quarta-feira, 8 de julho de 2015

Mulheres obesas têm maior risco de desenvolver câncer de mama


Uma pesquisa, realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia, demonstrou que mulheres acima do peso têm uma probabilidade 2,57 maior de ter esse tipo de tumor. O estudo foi realizado em Salvador, com 190 participantes: 68 diagnosticadas com câncer de mama e 122 sem a doença. Ao comparar as duas turmas, ficou claro que na primeira havia mais casos de obesidade.

O critério usado na pesquisa para identificar as voluntárias acima do peso foi o índice de massa corpórea (IMC). Os resultados também demonstraram que o risco se revela maior em mulheres na menopausa, com uma média de 56 anos.

Uma das causas apontadas pelos cientistas está relacionada à produção de hormônios pelo tecido gorduroso, que assume essa função após a falência dos ovários, e atua intensamente no metabolismo. Além disso, pessoas obesas possuem em seu organismo um ambiente pró-inflamatório constante, um dos fatores que possibilita a formação do câncer.

Segundo o médico Cesar Augusto Machado, coordenador da pesquisa, apesar de outros trabalhos já terem apontado essa relação, eles foram feitos com mulheres estrangeiras – e testar o perfil da brasileira era fundamental para confirmar que esse elo entre obesidade e câncer também é visto por aqui.

Fonte: Revista Saúde É Vital / Via Blog da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).