sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Poço artesiano é perfurado no Campus Avançado de Patu

Abastecimento de água

Campus Avançado de Patu, localizado numa região historicamente castigada pela seca, está prestes a resolver um problema que aflige a comunidade acadêmica: a falta de água.
Para amenizar o problema da crise hídrica e oferecer condições dignas aos servidores, a administração UERN vem fornecendo água mineral para consumo no Campus de Patu; porém, uma solução definitiva já vinha sendo buscada junto aos órgãos de combate à seca.
Recentemente, um poço artesiano, com 52 metros de profundidade, foi perfurado noCampus de Patu e a vazão encontrada no referido poço é estimada em 500 a 1000 litros de água/hora.
Por meio de esforços coletivos, com intermédio do Secretário de Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, uma equipe do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) perfurou o poço e encontrou água.
O vice-diretor do Campus de Patu, professor Aluízio Dutra, explica que o Campusamargava a deficiência de água para sua manutenção e dependia, constantemente, de carros-pipa. “Infelizmente, a primeira tentativa da SEMARH não deu certo. Contamos com apoio de várias pessoas que buscaram resolver esse problema. Soubemos que o Município de Patu havia conseguido a perfuração de poços nas comunidades rurais com o DNOCS, e isso nos aproximou. O técnico do DNOCS Carlos Sousa acompanhou a perfuração e foi muito atencioso”, afirmou Aluízio.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, afirma que, apesar da vazão de água não ser tão grande, o fornecimento de água do poço dá para suprir as necessidades do Campus e traz alívio para a comunidade acadêmica.
A Pró-Reitora Adjunta de Administração, professora Elizabeth Veiga, visitou o Campus de Patu em janeiro, para acompanhar de perto todo o processo. Agora, a próxima etapa é a instalação do poço, com aquisição de uma bomba. Também é necessário testar a qualidade da água.
Fonte: www.uern.br / Via Portal do CAP / UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).