sábado, 9 de maio de 2015

Professores da Uern ameaçam deflagrar greve se governo não cumprir reajuste salarial

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), nessa quarta-feira (6) foi realizada uma audiência na Reitoria, na tarde de ontem, para discutir o acordo salarial firmado em 2014, enfocando o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria e que deveria ter a primeira parcela do PCS implantada no mês de maio deste ano.

De acordo com a Aduern, até a última terça-feira (05), a Reitoria assegurava que o acordo salarial com a categoria estava garantido, inclusive com ampla divulgação na página oficial da UERN. "Agora, porém, a administração afirma que possui dotação orçamentária para o cumprimento do PCS. Entretanto o reitor afirma que para não ferir determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) não tem como implementar o referido acordo", informo material divulgado no site oficial da Aduern.

"Portanto faz se urgente a mobilização da Universidade para que os direitos, tanto dos docentes, quanto dos demais servidores sejam assegurados. Para tanto, a diretoria da Aduern irá convocar a categoria docente para uma assembleia geral a ser realizada na próxima terça-feira (12), no intuito de avaliar o descumprimento do acordo por parte da Reitoria/ Governo do Estado", acrescentou outro trecho do material divulgado pela Aduern.

“Estamos convocando a categoria para uma assembleia geral na próxima terça-feira. Permanecemos em negociação há cerca de um ano e é inadmissível que um acordo firmado e oficializado através de inúmeros documentos, seja desrespeitado agora. Não queremos mais uma greve na Uern, mas essa vontade não depende apenas dos professores, mas também do Reitor Pedro Fernandes e do Governo do Estado”, afirmou o Presidente da Aduern, Valdomiro Morais.

UERN
Na noite da última quarta, a UERN divulgou no site oficial que o professor Valdomiro Morais, presidente da ADUERN, afirmou que a categoria iriai aguardar o resultado da audiência desta quinta-feira para convocar uma assembleia na próxima semana para a submissão dos docentes. Já a presidente do SINTAUERN, Rita de Cássia Negreiros, teria afirmado que os técnicos administrativos têm uma assembleia agendada para a próxima sexta-feira.

Segundo a UERN, o reitor Pedro Fernandes deixou claro nas duas reuniões que fará o possível para evitar uma paralisação das atividades na instituição. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para que se chegue a um entendimento e que não haja greve, já que os mais prejudicados são os nossos alunos. A UERN tem cumprido seu papel de levar ensino de graduação a todas as regiões do Estado, e tem sido reconhecida pela própria gestão estadual como referência na gestão de recursos públicos. A UERN é patrimônio do Rio Grande do Norte. Entendemos o momento pelo qual o país está passando, mas precisamos avançar”, argumentou o reitor Pedro Fernandes.

Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).