terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Marca-passo para obesos é aprovado nos EUA

Os americanos ganharam mais um aliado na luta contra a obesidade, desta vez um aparelho eletrônico que promete controlar a fome e prolongar a sensação de saciedade. O Maestro System, produzido pela Enteromedics, funciona como um marca-passo, mas ligado a um nervo próximo ao estômago. O “gadget” foi aprovado na semana passada pela agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA (FDA, na sigla em inglês) para distribuição comercial.

Segundo a fabricante, o Maestro System é indicado em casos extremos, como os pacientes indicados para a cirurgia bariátrica. Os estudos apresentados no pedido de aprovação mostram que pacientes perderam em média 24% do peso em excesso após 12 meses de uso e a redução foi mantida pelo período de 18 meses.

O aparelho é implantado sob a pele, da mesma forma que um marcapasso. Mas em vez de se ligar ao coração, ele é acoplado ao nervo vago, próximo ao estômago. Com pequenas estimulações elétricas liberadas periodicamente, o Maestro System bloqueia temporariamente o tráfego de informações entre o estômago e o cérebro, o que reduz a sensação de fome.

— Nós acreditamos que ele seja uma importante ferramenta para médicos e cirurgiões que tratam da obesidade — disse Gregory S. Lea, vice-presidente da Enteromedics, ao “Los Angeles Times”. — Quando pacientes deixam a dieta, o aconselhamento e os medicamentos, procuram por procedimentos cirúrgicos, mas apenas 1% ou 2% dos pacientes que deveriam fazer cirurgias bariátricas conseguem a operação.

Segundo a FDA, o Maestro System foi aprovado para uso em pacientes adultos com índice de massa corporal entre 35 e 45 e que apresentem ao menos um outra condição relacionada à obesidade, como diabetes tipo 2.

O GLOBO / Via Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).