quarta-feira, 11 de março de 2015

Avião movido a energia solar inicia volta ao mundo

Com 17 mil células solares e quatro motores elétricos, “Solar Impulse 2″ levanta voo em Abu Dhabi para aventura que deve durar cinco meses

Foi dada a largada para a primeira tentativa de viagem ao redor do mundo em um avião sem combustível fóssil. Movido a energia solar, o Solar Impulse 2 (Si2) decolou do aeroporto executivo de Al Batteen, em Abu Dhabi, às 7h12 (horário local) desta segunda-feira sob o comando do suíço André Borschberg, que se revezará com o compatriota Bertrand Piccard ao longo da viagem.

A aeronave conta com 17 mil células solares e quatro motores elétricos com potência de 17,5 cavalos. O objetivo da aventura, dizem os pilotos, é conscientizar sobre a necessidade de “substituir velhas e poluidoras tecnologias por outras mais limpas e eficientes”.

O Si2 alcança velocidades que variam entre 50 e 100 km/h e deverá pousar ainda nesta segunda-feira em Mascate, capital de Omã, aproximadamente dez horas após a decolagem. O voo inicial ocorreria no sábado passado, mas teve que ser adiado por causa de ventos fortes. Fruto de 13 anos de intensas pesquisas e testes feitos por Borschberg e Piccard, o Si2 é sucessor do Si1, também movido a energia solar e que chegou à marca de 26 horas de voo.

Via Blog do Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).