quarta-feira, 18 de março de 2015

Açude de Coremas chega ao nível mais baixo de sua história

açude de coremas
Medição feita pela Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) nesta segunda-feira, 16, indica que o volume do açude Estevam Marinho, da cidade de Coremas, Sertão paraibano, chegou ao nível mais baixo de sua história para este período, que é tipicamente de chuva na região.
Segundo a Aesa, a constatação preocupa porque o reservatório é responsável pelo abastecimento de cerca de 30 cidades do Sertão.
Conforme a Aesa, o açude está com apenas 17, 2% de sua capacidade máxima, o que representa pouco mais de 101 milhões de metros cúbicos d’água, sem contar a reserva da barragem de Mãe D’água, que está interligada ao Estevam Marinho, formando um complexo hídrico, cujo volume atual ultrapassa os 220 milhões de metros cúbicos.
Aparentemente, parece ser muita água, mas o problema é que os reservatórios são muito demandados e a perda hídrica não está sendo reposta em face da estiagem.
Diariamente, muita água sai de Coremas para diversas cidades da Paraíba e também para o Rio Grande do Norte.
O reservatório, que já foi o maior do Nordeste, completa 73 anos em maio próximo.
MaisPB com Folha do Vale / Via É Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).