sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MORRE O REI ABDULLAH DA ARÁBIA SAUDITA

Monarca, de 90 anos, estava no trono saudita desde 2005, e será sucedido por seu meio-irmão Salman.

A Arábia Saudita anunciou ontem (22) a morte do rei Abdullah, aos 90 anos, no trono desde 2005. Seu meio-irmão Salman bin Abdulaziz, de 78 anos, é o novo monarca.

Desde 2011, Salman é ministro da Defesa e em 2012 foi designado príncipe herdeiro e vice-primeiro-ministro. Anteontem (21), Salman nomeou Muqrin seu sucessor.

A morte do monarca saudita foi anunciada à tarde por uma TV libanesa, mas o governo saudita negou no Twitter que Abdullah estivesse morto. A confirmação veio horas mais tarde. O funeral acontece hoje.

“Sua alteza Salman bin Abdulaziz e todos os membros da família e da nação choram o Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, o rei Abdullah bin Abdulaziz, que faleceu, exatamente, à 1h desta manhã”, informou a Corte.

O monarca — que teve pelo menos sete mulheres ao longo da vida e tinha quatro filhos ainda vivos, além de 15 filhas — passou por várias cirurgias ao longo dos últimos anos associadas a uma hérnia de disco. Abdullah fora internado em Riad, no último dia de 2014, para exames médicos após sofrer dificuldades respiratórias por conta de uma infecção. No dia 2 de janeiro, foi entubado às pressas para conseguir respirar devido a uma pneumonia. À época, a Corte informou que o procedimento havia sido bem-sucedido e o monarca tinha quadro estável.

Em 1962, Abdullah foi escolhido pelo rei Faiçal para comandar a Guarda Nacional, e em 1975 assumiu o cargo de vice-premier. Após a chegada do rei Fahd ao poder, em 1982, tornou-se o príncipe herdeiro, e nesta condição presidiu reuniões de Gabinete e governou o país como Guardião das Duas Mesquitas Sagradas — de Meca e Medina.

Fonte: http://nominuto.com/ / Via Blog RN Política em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).