domingo, 5 de julho de 2015

Delegado dá dicas para evitar assaltos

dd
Observar a rua atentamente antes de entrar em casa ou evitar tirar o celular do bolso em locais públicos podem parecer atitudes simples, mas que se utilizadas devem evitar um  transtorno maior: o assalto . Seguir regras para não se tornar uma vítima da violência urbana atualmente é fundamental, principalmente diante da incessante onda de assaltos a que  o potiguar está submetido todos os dias, é o que defende o delegado da Polícia Civil, Sérgio Leocádio.

O delegado,  que está há 30 anos na Polícia Civil, acredita que a constante criminalidade  no Rio Grande do Norte está relacionada às fugas do sistema penitenciário. “Com um sistema penitenciário entrando em colapso não se faz segurança pública”. Ele ainda explicou que a impunidade está proporcionalmente ligada ao aumento da criminalidade no RN.

“Não pode fazer segurança pública sem punição e, atualmente, não sem tem locais adequados para colocar presos. O sistema penitenciário do RN entrou em colapso. O bandido tem a convicção de que não vai ser preso pois o sistema penitenciário está falho”.

Sérgio Leocádio afirmou que para situação a qual o RN se encontra hoje, a segurança pública precisaria de um plano emergencial. “Na última eleição, o candidato a governo do RN, Robinson Faria, foi o que mais falou de segurança pública, pois é o maior anseio da população, mas não estamos vendo respostas efetivas a essa violência. Já se passaram quase 200 dias da atual gestão e a situação ainda é caótica, isso é visível”, ponderou.

O delegado explicou que  ações sociais, principalmente nas periferias pode ser um dos caminhos. Outro ponto defendido pelo delegado é utilizar o aparelho de segurança pública existente. “Não adianta fazer concurso para policial e colocar mais pessoas quando não se usa direito o que já existe. Precisamos considerar também que o Governo pegou uma situação crítica,  mas se assumiu, precisa fazer alguma coisa”, disse.

Sérgio Leocádio ainda apontou que toda a população está  está sujeita a ação de criminosos e que a regra maior é não reagir.  “Da classe A a Z. Tanto em um barzinho de esquina como o melhor restaurante da cidade, você está correndo um risco iminente de morte. O perfil do criminoso está mudando, as pessoas matam por brincadeira”.

Sobre crimes envolvendo adolescentes, o delegado defendeu que emergencialmente a maioridade penal precisa ser reduzida. Mas é necessário também um sistema que abrigue a nova população carcerária. “A máxima de você prender é ressocializar, e nossas penitenciárias são verdadeiros depósitos humanos. O indivíduo entra e sai pior do que entrou, ele volta par as ruas com uma completa formação no crime”.

O delegado explicou que os bandidos perambulam pelas ruas e avenidas em busca da chamada “vítima ideal”, que, normalmente, está distraída, apressada e mais preocupada com “comodidade” do que com o tema prevenção. Ele acredita que o maior sistema de segurança que a população pode ter é a educação. “A família precisa estar mais unida, o pai e a mãe precisam orientar os filhos, conversar sobre segurança e a máxima de não reagir e não atentar para importância de resguardar a vida”, orientou Leocádio. O delegado atua na área de segurança privada e disse que a procura por empresas de segurança cresceu 100%, reflexo do aumento da criminalidade no Estado.

(Aura Mazdarepórter/tnonline) / Via Blog do Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).