sexta-feira, 13 de março de 2015

AGENTES PENITENCIÁRIOS TEMEM AÇÃO EM MASSA NOS PRESÍDIOS DO RN E PEDEM SOCORRO

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte afirmam que já ultrapassaram o limite legal de um ser-humano. O sistema penitenciário potiguar caminha para uma situação incontrolável, caso o Governo não o reestruture. Nos últimos dias, foram rebeliões e encontro de planos de fugas ousados. Agora, os agentes temem uma ação criminosa em massa nos presídios e pedem socorro.

Com pouco efetivo e sem estruturação técnica, como coletes, armas, aparelhos Raio-X e equipamentos de fiscalização eletrônica nas cadeias, o trabalho dos agentes penitenciários é praticamente manual. “Estamos nos virando nos 30, mas já passamos do limite e não podemos fazer milagres”, afirma Vilma Batista, presidente do Sindicato do Agentes Penitenciários.

Ela afirma que a categoria se reuniu com o governador Robinson Faria e ele se comprometeu a reestruturar o sistema prisional, bem como investir na valorização profissional. “A gente espera de verdade que o novo Governo do RN haja diferente dos gestores passados. As cadeias do nosso Estado vivem no caos e a beira de um colapso porque os governantes passados não investiram nesse setor. Agora, a sociedade pode pagar um preço muito alto. Nossas unidades estão vulneráveis”, destaca.

De acordo com Vilma, a maioria das cadeias não tem estrutura física adequada. Ao longo dos anos, elas foram depredadas pelos presos e, atualmente, são prédios sem nenhuma segurança. “Quando há uma rebelião, os agentes penitenciários ficam de mãos atadas, esperando reforço da PM para uma intervenção. Nesta quinta-feira, por exemplo, durante motins registrados em unidades da Grande Natal, agentes de folga foram para as unidades ajudar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).