quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Relembre 5 jornalistas polêmicos que tiveram problemas com a Justiça

Por Arthur Vivaqua

Rachel Sheherazade integra lista de jornalistas polêmicos
Rachel Sheherazade integra lista de jornalistas polêmicos












Na grande maioria dos casos, os jornalistas são os narradores das notícias, mas, em alguns casos, eles podem se tornar o tema principal de artigos e reportagens.
Seja pelas opiniões que possuem acerca de temas polêmicos – casos de Datena e Rachel Sheherazade – ou pelas palavras que acabam revelando convicções ocultas - como as de Boris Casoy e Paulo Henrique Amorim -, tais jornalistas vão para o lugar que, ironicamente, preferiam evitar: as manchetes.
RD1 elencou cinco profissionais da imprensa que foram parar no banco dos réus devido a seus pontos de vista e viram sua trajetória profissional ser marcada pelas polêmicas nas quais se envolveram.
Confira:
Boris Casoy foi processado por danos morais
Boris Casoy foi processado por danos morais
Boris Casoy – Sem saber que seu microfone continuava ligado, o experiente âncora da Band ironizou dois garis que apareceram desejando “Feliz Natal” aos telespectadores.
Rindo, Casoy desdenhou dos profissionais e disse que ambos representavam “o mais baixo da escala do trabalho”. O jornalista ainda soltou um palavrão após ver a dupla.“Que m*! Dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras!”.
O episódio repercutiu negativamente e, no dia seguinte, Boris pediu desculpas aos telespectadores, embora mantenha seu emprego até hoje. Anos depois, foi condenado a pagar R$ 21 mil a um dos garis ofendidos.
Datena enfureceu ateus em 2013
Datena enfureceu ateus em 2013
José Luiz Datena – Conhecido por não ter ‘papas na língua’, o apresentador do “Brasil Urgente” afirmou em 2013 que “um sujeito que é ateu não tem limites”.
Ao comentar o fuzilamento sofrido por um jovem, Datena também disse que crimes bárbaros ocorriam devido à “ausência de Deus” no coração de algumas pessoas. Ainda no mesmo dia, o jornalista pediu que fosse colocada no ar uma enquete pedindo a opinião do público sobre a relação entre o ateísmo e a violência.
O episódio revoltou organizações ateístas e Datena chegou a ser condenado pela Justiça a esclarecer suas palavras para os telespectadores e discorrer sobre a liberdade religiosa no Brasil. Após a sentença, o apresentador pediu desculpas ao vivo.
Jorge Kajuru coleciona ações judiciais nas quais é réu
Jorge Kajuru coleciona ações judiciais nas quais é réu
Jorge Kajuru – Um dos ‘campeões nacionais’ em ações judiciais, Kajuru já se envolveu em inúmeras polêmicas e coleciona desafetos que não param de se multiplicar.
O jornalista esportivo já trocou sopapos com um convidado no palco e chegou a ser demitido ao vivo quando estava na Band. Atualmente, trava uma batalha jurídica com Luciana Gimenez, a quem chamou de “burra como uma porta”.
Além da apresentadora, políticos, atletas e celebridades também já processaram Jorge devido a colocações polêmicas. Numa delas, ele acusou Boris Casoy – seu ‘colega’ na galeria de jornalistas polêmicos – de ser nazista e pedófilo.
Paulo Henrique Amorim poderia ter sido preso
Paulo Henrique Amorim poderia ter sido preso
Paulo Henrique Amorim – O apresentador do “Domingo Espetacular” foi condenado por injúria racial contra Heraldo Pereira, repórter da Globo.
Num artigo publicado em seu site pessoal, Amorim ironizou a atuação de Heraldo e afirmou que ele era “um negro de alma branca” e que “não havia revelado nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”.
As palavras renderam a Paulo Henrique uma pena de seis meses de prisão, que acabou sendo anulada devido à sua idade. No fim, o jornalista apenas publicou uma retratação em jornais e pagou uma indenização que, a pedido de Heraldo, foi revertida para uma instituição de caridade.
Rachel Sheherazade divide opiniões
Rachel Sheherazade divide opiniões
Rachel Sheherazade – Seus comentários polêmicos na bancada do “SBT Brasil” renderam a Rachel uma legião de fãs, mas também uma coalizão de inimigos.
Há alguns meses, ao afirmar “ser compreensível” a ação de moradores que amarraram um menor infrator a um poste, Rachel foi obrigada a se retratar e, dias depois, perdeu o direito de emitir opiniões pessoais no telejornal.
O comentário também lhe rendeu uma ação civil pública, repúdio por parte de colegas e até mesmo pedidos para que seu diploma de jornalista fosse cassado.
Além do episódio isolado, a âncora costuma ser alvo de críticas e do ódio de grupos favoráveis ao aborto e à legalização das drogas, temas dos quais é crítica ferrenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).