quarta-feira, 20 de maio de 2015

Produção de caju vai ter redução de 90% no ano de 2015

Resultado de imagem para CAJU?trackid=sp-006
Ignorado pelo poder público, o setor da cajucultura potiguar vem perdendo espaço no cenário nacional e os produtores acumulam prejuízo, com a queda na produção. O Rio Grande do Norte, que já ocupou a segunda posição no País, agora oscila entre a terceira e a quarta posição. O espaço que era do Estado potiguar agora pertence ao pequeno Estado do Piauí.

A plantação de cajueiro ocorre em praticamente todo o Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste, Alto Oeste, Seridó e Zona da Mata. Assim era o cultivo do cajueiro para a obtenção da castanha, que já foi o principal produto de exportação do Estado. Mas, o forte período da estiagem e a presença da mosca-branca mudaram a paisagem e a cajucultura potiguar não conseguiu segurar o ritmo de produção nos pomares. Apesar de ainda figurar entre os principais produtos da pauta de exportação do Rio Grande do Norte, a castanha de caju apresentou um declínio na exportação da ordem de 15,6% no ano passado.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em 2014, o setor negociou no comércio exterior cerca de 20 milhões de dólares relativos à produção de milhares de toneladas de amêndoa, ficando em segundo lugar entre os itens mais exportados. Alguns produtores, no entanto, tiveram de importar castanha do Piauí para cumprir seus contratos de exportação.

Para tentar reverter essa situação, os produtores estão buscando apoio do Governo e entidades de ligadas ao setor para implantação de novas técnicas de manejo e melhoramento produtivo. Todos são unânimes em afirmar que o ano de 2015 é decisivo para reerguer essa cadeia produtiva.


Blog do JP / Via Blog Claudio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).