quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Governo do estado prevê construção de 4 mil poços até 2018

Titular da Semarh, José Mairton França falou do trabalho de convivência com a seca.

A falta de água é uma realidade para muitos moradores do interior do Rio Grande do Norte. O cenário em vários municípios chega a ser desesperador. Cerca de 80% das cidades do interior sofrem com a suspensão ou a falta de água constantemente. Buscando amenizar essa realidade provocada por uma das maiores estiagens já vista no estado, o Executivo estuda alternativas.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), José Mairton França explica que a primeira ação que o governo prevê é a perfuração de novos poços, porém ressalta. “Apenas a perfuração de novos poços não vai resolver, então também pretendemos realizar outras ações, como o estudo para integração das bacias do estado, como já pode ser visto em outros estados. Essa possibilidade já havia sido levantada à época que o governador foi secretário da pasta, então a gente quer dar continuidade ao trabalho”.

Ainda de acordo com o secretário, a meta da gestão prevê a instalação de 3.600 a 4 mil poços até 2018. José Mairton França também faz o alerta. “Se em 2015 não tivermos um volume de chuvas satisfatório, poderemos até entrar em estado de calamidade pública”, disse. 

Sobre a situação dos reservatórios do estado, o titular da Semarh apresenta dados preocupantes. “Temos alguns reservatórios em estado confortável, como é o caso de Umari, no município de Upanema, e a Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, mas nas demais cidades do interior a situação é preocupante. O Açude Gargalheiras, na cidade de Acari, por exemplo, está quase seco”. Em Natal, de acordo com o secretário, a situação está controlada. “Na capital não temos problemas não. O problema maior é na região do semiárido”, falou.

No somatório total do Rio Grande do Norte, a capacidade do estado é de 3 trilhões de metros cúbicos de água. O estado administra 46 reservatórios, sendo a Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, o maior reservatório, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos.

Via Blog do Gilberto Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).