sábado, 11 de julho de 2015

Deputados estaduais do RN aguardam janela para mudar de partido


A Reforma Política é aguardada com ansiedade pelos deputados estaduais do Rio Grande do Norte. Não pelas ínfimas mudanças que o texto apreciado pelo Congresso deve provocar, mas pela possível abertura de uma “janela” na Lei de Fidelidade Partidária, que permitiria a mudança de partido dos parlamentares sem o risco da perda de mandato. Por enquanto, o momento é de espera.

Outra opção dos parlamentares ansiosos para mudar de legenda é a criação do Partido Liberal (PL), que busca registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Lei de Fidelidade Partidária prevê que os insatisfeitos com suas respectivas siglas podem trocar de partido se migrarem para um novo, sem correr o risco de perder o mandato. Se for homologado, o PL poderá ter a maior bancada na Assembleia Legislativa.

A ânsia para a troca de partido ocorre porque o governador Robinson Faria (PSD) foi eleito sem maioria no legislativo. No entanto, boa parte dos deputados que estão em partidos ditos de oposição já está alinhada à base governista. A “dança das cadeiras” será no sentido de cooptar esses parlamentares para legendas oficialmente governistas. Se o PL conseguir o registro, deverá receber essa demanda. Caso o contrário, a opção deverá ser o PSD de Robinson, durante a janela prevista.

O primeiro na fila para mudar de partido é o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB). Apesar de apoiado a candidatura derrotada do ministro Henrique Alves (PMDB) ao governo, ele contou com o apoio de Robinson para vencer a corrida pela presidência da Assembleia. Com isso, se alinhou o governo. É cotado para ser o presidente estadual do PL, caso o partido consiga a homologação.

Também estão de malas prontas para o novo partido os deputados Gustavo Carvalho (PROS), Albert Dickson (PROS), Vivaldo Costa (PROS) e José Adécio (DEM). Se as adesões forem confirmadas, o PL se tornará o partido com maior representação no legislativo estadual. Novos nomes poderão ser convidados futuramente.

Fala-se nos bastidores que o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) é um nome que “agrada” aos governistas para integrar a nova legenda. O peemedebista externou insatisfação, recentemente, com a proximidade do seu partido em relação ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), com quem disputou o último pleito municipal. Essa pode ser a munição dos governistas para atrair o parlamentar.

Na contramão das adesões maciças ao governador, o deputado estadual José Dias (PSD) vive o outro lado da moeda. Foi eleito na base de Robinson, mas deixou a bancada logo após a eleição para a presidência da Assembleia, quando o governador apoiou, nos bastidores, a candidatura de Ezequiel em detrimento do ex-presidente, deputado Ricardo Motta (PROS). O deputado ainda não definiu qual será a nova sigla, mas já ensaia aproximação com o PSDB, do deputado federal Rogério Marinho. Ele aguarda a janela para fazer a mudança.

Fonte: Portal No Ar / Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).