quarta-feira, 11 de março de 2015

Japão recorda 70 anos de bombardeios dos EUA

Mais de 105 mil pessoas morreram em março de 1945 após bombardeio a Tóquio.

Japão lembra vítimas dos bombardeios a Tóquio pelos EUA em 1945 - Foto: Reprodução/newser.com
Japão lembra vítimas dos bombardeios a Tóquio pelos EUA em 1945 – Foto: Reprodução/newser.com

O Japão homenageou nesta terça-feira (10) as 105,4 mil vítimas dos bombardeios aéreos norte-americanos sobre Tóquio em 1945, há exatamente 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Foi realizada uma cerimônia oficial no Tóquio Memorial Hall, no distrito de Sumida, a qual contou com a presença do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de sobreviventes dos bombardeios.

O prédio, construído para recordar as vítimas do terremoto de 1923, é usado também como memorial dos bombardeios norte-americanos. Em seu discurso, Abe prometeu “contribuir o quanto possível para conquistar a paz duradoura no mundo”. “Com os ensinamentos das atrocidades da guerra que recaíram profundamente sobre nossos corações, devemos enfrentar com humildade o passado e fazer o melhor para contribuir para a paz”, afirmou o premier.

Abe foi o primeiro chefe de governo a participar das cerimônia anual, de acordo com os organizadores do evento.

Em 10 de março de 1945, mísseis lançados por uma aeronave modelo B-29 atingiram mais de 60 cidades japonesas, matando mais pessoas do que a bomba atômica de Nagasaki em 9 de agosto do mesmo ano. Somente em Osaka, foram mortos mais de 10 mil civis.

Tags: 

Via Blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).