quarta-feira, 18 de março de 2015

Presos ameaçam atear fogo em detento no RN; já são 12 rebeliões no Estado, destaca imprensa nacional

O governo do Rio Grande do Norte confirmou na tarde desta terça-feira (17) a 12ª rebelião em presídios do Estado em menos de uma semana. Em uma das ações, detentos ameaçam atear fogo em um colega.

A cena ocorreu no pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, próximo a Natal, segundo o Sindasp, sindicato dos agentes penitenciários do Estado. A Alcaçuz é considerado o maior presídio potiguar.

O vídeo, de 33 segundos, mostra um preso com as mãos amarradas em cima de uma pilha de portões de ferro que foram arrancados pelos próprios detentos durante o motim.

O autor da imagem, sem mostrar o rosto para a câmera, explica que o “refém” feriu um companheiro de cela e que por isso seria punido. “E agora a sentença dele vai ser [a de ser] queimado no fogo, porque agiu por impulso”.

O vídeo termina com a mesma imagem, do detento amarrado. Segundo o Sindasp, apesar da ameaça, a vítima foi liberada 40 minutos depois.

A Alcaçuz foi uma das unidades prisionais mais destruídas durante a sequência de motins no Estado, iniciada no dia 11. Também houve depredações e incêndio em celas em outros quatro presídios de Natal.

O governador Robinson Faria (PSB) culpou a gestão anterior pela situação “crítica”, por entender que o motivo principal das rebeliões é a superlotação do sistema carcerário. São 7.700 detentos, 3.033 a mais do que a capacidade.

Folha Press / Via Blog do JBelmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).