segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Procuradores enfatizam que parte dos desvios da Petrobras tiveram como “destino final” conta de Cláudia Cruz

Via O Potiguar

Do Congresso em Foco - Procuradores da República que compõe a força-tarefa da Operação Lava Jato enviaram ao juiz federal Sérgio Moro uma manifestação em que contestam as alegações feitas pela defesa da esposa de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Cláudia Cruz. Na exceção de incompetência, os advogados de Cláudia avaliam a “inexistência” de conexão entre os crimes atribuídos a ela com os fatos investigados na operação da Polícia Federal (PF). O intuito da equipe de defesa era retirar das competências de Moro o processo em que ela é acusada de praticar crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As informações foram divulgadas pelo Estadão na manhã deste domingo (21).

No documento os procuradores enfatizam que está “documentalmente evidenciado” o fluxo financeiro dos valores ilícitos acertados entre a Diretoria Internacional da Petrobras e João Henriques, investigado como operador do PMDB. De acordo com as apurações da Lava Jato, o dinheiro foi “efetivamente recebido por Eduardo Cunha”. Ainda de acordo com a equipe da força-tarefa, os valores ilícitos “tiveram como um dos destinos finais a conta Kopek, controlada por Cláudia Cruz”.
“Ora, em se tratando do mesmo esquema criminoso, da mesma sociedade de economia mista vitimada, do mesmo diretor Internacional corrompido, do mesmo operador de propinas, de um deputado federal pertencente a um dos partidos políticos beneficiados pelo esquema e dos mesmos valores provenientes da Petrobrás que abasteceram a conta titularizada pela esposa do deputado, não é preciso muito esforço cognitivo e argumentativo para concluir que os casos são conexos e devem ser julgados pelo mesmo Juízo, já que assim têm-se um conhecimento integral dos fatos”, destaca o documento assinado pelos procuradores da República Orlando Martello, Diogo Castor de Mattos, Deltan Martinazzo Dallagnol e Jerusa Burmann Viecili.
“O fluxo dessas propinas acertadas em contratos da Petrobrás evidencia que parte desses valores transitaram em conta bancária de Cláudia Cordeiro Cruz, que utilizou tais recursos para pagar cartão de crédito e bancar compras de luxo que fazia no exterior. Por outro lado, a denominada Operação Lava Jato apura a existência de um grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em diversas áreas da Petrobrás, incluindo em boa parte vários contratos celebrados com a Diretoria Internacional da companhia, ocupada por Nestor Cerveró entre 20 de março de 2003 e 7 de março de 2008 e Jorge Luiz Zelada, corréu da referida ação penal, entre 4 de março de 2008 e 20 de julho de 2012”, diz outro trecho da manifestação.
Daniel Menezes Daniel Menezes Saiba Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).