sábado, 28 de março de 2015

TRAGÉDIA! INUNDAÇÕES DEIXAM DEZ MORTOS E MAIS DE 6 MIL DESABRIGADOS NO CHILE

As inundações provocadas por fortes chuvas no norte do Chile mataram ao menos dez pessoas, informou na noite desta sexta-feira (27) o governo chileno, após início dos trabalhos de reconstrução.

Moradores atravessam um rio inundado em Copiapo, no Chile. O número de mortos no país subiu para quatro após chuvas castigaram o norte (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)
"Temos um décimo falecido em Atacama, na localidade de Chañaral, uma das mais afetadas pelas chuvas, e permanecem 19 pessoas desaparecidas", disse o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, em entrevista coletiva.

Após dois dias de precipitações, o sol voltou a brilhar na região de Atacama, 800 km ao norte de Santiago, revelando a destruição provocada pela cheia de vários rios, que arrastaram tudo em sua passagem.

A presidente Michelle Bachelet - que prolongou sua visita à região para coordenar os trabalhos de reconstrução - disse que "está se avançando para normalizar a situação".
Chilenos tentam atravessar região tomada pela lama em Chanaral (Foto: Pablo Sanhueza/AP)
A abrupta cheia dos rios - que por anos permaneceram secos - arrasou pequenos povoados e destruiu centenas de casas em localidades como Alto del Carmen, Tierra Amarilla, Chañaral, Diego de Almagro e Copiapó. As chuvas também atingiram severamente a cidade de Antofagasta.

Sete óbitos ocorreram em Atacama e três em Antofagasta, além de 6 mil desabrigados e 7,5 mil residências afetadas.

Em Atacama, mais de 100 escavadeiras trabalham para desobstruir as estradas, enquanto a zona permanece sob o estado de exceção por catástrofe, sob a autoridade das Forças Armadas, que decretaram o toque de recolher.

Entre os milhares de afetados está Victor Zamora, um dos 33 mineiros que foram resgatados após passar mais de dois meses presos na mina San José, em Copiapó, a partir de agosto de 2010.

"Esta é mais uma tragédia, perdemos tudo", disse Zamora à AFP, na cidade de Tierra Amarillo, devastada por inundações.

Sua casa foi arrastada pelas águas na madrugada desta terça-feira, assim como a maioria dos habitantes de Tierra Amarilla, uma pequena cidade mineira perto de Copiapó (800 km ao norte de Santiago).

"Nós estávamos dormindo. Eram cerca de três horas da manhã. Conseguimos sair apenas com a roupa do corpo", contou o mineiro, que em outubro de 2010 foi o 14º a ser resgatado da mina San José, onde ficou preso com outros 32 companheiros por 69 dias em mais de 600 metros de profundidade.

"Nós ficamos sem nada, mas entre os vizinhos estamos tentando nos ajudar", acrescentou Segovia, que depois de viver uma história dramática de sobrevivência não conseguiu mais encontrar um emprego permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).