sábado, 21 de fevereiro de 2015

Caern corta abastecimento de mais duas cidades do RN

Junior Santos
Seridó: com o volume da Armando Ribeiro em baixa, Caern aumentou controle para evitar colapso 
Seridó: com o volume da Armando Ribeiro em baixa, Caern aumentou controle para evitar colapso

Pilões e Doutor Severiano, no Alto Oeste, entraram para a lista de cidades potiguares que estão com o abastecimento d’água suspenso. Os açudes que abasteciam essas cidades secaram. Com  isso, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai suspender o faturamento das contas de água para estes municípios. Em decorrência da estiagem prolongada há três anos, já são 10 as cidades em situação de colapso, sendo nove no Oeste e uma na região Seridó. Particularmente, no Alto Oeste potiguar, onde os municípios são abastecidos por mananciais de superfície que dependem da chuva para serem reabastecidos.

Ontem, também, a Caern informou que inicia a partir da terça-feira (24) um racionamento, em caráter experimental, para as cidades de Florânia, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, também no Seridó. Agora, são oito as cidades com o fornecimento d’água feito em sistema de rodízio. As quatro cidades do Seridó passam a ter água racionada devido à secura do açude Pinga que atendia Cerro Corá. Com  isso, a Caern utilizará a adutora Serra de Santana no abastecimento.

Como cada vez mais a oferta de água captada na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, vem diminuindo – segundo medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizada no dia 18 de fevereiro a reserva d’água está em 29,69% da capacidade do reservatório – a Caern afirma que é fundamental estar alerta para manter controle na distribuição a fim de evitar colapso.

Segundo informações do responsável pelo fornecimento de água na região seridoense, engenheiro Wellington Assis de Queiroga, o fornecimento de água será distribuído semanalmente da seguinte forma: toda segunda-feira, a partir das 6h até 6h da quarta-feira, a água será bombeada para Florânia e São Vicente; das 6h de quarta-feira até 6h da sexta-feira, o fornecimento de água vai para Lagoa Nova e Bodó; na sexta-feira, no mesmo horário, até segunda-feira, também às 6h, é a vez da cidade de Cerro Corá e 196 comunidades rurais receberem água.

Queiroga lembrou que a captação na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves precisa avançar para o ponto mais distante da margem onde a profundidade é maior e a qualidade da água é melhor.  Ele explicou o percurso feito pela adutora, a partir da captação, para abastecer as seguintes localidades: Zona Rural de Jucurutu, Zona Rural e cidade de Florânia, Zona Rural e cidade de Tenente Laurentino, Zona Rural de Santana do Matos, Zona Rural e cidade de Lagoa Nova, Zona Rural e cidade de Bodó, Zona Rural e cidade de Cerro Corá e Zona Rural de São Vicente.

Crise d’água
Cidades em colapso:

Região Oeste
Antonio Martins
João Dias
Luís Gomes
Riacho de Santana
Paraná
São Miguel
Tenente Ananias
Pilões
Doutor Severiano

Região do Seridó:
Carnaúba dos Dantas

Em rodízio Região do Seridó:
Acari
Equador
Currais Novos
Caicó
São Vicente
Florânia
Lagoa Nova
Bodó

Da Tribuna do Norte / Via Blog Comunicador Efectivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).