sábado, 16 de maio de 2015

Quatro mitos sobre a vacina da gripe

Até o dia 22 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe imunizará gratuitamente os grupos prioritários, entre eles idosos, gestantes e crianças. A ação é realizada nesta época do ano visando preparar a população para o inverno, quando sobem os casos da doença. Acontece que, mesmo com toda a divulgação, muitas pessoas ainda têm dúvidas se devem ou não tomar a vacina. Pensando nisso, o médico sanitarista Ricardo Cunha, responsável pelo... setor de vacinas do Alta Excelência Diagnóstica, desfez alguns mitos sobre a vacinação que talvez levem alguns brasileiros a desistirem da injeção. Confira:

- A vacina não causa gripe: ela é composta de partículas do vírus “mortas”, que não podem originar uma infecção. O que pode acontecer é a pessoa já estar começando a ficar doente quando recebe a picada. Aí, ela acha que foi a imunização que provocou os sintomas.

- Influenza é coisa séria: não pense que febre, dor no corpo e tosse são os únicos prejuízos que ela pode acarretar. Afinal, ela abala os pulmões, deixando-os mais vulneráveis à pneumonia. A gripe afeta até o coração. Dependendo do caso, essa infecção pode até matar.

- A vacinação precisa ser renovada anualmente: o vírus está em constante mutação, sendo necessário atualizar a barreira contra ele. Não é porque você tomou a injeção em um ano que não precisará no outro.

- Quanto mais gente protegida, melhor: a pessoa contaminada continua sendo transmissora por vários dias. Se a maioria estiver imunizada, há menos propagação da gripe. Ou seja, TODOS podem e devem receber a vacina. Ela é encontrada em diversos laboratórios e centros de saúde.

Fonte: Revista Saúde É Vital / Via Blog da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).