terça-feira, 9 de maio de 2017

Caern inicia funcionamento da Adutora Emergencial de Caicó


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) começou a operar hoje a Adutora Emergencial de Caicó, construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A adutora foi implantada com o objetivo de reforçar o abastecimento na região Seridó e na semana passada foram concluídos os testes preliminares, antes que o equipamento fosse repassado para a Caern operar.

Segundo a gerente da Regional Seridó da Caern, Rosy Gurgel, a adutora vai atender a cidade de Caicó, com vazão de 374 metros cúbicos por hora. As outras três cidades que também eram atendidas pela Adutora Manoel Torres – Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas – vão continuar sendo abastecidas por sistemas próprios.

Rosy também adiantou que o abastecimento pela Adutora Emergencial será feito em sistema de rodízio, sendo 15 dias de abastecimento para Caicó, alternando com 15 dias de interrupção no abastecimento. Isso para que o abastecimento seja feito para as cidades da Serra de Santana.

A Adutora Emergencial tem 63.134 metros de extensão, com tubulação de 400 milímetros de diâmetro. Ela foi construída como derivada da adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, começando com a conexão na Estação de Bombeamento (EB-02) e seguindo às margens da rodovia RN- 118 que liga Jucurutu a Caicó.

Durante o percurso, a Adutora Emergencial tem duas Estações Elevatórias para bombeamento na localidade. O funcionamento da adutora é feito em sistema de rodízio, porque a mesma captação será responsável também pelo abastecimento da região da Serra de Santana (Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, além de 156 comunidades rurais).

PARADA

No caso de São Fernando e Timbaúba dos Batistas, haverá uma interrupção no abastecimento de água nesta segunda-feira (8) e terça-feira. Essa parada é o tempo necessário para que as cidades, que eram abastecidas pela Adutora Manoel Torres, mudem para o sistema próprio. A Caern está concluindo o serviço de ampliação das estações de tratamento de água nessas duas cidades.

Via Blog Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).