segunda-feira, 6 de julho de 2015

Governador anuncia implantação do Ronda Cidadã nos próximos 15 dias

O Governo do Estado lança nos próximos 15 dias o programa Ronda Cidadã, que vai garantir a presença policial nos bairros e a proximidade ao cidadão para combater a violência. O anúncio foi feito na manhã de hoje, 06, pelo governador Robinson Faria em entrevista ao Bom Dia RN, da INTERTV Cabugi, quando fez um balanço dos primeiros seis meses da gestão.

Foto: ASSECON
“Nos próximos 15 dias vamos lançar o programa Ronda Cidadã, que é inspirado no programa Tolerância Zero implantado em Nova Iorque pelo então prefeito Rudolf Juliani e que reduziu significativamente a violência. É um modelo que foi aprovado em Nova Iorque e foi reproduzido em outras cidades com muito sucesso. A exemplo de Bogotá, na Colômbia, que hoje é exemplo mundial de enfrentamento à violência”, informou.

O Governador explicou que o Ronda Cidadã vai assegurar a presença policial nos bairros e maior agilidade: “As equipes policiais poderão ser acionadas diretamente pelos comerciantes e chegarão ao local em três minutos”.

Ainda sobre segurança pública, Robinson Faria citou ações efetivas da administração nos primeiros seis meses, como a promoção de 1.300 policiais. “De uma só vez promovemos estes policiais, foi a maior promoção concedida por uma administração no Rio Grande do Norte”, enfatizou. “Também estamos pagando em dia as diárias operacionais, isso valoriza o profissional e melhora a qualidade do serviço prestado à população”, disse o Governador citando em seguida, que, no RN, em 2015, houve redução de 15% no número de homicídios. “Isto é altamente significativo, por que a ONU prevê a redução de 5% ao ano, e, no Rio Grande do Norte, conseguimos reduzir três vezes mais em seis meses”.

HUB DA TAM

Sobre a possibilidade de instalação do HUB da TAM no RN, Robinson Faria disse que já no início do segundo mês do Governo procurou a presidente da companhia aérea para saber as condições e colocar o Estado como candidato a sediar o Centro de Operação da empresa. E para que a TAM decida pelo Rio Grande do Norte, o Governador mostrou que várias medidas já foram tomadas como a redução do ICMS do querosene de aviação, a retomadas das obras do acesso norte ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante e outras medidas fiscais estão sendo formatadas como a redução do ICMS para aquisição de aeronaves e peças. Além disso, o Governador ressaltou o fato de Natal possuir a maior rede hoteleira do Nordeste, o aeroporto ter sua administração privatizada e possuir grande área de expansão no entorno. “Estes são diferenciais competitivos que temos. Estamos trabalhando muito e vamos fazer mais para assegurar que o HUB vem para nosso Estado, até por que vai representar um investimento de R$ 5 bilhões pela TAM e a geração de 12 mil empregos diretos”.

Comprovando que as ações de incentivo ao turismo são acertadas e produzem resultados imediatos, Robinson Faria destacou também que a redução do ICMS do querosene de aviação duplicou o movimento turístico em Natal e gerou novos voos a partir de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Buenos Aires, e serão iniciados voos de Milão e Cabo Branco.

FUNDO PREVIDENCIÁRIO

Os saques realizados no fundo previdenciário para pagar a folha de pessoal nos primeiros meses do governo serão repostos até o final da gestão. Este acordo foi firmado com o Ministério da Previdência. O atual Governo vai repor os saques feitos em 2015 e na gestão anterior.

ARRECADAÇÃO

Robinson Faria confirmou o aumento da arrecadação do Estado nos quatro primeiros meses do ano em 22%. Este resultado coloca o RN em primeiro lugar no Nordeste e em segundo no Brasil. “É uma resposta às nossas políticas públicas, de uma equipe honesta e trabalhadora”, disse, lembrando que no Nordeste apenas o Rio Grande do Norte teve crescimento na arrecadação em 2015.

SAÚDE

Na área da saúde, a administração trabalha e incentiva a cogestão com os municípios e os consórcios regionais. “Melhoramos o abastecimento dos hospitais que hoje chega a 85%, no Walfredo Gurgel há alguns dias não há pacientes nos corredores. Vamos abrir maternidades - em Macaíba, vamos fazer funcionar em um mês. Estamos avançando, vencendo etapas. Mas há ainda muito a fazer. Temos muitas demandas reprimidas de 10, 15 e 20 anos atrás”.

ABASTECIMENTO

Diante das dificuldades de abastecimento de água, Robinson Faria informou que o Governo programa a perfuração de quatro mil poços e a instalação de outros já perfurados. A administração deu a ordem de reinício das obras da Adutora de Pau dos Ferros, que vai abastecer aquela cidade e outros 12 municípios, dos quais, quatro, hoje, são abastecidos por carros pipa. O Governo também reiniciou as obras da Barragem de Oiticica, em Jucurutu. “Estamos atentos e dialogando em busca das soluções para atender as necessidades da população”.

Ao citar ações como a liberação de duas mil licenças ambientais para instalação de empreendimentos, o Governador voltou a citar o compromisso da administração em desenvolver o Estado e o comprometimento de toda a equipe que, como prometeu em campanha, é formada por técnicos. “Vamos deixar o Estado em condição de modernidade, de pleno emprego e renda, com eficiência nos serviços públicos e essenciais”, concluiu.

Via Blog de Raimundinho Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).