quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Mapa de Curtidas: Flamengo domina em Natal; grandes do RN ficam atrás

Mapa curtidas Natal (Foto: Reprodução)
Mapa das curtidas no Rio Grande do Norte: domínio absoluto do Flamengo (Foto: Reprodução)

A hegemonia é rubro-negra em todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte, segundo o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil. O levantamento feito pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook revela a afinidade do torcedor potiguar com o Flamengo. Em Natal a maior quantidade de curtidas é do clube carioca, com 23,5%, e os dois maiores clubes do estado, ABC e América-RN, têm briga acirrada pelo segundo lugar. O Alvinegro vence o rival por 19,4% a 19,2%. O quarto colocado é o Corinthians, com 8,5%.

Das 50 cidades que mais curtem o Mecão, o destaque é para o município de Goianinha, localizado no Agreste do estado. A região, que foi adotada pelo clube americano em 2011, quando passou a disputar os jogos dos Campeonatos Potiguar e Brasileiro no estádio Nazarenão, tem 20,8% das curtidas do clube no RN, ocupando o segundo lugar. Os outros clubes mais curtidos são Flamengo, com 22,4% de curtidas; ABC, com 12,2%; e São Paulo, com 10,6%. Segundo dados do IBGE, 24.889 pessoas vivem na cidade. No total, 4.562 municípios apresentaram dados mínimos que indicam a presença de torcedores. Destes, em 43 cidades, o América-RN é o segundo clube mais curtido no Facebook.
Os números do ABC também são relevantes. Em Maxaranguape, município da Grande Natal, o clube tem 21,2% das curtidas. A cidade possui 11.628 moradores, conforme dados do IBGE. Quem lidera a tabela de curtidas é, mais uma vez, o Flamengo, com 23,6%. Após o ABC, que ocupa a segunda colocação, estão América-RN (16,8%) e Corinthians (11,8%). Em 3.122 municípios houve um índice mínimo de curtidas no Facebook para o time alvinegro. Desse montante, o ABC ocupa a segunda colocação com mais curtidas na rede social em 37 cidades.
Mapa curtidas América-RN (Foto: rio grande do norte)
Mapa de curtidas que destaca a presença do América-RN; Goianinha é a mais americana (Foto: Reprodução)
Entenda o projeto
O mapa das curtidas foi desenhado em uma parceria do GloboEsporte.com o Facebook. O projeto não é uma pesquisa de torcida, mas sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica – não há estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população.
Além disso, no Facebook um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes.
Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time – de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas.
Mapa curtidas ABC (Foto: Reprodução)
Mapa mostra a presença do ABC entre os clubes mais curtidos no Facebook (Foto: Reprodução)
Do Globo Esporte RN / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).