quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dismorfofobia: a busca obsessiva por cirurgias plásticas

Pessoas que veem seu próprio corpo de forma distorcida podem colocar a vida em risco. Esse problema é chamado de dismorfofobia. Saiba mais sobre o transtorno.


Michael Jackson sofria de dismorfofobia
Foto: Reprodução

Para algumas pessoas, olhar-se no espelho é quase uma tortura. Mais do que estarem insatisfeitas com a própria imagem, elas se percebem de uma maneira equivocada e tendem a não gostar da própria figura, procurando soluções em cirurgias plásticas e tratamentos estéticos para mudar o que as incomoda. Esse vício da beleza, todavia esconde uma doença psiquiátrica séria: a dismorfofobia corporal ou síndrome dismórfica.

“A definição é a de um transtorno psiquiátrico na qual o paciente se enxerga diferente daquilo que mostra o espelho. O diagnóstico é muito difícil e o assunto, embora conhecido, é pouco debatido entre os médicos”, conta o cirurgião plástico Marco Cassol.

A busca desenfreada por cirurgias corretivas acaba, muitas vezes, colocando em risco a saúde geral do portador de dismorfofobia. “Há mulheres que chegam a realizar dezenas de cirurgias plásticas”, destaca o médico. Sem falar nos riscos que qualquer cirurgia implica.

A dismorfofobia corporal tem “vítimas” famosas, como o cantor Michael Jackson, a cantora Gretchen e até mesmo o modelo Celso Santebañes, conhecido como Ken Humano. “Todo exagero é ruim. O paciente que sofre de dismorfofobia se sente angustiado com a aparência e, por mais que se coloque os riscos e imponha limites, ele vai em busca um médico que lhe opere para mudar o que ele acha que está errado. Se o que incomoda é o nariz, ele opera até perder a função e nunca fica satisfeito”, conta Cassol.

A pessoa que sofre deste transtorno dificilmente aceita que tem o problema, tornando o tratamento difícil de ser ministrado. “É preciso debater mais o assunto para ajudar a livrar essas pessoas do sofrimento que elas vivem de estar em um corpo que elas não aceitam”, conclui o especialista.

Fonte: Revista Viva Saúde - por Clara Ribeiro / Via Blog da 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).