segunda-feira, 18 de março de 2019

Psicopedagoga Karythya Mayara - Dicas Psicopedagógicas para potencializar a aprendizagem de pessoas com SÍNDROME DE DOWN

Imagem

Dia 21 de março comemora- se o dia Internacional da Síndrome de Down. Sendo uma data muito importante, pois possibilita as pessoas obterem mais informações acerca desse tema, possibilitando assim, mais conhecimento, consciência e menos preconceito. Pois, todos têm o direito à uma Educação. E para isso, precisamos estar preparados para possibilitar a Inclusão.

A evolução na aprendizagem das pessoas com essa Síndrome, tem sido bem significativa, mas, para isso acontecer é preciso que eles sejam inseridos na sociedade, pois apesar de os seus níveis de desenvolvimento serem mais lento, porém com estímulos, eles conseguem alcançar resultados bem positivos e assim, eles vem avançado.
Então, 
Acredite!
Estimule!
Potencialize!

"Todos são capazes de aprender".

Por que as pessoas com Síndrome de Down apresentam dificuldades na aprendizagem?

Pessoas com Síndrome de Down apresentam dificuldades na aprendizagem escolar principalmente, por causa da Deficiência Intelectual que é uma característica da síndrome, apresentando assim, dificuldades na memorização, raciocínio lógico, linguagem, motricidade, socialização e autonomia.
O que fazer para ajudá- los?
Para ajudar é preciso um diferenciado no processo de aprendizagem. 
O suporte oferecido para esses, deve ser pensado de forma individualizada, ou seja, de acordo com o perfil de potencialidades e dificuldades cognitivas e comportamentais de cada um.

Segue algumas dicas para facilitar o processo de aprendizagem:
-Adapte o conteúdo ao nível de conhecimento da pessoa;
-Ofereça suporte/apoio físico ou visual sempre que necessário;
-Divida o conteúdo a ser ensinado e trabalhe um tópico de cada vez;
-Use linguagem simples e clara;
-Utilize bastante recursos concretos;
-Repita, quantas vezes for necessário, a memorização do conteúdo depende de muita prática;
O Psicopedagogo é o profissional que irá ajudar nesse processo da aprendizagem, com estímulos, orientações e acompanhamento. Durante as terapias, desenvolvemos o prazer do aprender e resgatar as lacunas de aprendizagens. Lembrando que , a parceria entre família e o Psicopedagogo faz a diferença para alcançarmos resultados eficazes.
Imagem
Conhece alguém com essa Síndrome?
Precisa de ajuda?
Posso ajudar.

Quer saber mais?
Entre em contato.

Psicopedagoga Karythya Mayara

Via O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).