domingo, 10 de maio de 2015

Gás de Cozinha: 7 cuidados para você prestar atenção

por Admin
gás de cozinha merece uma seção especial de recomendações para você ter mais segurança dentro de casa na hora de manusear o botijão, cozinhar ou até mesmo quando não estiver em uso.
gas de cozinha
Formado por uma mistura de gases derivados do petróleo, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é inflamável e exige muitos cuidados em seu manuseio. Por não ter cheiro, o enxofre é um componente adicionado ao GLP para servir de alerta em casos de vazamentos. Caso isso ocorra, pode causar asfixia em quem permanecer no local e até incêndios ou explosões.
Para manter sua residência segura e proteger sua família, preparamos um guia especial para você compartilhar com seus amigos, conhecidos e familiares.
gas_imagem
Confira 7 cuidados essenciais que você precisa ter em casa ou em seu apartamento e condomínio:

1) 
   Local da Instalação:
Antes de escolher o local para instalar o botijão de gás, os cuidados começam com o espaço da cozinha destinado ao fogão. É fundamental que ele fique longe de correntes de ar ou que janelas e portas estejam fechadas enquanto ele estiver em uso. O vento pode apagar a chama e causar vazamentos. Já o botijão deve estar longe de umidade, chuva e sol. Descarte guardá-lo no armário da pia ou no porão, já que o gás não pode ser instalado em local fechado. Não deixe também próximo a outros produtos inflamáveis e fontes de calor. Outro detalhe importante são as mangueiras: nunca passe a mangueira por trás do fogão. O calor danifica o plástico, derretendo ou provocando rachaduras e possíveis vazamentos.

2)    Normas de instalação:
Lembre-se que o gás de 45 ou 90 quilos deve ter instalações centralizadas, seguindo as normas da ABNT, e em ambiente externo. Mora em apartamento? Fique atento com o registro de gás. Ele deve ser fechado sempre que o gás não estiver em uso.

3)    Segurança no botijão:
O registro abre e fecha a passagem de gás. Por isso, sempre que não estiver em uso, mantenha fechado para evitar acidentes. Em caso de vazamentos, procure fechá-lo imediatamente. A mangueira deve ser de plástico PVC transparente e com o prazo de validade visível. Na hora da troca, utilize sempre as duas mãos. Nunca faça com outras ferramentas e equipamentos.

4)    Atenção para a compra:
Na hora de comprar o gás, preste atenção na distribuidora. Verifique se o caminhão que fará a entrega e o botijão possuem selos de identificação. Se o lacre vier violado, recuse o produto. Botijões muito amassados e enferrujados também devem ser descartados.

5)    Na hora da troca:
Faça a troca do botijão assim que você perceber que a alimentação das bocas estiver deficiente. Atenção: nunca vire ou deite o recipiente. Os resíduos de gás que ainda se encontram no interior do botijão podem provocar acidentes.  Na maioria das vezes, são os próprios vendedores que trocam o gás. Por isso, sempre faça a troca com empresas de confiança e identificando, em seguida, se a instalação foi bem feita e se não há vazamentos.

6)    Identificando vazamentos:
Se você achar que tem vazamentos no seu botijão, um teste simples e rápido é bem eficiente para detectar riscos. Pegue uma esponja de louça e aplique sabão. Esfregue na borboleta de conexão e observe a reação. Se começar a formar bolhas nessa espuma é sinal de que há vazamento. Entre em contato imediatamente com sua fornecedora de Gás. Em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros.

7)    Acendimento seguro:
Na hora de acender o fogão ou o forno, abra o registro e sempre risque o fósforo antes de mexer na boca. Girar o botão antes faz com que o gás seja liberado imediatamente, o que pode ser perigoso. Se ocorrer um vazamento enquanto o fogo estiver acesso, feche imediatamente o registro, se possível. Procure afastar as pessoas do local, desligar a chave geral da eletricidade e chamar por ajuda, ligando para o Corpo de Bombeiros de sua cidade.
Seguir esses conselhos é fundamental para ficar sempre tranquilo e garantir a proteção de sua família.
E você, tem mais uma dica sobre segurança com gás para compartilhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).