sábado, 3 de novembro de 2018

ENEM 2018: No RN, 124 mil devem fazer as provas; portões fecham ao meio-dia

Via Blog do FM

ESTUDANTES FAZEM PROVA DO ENEM. (FOTO:WILSON DIAS/ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)
No próximo domingo (4), 5,5 milhões de brasileiros prestam o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. No Rio Grande do Norte, 124.046 pessoas se inscreveram para a prova, principal forma de entrada para o ensino superior no país. Ao todo, serão 221 locais de prova, divididos em 40 municípios do Estado. Os cartões de confirmação de inscrição, que possuem o local de prova do candidato, já estão disponíveis na internet, apesar de 1,1 milhão de candidatos ainda não terem acessado seus cartões, para conferir o local da prova. No RN, que não se integra ao horário de verão, os portões se abrem para os candidatos às 11h e fecham ao meio-dia, hora local.
No primeiro dia, os candidatos fazem as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 11, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Durante os dois dias de prova, 1,2 mil agentes da Polícia Militar estarão espalhados por todo o Estado para reforçar a segurança e garantir que a aplicação da prova transcorra sem problemas.
Este ano, o efetivo de policiais participando da segurança do Enem será superior ao do ano passado, quando 900 PMs participaram da operação. A ideia, de acordo com o tenente-coronel Castelo Branco, responsável pela operação, é iniciá-la ainda no sábado pela manhã, locomovendo os agentes para as cidades pólo onde serão aplicadas as provas, como Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.
Em todos os locais de prova, haverá detectores de metal para evitar possíveis fraudes por parte dos candidatos. “Nosso Estado é um dos mais tranquilos porque conseguimos manter policiamento em todos os locais do Estado. Ocorrências são bastante raras e geralmente sem serem ligadas à segurança pública. São mais questões ligadas à estrutura dos locais”, afirma Castelo Branco.
Além da segurança pública, outra área que terá reforços será a de transporte público que, no dia do Exame, vai funcionar em uma operação especial, com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Dessa forma, as linhas de ônibus que costumam passar pela praia aos domingos vão seguir o seu trajeto normal da semana nos dias 4 e 11.
Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). “A STTU recomenda que o estudante aproveite o feriado prolongado para ir conhecer o seu local de prova, o caminho a ser percorrido e as linhas de ônibus que passam no local, evitando atrasos no deslocamento”, recomendou a secretaria, através de sua conta no Twitter.
Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).