sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Carnabuco arrasta mais de 25 mil pessoas no último dia de Carnaval em Mossoró


Seguindo a tradição carnavalesca mossoroense, a Quarta-feira de Cinzas ainda é dia de folia. O Carnabuco, bloco de Carnaval realizado na rua Joaquim Nabuco, no bairro Alto da Conceição, chega à sua 15ª edição e reuniu ontem mais de 25 mil pessoas, segundo seus organizadores.

A animação da festa ficou por conta de Municipal Santos, que subiu ao trio por volta das 17h. O bloco saiu das imediações do Bar da Rinha e foi até a praça da Pirâmide. Depois disso, retornou ao logradouro inicial. Cerca de 900 abadás do bloco foram vendidos, um número considerado alto para um evento realizado no último dia de Carnaval.


De acordo com o presidente da comissão organizadora do bloco, Vinícius Benevides, o Carnabuco é sempre marcado pela tranquilidade. Ele explicou que, para garantir a segurança dos foliões, a festa contou com um efetivo da Polícia Militar, seguranças particulares e a Guarda Civil Municipal. Além disso, os agentes municipais de trânsito orientaram o tráfego nas proximidades. Também foram dispostas ambulâncias para atender os foliões.


"Para mim, é uma responsabilidade, pois meu pai foi um dos fundadores deste bloco. Estamos tocando um evento que reúne segurança e entretenimento para o povo há muitos anos, e esperamos que todos gostem. A chuva que caiu hoje não espantou ninguém, pelo contrário, ela atraiu mais foliões", comentou Vinícius Benevides.


O Carnabuco surgiu de uma brincadeira de amigos do Bar da Rinha, no ano 2000. Cansado da falta de programação carnavalesca na cidade, um pequeno grupo de moradores da rua Joaquim Nabuco reuniu-se na Quarta-feira de Cinzas atrás do um som de porta-malas aberto por toda a extensão da rua e conseguiu arrastar 25 pessoas.


Diversidade de foliões marca a festa
O Carnabuco é conhecido por seu caráter popular, atraindo uma enorme diversidade de foliões para as ruas do Alto da Conceição. Dos mais novos aos experientes, a festa tradicional se transforma em um divertido mosaico formado pelos milhares de participantes do bloco.

José Deusdete, de 70 anos, é um dos exemplos mais emblemáticos dessa diversidade de cores e estilos promovidos pelo Carnabuco. Vestido como um monarca, o homem desfilou sambando pela multidão. De acordo com ele, a fantasia foi escolhida porque ele é o rei do Carnabuco, tendo participado de todas as edições do bloco carnavalesco.


"Tenho 70 anos de idade, e desde os 10 anos brinco o Carnaval de Mossoró. Já participei de todo tipo de festa e comemoração nesta cidade. Nunca perdi nenhuma edição do Carnabuco nem do Sapo na Lagoa, que são meus blocos favoritos. Hoje eu sou o rei desta festança", destacou o senhor.


No outro lado da história, os foliões mais novos também marcaram presença no último bloco deste Carnaval. Felipe Merinho, de apenas 9 anos, comenta com euforia que esta foi a terceira vez que participou do bloco. "Eu venho acompanhado por meus pais ou tios. Eu gosto muito do Carnaval e da animação das músicas, por isso sempre venho para o bloco", afirmou o menino.


O mossoroense / Via Blog do JBelmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).