sábado, 11 de março de 2017

Transposição vai beneficiar cerca de 12 milhões de habitantes de quatro Estados do Nordeste


O Projeto de Integração do  Rio São Francisco  é  destinado a assegurar a oferta de água até 2025 a cerca de 12 milhões de habitantes  de pequenas e médias cidades da região do semiárido dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A informação consta de um documento elaborado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e foi divulgado nesta quinta-feira (9) pelo secretário durante entrevista ao Programa Rádio Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação.

Isso será possível com a retirada de 26,4 metros cúbicos por segundo de água o equivalente a 1,4% da vasão garantida  pela barragem de Sobradinho no trecho  do rio onde se dará a captação.  Esse montante hídrico será destinado ao consumo da população urbana de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos quatro Estados do Nordeste setentrional.  Nos anos em que o reservatório  estiver vertendo, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 metros cúbicos por segundo contribuindo para o aumento da garantia da oferta de água para os múltiplos usos.

Para que as águas chegassem à Paraíba, o Governo do Estado vem investindo mais de R$1,5 bilhões em obras complementares ao programa de integração do Rio São Francisco. Sendo no eixo leste 1,2 bilhões, os quais pode-se destacar o Canal Acauã/Araçagi e ainda vários sistemas adutores de esgotamento sanitário.

Esta sexta-feira (10), confirmando-se a previsão do governo federal, entrará para a história do estado da Paraíba. Neste dia, as águas transpostas do Rio São Francisco entram no Rio Paraíba, no município de Monteiro, na Região do Cariri, rumo ao Açude de Boqueirão, no Compartimento da Borborema. E a solenidade de abertura das comportas pelo governo federal terá a presença do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que nos últimos dois anos e quatro meses tratou da crise hídrica no estado como prioridade, atuando como fiscalizador, orientador e aglutinador de forças públicas para viabilizar a conclusão das obras do Eixo Leste do Projeto de Integração e Transposição das Águas do Rio São Francisco.

Paulo Cosme

Via Blog do JBelmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).