segunda-feira, 18 de julho de 2016

Fiat e Ford despencam em vendas no primeiro semestre de 2016

Vendas das duas montadoras recuam quase 40% no período; Chevrolet e Hyundai também têm baixas, mas ganham participação no mercado.

6eies
Ainda assim, algumas marcas puderam comemorar resultados positivos

O primeiro semestre de 2016 não foi fácil para a indústria automobilística. Segundo os dados da associação de revendedores Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves caíram 25,09% em relação aos primeiros seis meses de 2015, somando 951.206 mil unidades emplacadas contra as 1.269.817 de um ano antes.

Ainda assim, algumas marcas puderam comemorar resultados positivos, como a Chevrolet, que ultrapassou a Fiat e se tornou líder de mercado, respondendo por 16,5% das vendas totais de automóveis no país. Apesar do volume total de vendas da montadora ter encolhido quase 23% no período, os emplacamentos do compacto Onix ajudaram a equilibrar as contas. De janeiro a junho, o modelo se manteve como o carro mais vendido do Brasil e ainda cresceu 22,84%, em relação ao mesmo período de 2015.

Quem subiu

Apesar de as vendas da Hyundai terem recuado 4,5% no primeiro semestre do ano, a montadora cresceu em marketing share e agora responde por 10% das vendas no mercado nacional. O bom desempenho da montadora coreana pode ser atribuído ao compacto HB20, um dos únicos modelos a apresentar alta nos licenciamentos. O hatch feito em Piracicaba (SP) emplacou 55.927 unidades nos primeiros seis meses do ano, um número 8,9% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Outra montadora que também conseguiu equilibrar as contas no período foi a Toyota.  Com apenas 1,4% de recuo nas vendas, a japonesa superou a Ford em vendas e se tornou a quinta marca mais vendida, com um market share de 8,9%. A chegada das novas gerações de Hilux (+2,35%) e SW4 (+ 3,4%) e a renovação da linha Etios, que passou a contar com câmbio automático, ajudaram o desempenho da montadora nos últimos dois meses, mas o grande responsável pelo equilíbrio das contas é o Corolla, que apesar dos constantes aumentos de preço, se manteve entre os modelos mais vendidos do país, mantendo o mesmo patamar de emplacamentos de um ano atrás.

Quem caiu

O ano de 2016 não está sendo nada fácil para a Fiat, que amargou queda de 39,3% em suas vendas e perdeu o título de marca mais vendida do Brasil para a Chevrolet. Vários dos modelos que costumavam ser best-sellers e puxar o bom desempenho da montadora tiveram um grande recuo nas vendas, como Strada, Palio e Uno, cujos licenciamentos recuaram 47,3%, 49% e 58%, respectivamente, no período.

A Ford é outra que acendeu a luz vermelha. Sempre elencada entre as quatro marcas mais vendidas do país, seus emplacamentos também despencaram 40%, enquanto o market share encolheu de 10,5% para 8,4%, números que fizeram a montadora cair da 4ª para a 6ª posição no ranking, ficando atrás de Hyundai e Toyota.

A Volkswagen se manteve como a terceira marca mais vendida, mas também sofreu com o baixo movimento nas lojas. Suas vendas caíram 35,6% no período.

Fonte: Autoesporte / Via Portal Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).