detalha o sociólogo e coordenador da campanha, Hércules Laino.

O estudante não tinha título de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam retomadas em 1989, após grandes mobilizações populares. “Fazer esse título para ele é simbólico. É um ensejo para a gente poder voltar nessa discussão sobre a importância de ter o nosso título, a importância da gente votar, de fortalecer a democracia, porque ela é frágil”, explica Laino a respeito da escolha do nome de Edson para a homenagem.


Democracia frágil

Essa é uma discussão importante de se fazer, segundo o sociólogo, com a juventude de hoje, que não viveu a repressão da ditadura, especialmente com os ataques feitos às democracias pela extrema direita em todo o mundo. “A gente traz um pouco de toda essa história juntos, todas essas questões sobre a fragilidade da democracia, ainda mais num contexto atual, não só brasileiro, mas na América Latina e mundial com alguns governantes um pouco mais conservadores, que têm tendência a flertar com o autoritarismo”, diz.

Nos próximos dias, o título de Edson Luís deve percorrer outros pontos da capital paulista que reúnem jovens. “A gente conversa com os jovens para incentivar a votar, explicar como é esse processo para tirar o título, sobre a obrigatoriedade da biometria. Também conversamos com alguns adultos - pais, tios - para eles conversarem com filhos e sobrinhos sobre a importância disso”, acrescenta.

A campanha é promovida pelas seguintes organizações: Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.

Como tirar o título

De acordo com os organizadores, a partir dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estão aptos a votar 5,7 milhões de jovens, de 16 a 18 anos.

Para tirar o título pela primeira vez é necessário buscar um Cartório Eleitoral no mesmo estado em que mora, com documento oficial com foto e comprovante de residência. Pessoas do gênero masculino que completem 19 anos de idade neste ano devem apresentar ainda o comprovante de quitação militar.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fernando Cavalcanti

CURRAIS NOVOS: DESAPARECIDA!

 

CÓLERA: BRASIL REGISTRA PRIMEIRO CASO LOCAL DE DOENÇA APÓS 18 ANOS

Via RN POLITICA EM DIA

Caso de cólera foi registrado na cidade de Salvador; doença está ligada diretamente ao saneamento básico e a higiene.

O Brasil divulgou o primeiro caso autóctone de cólera em 18 anos. Situação em que o paciente contraiu a doença localmente, sem ter viajado para áreas afetadas. O registro ocorreu na cidade de Salvador, Bahia, conforme divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente em uma nota técnica na sexta-feira (19/4).

O caso foi diagnosticado em um homem de 60 anos, morador da capital baiana, cuja infecção foi confirmada por testes laboratoriais. Segundo a secretaria, o paciente não possui histórico de viagens para países onde a cólera é endêmica, nem teve contato conhecido com outras pessoas infectadas.

Autoridades de saúde destacaram que, até o momento, este caso isolado não desencadeou um surto da doença em Salvador. Equipes locais de saúde realizaram uma investigação minuciosa, identificando e monitorando as pessoas que tiveram contato próximo com o paciente infectado, sem encontrar evidências adicionais de transmissão.

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae e é transmitida principalmente por água ou alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia grave e desidratação rápida, podendo ser fatal se não tratada adequadamente.

Apesar do caso, as autoridades de saúde afirmam que estão tomando medidas preventivas rigorosas para evitar a propagação da doença. A população foi orientada a manter práticas de higiene adequadas e a procurar assistência médica imediata em caso de sintomas suspeitos.

Fonte: Ravenna Alves/Metrópoles

Foto: Getty Images

VACINAÇÃO: Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

VACINE-SE!


Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou oficialmente no dia 25 de março.

“A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários”, disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Os estados com as menores porcentagens da população vacinada são o Distrito Federal (13,78%), Mato Grosso do Sul (14,18%), Mato Grosso (14,36%), Bahia (14,92%) e Rio de Janeiro (17,76%).

Em 2024, a vacinação contra a influenza acontecerá no primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Neste ano, a composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Via Blog do Professor Escolástico

Furto de cabos compromete abastecimento de água em bairros de Parnamirim

Via Blog de Olho no RN

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Na tarde deste domingo (21), a Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (Caern) informou que o abastecimento de água para dois bairros da cidade de Parnamirim estão comprometidos, após uma ação criminosa que danificou equipamentos da Companhia.

De acordo com o comunicado, “os bairros Rosa dos Ventos e Santos Reis, em Parnamirim, estão com o abastecimento reduzido na tarde deste domingo (21), em razão de furto de cabos e depredação de equipamentos do poço 11”.

A Caern informou que já iniciou o trabalho para que o problema seja sanado o quanto antes, mas prevê que a conclusão do serviço não será feita ainda hoje.

“A Caern já está tomando as providências necessárias para restabelecer o funcionamento do sistema. A previsão é que o serviço seja concluído na tarde desta segunda-feira (22). Após o reparo, será preciso aguardar um prazo de até 24 horas para que o abastecimento esteja completamente normalizado.

Novo Notícias


FÓRMULA 1: MAX VERSTAPPEN QUEBRA TABU E VENCE GP DA CHINA PELA PRIMEIRA VEZ

 

Max Verstappen confirmou o favoritismo e venceu neste domingo (21) o Grande Prêmio da China. A etapa em Xangai foi a quinta da temporada 2024 da Fórmula 1. O Cola no Grid repercute a prova – assista acima. Foi a quarta vitória do holandês da Red Bull na temporada, repetindo os desempenhos de Bahrein, Arábia Saudita e Japão.


De quebra, foi a primeira vitória dele na China – até então, o melhor desempenho de Verstapppen em Xangai havia sido o terceiro lugar em 2017. Lando Norris (McLaren) e Sergio Pérez (Red Bull) completaram o pódio, respectivamente em segundo e terceiro lugares.


*Confira os cincos primeiros colocados:

1- Max Verstappen (HOL/Red Bull)

2- Lando Norris (GBR/McLaren)

3- Sergio Pérez (MEX/Red Bull)

4- Charles Leclerc (MON/Ferrari)

5- Carlos Sainz (ESP/Ferrari)


Via Blog do Miquéas Capuxú

Blog JS - PREJUÍZO: Carreta carregada com bebidas pega fogo na BR-304, na Grande Natal. Confira

Um incêndio atingiu uma carreta carregada com bebidas, na manhã deste domingo (21), na BR-304, em Macaíba, na Grande Natal. Ninguém se feriu.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte informou que foi acionado ao local e iniciou o combate às chamas por volta das 11h.

Ainda segundo os bombeiros, o fogo se concentrou na cabine e atingiu parte da carga do veículo.

As possíveis causas do incêndio não foram informadas pela corporação até a última atualização desta matéria.

G1-RN

domingo, 21 de abril de 2024

Anvisa mantém a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Via Blog do FM

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou, nesta sexta-feira (19/4), maioria para manter proibido os cigarros eletrônicos no Brasil. A norma aprovada substitui a resolução estipulada em 2009, endurecendo as regras atuais.

O texto proíbe a produção, armazenamento, distribuição e transporte dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), vapes, pods, entre outros, no país.

Metrópoles

MULHER MORRE VÍTIMA DE QUEDA DE MOTO NA RN-087

Via Passando na Hora


Na manhã deste domingo, 21 de abril, um trágico acidente foi registrado no Sítio Santa Rita, zona rural de Lagoa Nova, próximo à RN-087.

Maria das Vitórias, de 49 anos, veio a óbito após sofrer uma queda enquanto trafegava em uma estrada vicinal que dá acesso ao Bar e Restaurante Boa Vista.

Segundo informações, Maria das Vitórias pilotava sua motocicleta, modelo Biz, quando perdeu o controle e caiu, resultando em ferimentos fatais.

A polícia de trânsito foi acionada e estava no local isolando a área do acidente, aguardando a chegada do ITEP para os procedimentos necessários.


Fotos: O Comunicador/ Roberto Paixão

Governo do RN promove mais 236 profissionais da segurança pública

Imagem: reprodução















A governadora Fátima Bezerra promoveu, nesta sexta-feira (19), um total de 236 profissionais da segurança pública do estado, entre oficiais e praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e do Corpo de Bombeiros Militar. A promoção saiu no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

"Acabo de assinar o ato autorizando aos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para que a gente dê continuidade a nossa política de valorização dos profissionais da área de segurança, portanto mais promoções para os nossos policiais militares e bombeiros militares, no caso, praças e oficiais", comemora a governadora Fátima. Sob sua gestão já foram realizadas 14.924 promoções entre oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

"Hoje são 195 praças e 10 oficiais, totalizando 13.793 promoções na Polícia Militar durante a primeira e segunda gestão do Governo Fátima, demonstrando total valorização para os profissionais de segurança pública da polícia militar", afirma o Coronel Alarico Azevedo, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Por parte dos bombeiros militares, foram promovidos 25 praças e seis oficiais, totalizando  1.131 ao todo, "mais do que o efetivo previsto em lei", ressalta o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel Luiz Monteiro.

"São mais de quatorze mil promoções, demonstrando uma política de valorização de recursos humanos, uma valorização que antes os militares estaduais tinham que entrar na justiça para ser promovidos e implantarem ao salário, e hoje está sendo dado o direito deles no tempo certo", enfatiza o Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo.

A promoção inclui terceiros sargentos, segundos e primeiros subtenentes, além de coronéis, tenentes-coronéis e majores da Polícia Militar; e também subtenentes, primeiros, segundos e terceiros sargentos, mais os oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.


Via Alex Silva Assú

 

Operação Policial intensifica combate ao tráfico em Governador Dix-Sept Rosado

Na tarde deste sábado (20/04), uma ação coordenada entre as equipes da Força Tática e da ROCAM resultou em uma significativa apreensão na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, marcando mais uma fase da operação contínua para combater o tráfico de drogas e a atuação de facções criminosas na região.

Após investigações e denúncias recebidas, as autoridades identificaram um intenso movimento suspeito em duas residências da cidade. Durante as abordagens, confirmou-se a presença de atividades ilegais. Carlos Matheus Souza de Araújo, 23 anos, e Matheus Vitor Gomes da Silva, 21 anos, foram detidos em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

No local, a polícia apreendeu um revólver calibre 32 com 15 munições, uma espingarda calibre 12 com uma munição, 60 pedras de crack, 7 papelotes de cocaína e 5 smartphones. Os itens apreendidos destacam a gravidade das operações criminosas desenvolvidas pelos suspeitos.

Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Plantão, onde foram tomadas as providências legais e encaminhados ao sistema prisional. Essa operação reforça o compromisso das forças de segurança com a paz e a ordem pública, mostrando resultados concretos na luta contra o crime organizado na cidade.

Via Folha Potiguar

Aposta do RJ leva sozinha prêmio de R$ 102 milhões da Mega-Sena.

Via Blog Márcio Melo

O sorteio do concurso 2.715 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (20), em São Paulo. Uma aposta do Rio de Janeiro (RJ) acertou as seis dezenas e levou sozinha o prêmio de R$ 102.128.925,42.

Veja os números sorteados: 07 – 19 – 25 – 46 – 50 – 53

De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta vencedora foi realizada presencialmente, em uma casa lotérica na capital fluminense. O jogador fez uma aposta simples, de seis números, e optou pela teimosinha.

  • 5 acertos – 145 apostas ganhadoras: R$ 40.570,78
  • 4 acertos – 8.367 apostas ganhadoras: R$ 1.004,41


* G1

sábado, 20 de abril de 2024

Colisão entre carretas de combustível e de gás de cozinha deixa uma pessoa morta na BR-101 na Grande Natal

Um acidente entre dois caminhões foi registrado na manhã deste sábado (20), na BR-101, entre Goianinha e São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. Um homem que estava em um dos veículos morreu na hora. Ele foi identificado como Clenilton dos Santos Feitosa.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, tudo começou quando um carro, ainda não identificado, saiu de uma estrada às margens da BR-101 e entrou na rodovia. O motorista de um caminhão foi surpreendido e perdeu o controle do veículo.

Com o primeiro acidente, o condutor da carreta que transportava combustível precisou frear. No entanto, o motorista que vinha atrás, transportando gás de cozinha, não conseguiu parar e bateu na traseira. O condutor do terceiro caminhão sofreu ferimentos e foi encaminhado para Natal pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No veículo, um homem estava como carona e não resistiu aos ferimentos provocados pela batida. Ele morreu na hora. A vítima, que morava em Canguaretama, trabalhava na empresa que transporta gás de cozinha e deixou três filhos. O condutor da carreta de combustível não se feriu.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada do homem das ferragens. Contudo, o trabalho só poderia ser realizado após a remoção do combustível da carreta devido ao risco de explosão. Para isso, foi necessário interromper totalmente o fluxo no sentido São José de Mipibu.

Como houve vazamento de combustível do tanque de um dos veículos, o Idema também foi acionado para avaliar se houve algum dano ambiental. O caso será investigado pela Polícia Civil. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi acionado para fazer o recolhimento do corpo da vítima.

Via Blog da Gláucia Lima

Thales de Popó recebe o apoio de Audery Fernandes em Patu

Via Blog do João Marcolino

Projeto que cresce em Patu.

Construindo conosco um projeto de avanço para a nossa cidade!

Recebemos o abraço a um novo ideal para Patu do amigo e comunicador Audery Fernandes.

Grande força no meio da comunicação, Audery já foi candidato a vereador, obtendo votação expressiva, chega ao nosso projeto com muita empolgação, alegria e experiência de trabalho, além de um grande carinho da nossa população, juntos construiremos uma cidade com avanços significativos em todas as áreas, obrigado pela força!

#ThalesDePopó #JuntosSomosMaisFortes #BoraPraCima #UnidosPorPatu #ForcaeUniao

Acidente de trânsito na zona rural de Mossoró deixa uma pessoa morta e quatro feridas

Via Catolé Agora

ebdefa82-0dc6-413a-b733-235ab0d78f22


f671362d-190e-40c3-938a-2a98cf631b05A


eab77d9b-c37d-40a6-a644-daf1c84c43f3-286x330

Um trágico acidente de trânsito, ocorrido na noite desta sexta-feira, 19 de abril de 2024, deixou um salto de uma pessoa morta e outras quatro feridas. O sinistro aconteceu por volta das 20h20min, na RN-013 sentido Tibau, na altura do Assentamento Jurema, zona rural de Mossoró e envolveu uma Trailblazer e um Fiat Uno Way.


De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, que atendeu a ocorrência, os dois veículos trafegavam no mesmo sentido em direção à Tibau. O motorista da Trailblazer, que viajava sozinho, colidiu violentamente na traseira do Fiat Uno, ocupado por quatro pessoas da mesma família. Os dois veículos saíram da pista e capotaram várias vezes.


No Fiat Uno viajavam: Valeska Gonzaga Rebouças, seu marido Francisco Hudson Targino, a filhinha do casal Maria Fernanda Targino e Ana Cleide Pereira Medeiros, madrasta de Valeska. Ana Cleide, que estava no banco de trás, foi arremessada para fora do carro e morreu no local.


FIM DA LINHA

Governo do RN sanciona lei que cria 180 cargos no Idema com salários a partir de R$ 4,8 mil

Via Apodi Agora

Sede Idema RN Fachada — Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que cria 180 cargos efetivos no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O texto foi publicado nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado.


Segundo a lei, todos os cargos terão salário inicial de R$ 4.882,69, podendo chegar a R$ 7.655,42 de acordo com o nível de progressão na carreira.

Apesar da criação das vagas e da previsão de concurso, na lei, o governo do estado e o Idema ainda não têm um prazo para lançamento de edital.

Os cargos criados são de nível superior e distribuídos da seguinte forma:
113 cargos de Analista Ambiental
27 cargos de Analista Administrativo
40 cargos de Fiscal Ambiental

Analista Ambiental
A lei prevê que o Analista Ambiental deverá atuar em áreas ligadas à atividade-fim do órgão ambiental do estado. Entre outras tarefas, os profissionais deverão elaborar e executar planejamento ambiental, organizacional e estratégico; definir padrões e parâmetros ambientais; regular, licenciar e avaliar impactos ambientais e auditoria ambiental; analisar estudos e projetos ambientais inerentes ao processo de licenciamento ambiental; emitir relatórios, pareceres técnicos e realizar perícias técnicas; analisar, ordenar e gerir recursos florestais; e conservar ecossistemas e espécies.

Os cargos de Analista Ambiental serão distribuídos em diferentes áreas de conhecimento, como: biologia; geografia; agronomia; engenharia ambiental; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia química; geologia; arquitetura; engenharia civil; engenharia de petróleo e gás; gestão ambiental; oceanografia; entre outras áreas correlatas.

Analista Administrativos
Os analistas administrativos serão mais ligados à burocracia do órgão, responsáveis por planejar, elaborar e executar atividades relacionadas com recursos humanos; estrutura organizacional; planejamento, orçamento, patrimônio e material; informar e documentar processos, compras, e finanças; elaborar o orçamento anual e suas reformulações; acompanhar a execução e fiscalização de contratos e convênios; prestar apoio técnico na preparação de Audiências Públicas e reuniões técnicas internas; emitir relatórios estatísticos; entre outras funções.

Os cargos serão distribuídos em áreas de conhecimento como administração; biblioteconomia; contabilidade; economia; jornalismo; direito; e áreas correlatas.

Fiscal Ambiental
Já o Fiscal Ambiental, segundo a lei, deverá executar tarefas relacionadas ao poder de polícia ambiental, como fiscalizações de atividades e obras capazes de provocar a degradação ambiental, realizar apreensão de bens materiais e instrumentos utilizados na prática de infração ambiental; suspender e embargar de obras ou atividades que se enquadram como infrações ambientais; elaborar relatórios de vistoria e autos de constatação; lavrar autos de infração ambiental e instaurar processo administrativo relativo a infrações administrativas ambientais; e fiscalizar e monitorar as atividades autorizadas ou licenciadas, conferindo o cumprimento das condicionantes e das validades do documentos.

Acima do limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo ainda aguarda uma autorização do Tribunal de Contas do Estado para conseguir fazer o concurso público para o órgão ambiental.

Fonte: G1