terça-feira, 30 de setembro de 2014

Recuperando-se do acidente de ontem, Raimundo Fernandes pede que seus eleitores trabalhem por ele na reta final


Acidentado ontem à noite, quando capotou o carro na estrada entre os municípios de São Miguel e Coronel João Pessoa, o deputado Raimundo Fernandes está bem.
E é isso o que ele diz na nota que emitiu há pouco.

Eis:

NOTA
Meus amigos,
Minhas amigas:
A minha fé inabalável em Deus me faz ter forças para encaminhar esta mensagem que é um pedido e uma convocação a todos vocês, meus amigos, que sempre estiveram comigo durante todos esses anos de luta.

Ainda sofro os efeitos de um acidente automobilístico ocorrido na noite de segunda-feira, dia 29, que graças ao meu bom Deus e aos competentes médicos, não resultou em consequências piores para mim e, com efeito,  no sofrimento da minha família e dos meus companheiros.

Estou bem, fora de perigo e agradeço a cada um que orou, torceu e se emocionou, unindo orações, corações e mentes pela minha recuperação.

Por determinação médica, e em função de leves sequelas, que impedem meus esforços físicos e movimentos, estou impossibilitado de participar dos últimos dias de campanha.

Por isso, peço a cada um que me tem apreço, que gosta de mim, que conhece meu trabalho e a minha dedicação, que multiplique o esforço, que trabalhe como se estivesse sendo meu representante.

Vocês estão nomeados meus representantes nessa hora decisiva e sofrida para mim. Não queiram imaginar a minha tristeza por não poder compartilhar dos instantes finais.

Mas saibam que posso não estar presente de corpo, mas estarei de coração e disposição.

Conto com vocês na hora da consolidação de nossa vitória e dos nossos candidatos.

Muito obrigado a Deus e a todos e a até a vitória.

Raimundo Fernandes
Deputado Estadual/PROS

Via Blog do Campelo

Governo prorroga 'emergência' por seca em cidades do RN pela 6ª vez

Moradores precisam de águas de carros-pipa para abastecer casas (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O governo do Rio Grande do Norte publicou nesta terça-feira (30) o 7º decreto consecutivo estabelecendo 'situação de emergência' nos municípios atingidos pela seca. O quadro é prorrogado desde abril de 2012, quando a governadora Rosalba Ciarlini assinou a primeira publicação sobre o assunto. Desta vez o número caiu de 159 para 145 cidades, o que corresponde a 86% dos municípios potiguares. O decreto, assinado pela governadora Rosalba Ciarlini, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e vale por 180 dias.

Para decretar emergência nos 145 municípios, o governo levou em consideração relatórios da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

A Secretaria de Agricultura estima um prejuízo de R$ 4,6 bilhões produção agropecuária do Rio Grande do Norte, o que segundo a própria Sape, representa uma redução de 56,9% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. A estimativa leva em conta a produção em uma situação de normalidade das condições climáticas.

Reservatórios baixos
De acordo com o decreto, a maior parte dos reservatórios localizados no estado estão com percentual de armazenamento inferior a 50% da capacidade máxima. O documento acrescenta que desses reservatórios, há quinze açudes com armazenamento inferior a 10% da capacidade máxima. O governo reforça que a situação tem deixado a zona rural dos municípios sem água para produção agrícola e pecuária e também para consumo humano.

Um relatório da Caern de 13 de agosto revelou a existência de cinco municípios com colapso no abastecimento em virtude da escassez de recursos hídricos. A previsão é que mais oito cidades podem vir a ter seus sistemas de abastecimento de água paralisados até dezembro. Até o momento estão com colapso no abastecimento os municípios de Rodolfo FernandesTenente AnaniasParanáAntônio Martins e Carnaúba dos Dantas.

A Emparn informou que os índices pluviométricos das cidades apresentam desvios negativos de até 35% abaixo da média. No decreto, o governo explica que as chuvas de inverno foram insuficientes para a formação de estoques de água potável para o suprimento da população rural nos principais reservatórios, tais como açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e cisternas.

Decretos
O primeiro decreto assinado pela governadora foi em abril de 2012, quando 139 cidades foram colocadas em situação de emergência. O número de manteve inalterado nos decretos de julho e outubro, aumentou para 144 em março de 2013, e chegou ao pico de 160 em setembro do ano passado. Em 25 de março deste ano, 159 municípios foram colocados na lista. Nesta terça, o número de cidades em emergência caiu para 145.

G1RN / Via Blog do Campelo

Governador do Ceará declara que “desvio de dinheiro é natural no serviço público”

cid gomes
“Desvio de dinheiro é natural e intrínseco ao serviço público”. A declaração foi feita pelo governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), na noite de segunda-feira (29). Reunido para articulação da campanha de Camilo Santana (PT), Cid esteve com demais lideranças da coligação em um hotel de Fortaleza.
O governador fez a declaração ao tentar defender o petista sobre o escândalo dos banheiros, em que Camilo foi citado como envolvido na polêmica. Na defesa, Cid ressalta que em todo governo há quem roube. “Desde que existiu o dinheiro, existe quem procure roubar o dinheiro (sic). A diferença entre um governo sério e um governo conivente, é que o governo sério, quando descobre, pune. E foi o que o Camilo fez quando assumiu a secretaria [de Cidades] e viu que tinha um escândalo. Antes desse escândalo ser denunciado, ele já tinha demitido o responsável lá e tomou todas as providências”.
Via Blog do Robson Pires

'Não viu', diz advogado de professor que arrastou corpo por 13 km no RN

Segundo a polícia, corpo foi arrastado por 13 quilômetros  (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com) 
Professor admite ter arrastado corpo por 13
quilômetros 
(Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)

Apresentou-se à polícia no final da tarde desta segunda-feira (29) o professor que arrastou embaixo do carro - por 13 quilômetros - o corpo de um homem atropelado no interior do Rio Grande do Norte. A defesa pede que o nome dele não seja revelado, pois tem receio de retaliações. Contudo, garante que "não houve intenção alguma de atropelar, deixar de prestar socorro, muito menos de fugir do local do acidente". Em contato com o G1, o advogado Frederico Bernardo afirma que o professor percebeu um pessoa no meio da pista, que realmente chegou a bater nela, mas que não parou por ter sentido a pancada leve e que temeu se tratar de alguém tentando bloquear a estrada para cometer assaltos. "Ele não viu o corpo embaixo do carro", garante.

O acidente aconteceu na última sexta-feira (26) na RN-118, no Vale do Açu. Por volta das 23h, o professor trafegada pela região conhecida como Bico de Pato, na zona rural da cidade de Ipanguaçu, quando alega ter sentido uma pancada leve no carro. Com medo de assalto, ele prosseguiu. Também disse ter notado algo estranho com o carro, mas que continuou dirigindo pensando que era algum problema mecânico no veículo. "Ele ficou com medo de parar para ver o que era com medo de sofrer algum assalto, então seguiu adiante para pedir ajuda ao irmão, que mora em Assu. Do local em que estava até chegar na residência do irmão dele, são quase 13 quilômetros", ressaltou o advogado.

Frederico disse também que o professor está se recuperando bem do trauma que sentiu ao descobrir o corpo sob o automóvel. "Quando ele parou o carro, o irmão saiu de casa para recebê-lo. Quando ele deu uma ré, foi que eles viram que havia um corpo embaixo", acrescentou.

Após ouvir o depoimento do professor, o delegado Delmontiê Falcão disse que ainda não é possível precisar o que vai acontecer. Ele prefere aguardar a perícia que será feita no veículo. "Somente depois do laudo é que vou poder decidir como o professor responderá pelo homicídio, mas é bem provável que ele seja indicado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar", observou.

O advogado, no entanto, ressalta que também existe a possibilidade de o professor sequer ser indiciado, pois a vítima, mesmo tendo sido atropelada, pode ter sido a responsável pelo acidente. "Ele pode ter ido para o meio da pista. É um local muito escuro, sem sinalização e sem iluminação", ponderou.

Versão da PM
De acordo com o major Assis Santos, comandante da Polícia Militar na região, dois irmãos estavam em uma bicicleta quando foram atingidos pelo carro do professor, um Fiesta. "Além de ter fugido, ele ainda arrastou um dos corpos até a cidade de Assu, que fica a 13 quilômetros do local do atropelamento", afirmou. A outra vítima, que ficou na pista, foi socorrida ao hospital pelo Samu.

O irmão que foi socorrido chama-se José Salviano da Silva. “Ele teve uma fratura na perna e não corre risco de morte”, informou o major. Já o que morreu, foi identificado como Francisco Salviano da Silva, de 47 anos.

Ainda de acordo com o oficial, os parentes do professor ficaram apavorados quando perceberam o corpo sob o veículo e chamaram a polícia. "Fomos ao local, mas o professor não estava mais lá. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) foi à residência e removeu o corpo para perícia em Natal", explicou.

Do G1 RN / Via Blog Comunicador Efectivo

Walter Alves: "Meu grande espelho de vida é meu pai Garibaldi Filho"



O deputado Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, intensificou a agenda de campanha pelo interior do Estado no final de semana. Entre a última sexta-feira (26) e a segunda (30), o parlamentar percorreu 13 municípios das regiões Central, Mato Grande, Seridó e Vale do Assu.

Durante os discursos, Walter destacou o exemplo de vida do ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) como referência de político.

"Muitas pessoas que não me conhecem podem duvidar do meu trabalho, mas quando a gente não conhece essa pessoa a gente procura uma pessoa próxima para se espelhar. Meu grande espelho de vida é meu pai Garibaldi Filho, que nunca faltou com o povo do Rio Grande do Norte", disse.

Nesses dias foram cumpridas agendas de campanha em Caiçara do Rio dos Ventos, Arêz, Baia Formosa, Brejinho, João Câmara, Jardim de Angicos, Santana do Matos, Lajes, Angicos, Caicó, Parelhas, Serra Negra do Norte e São Rafael. Nos municípios o candidato participou de comícios-relâmpagos, passeatas, carreatas e de arrastões.


Assessoria Walter Alves 1511

Via Blog de Novanês Oliveira

IFRN abre inscrições para Exame de Seleção 2015 nesta terça-feira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre nesta terça-feira (30), a partir das 14h, as inscrições para a seleção dos cursos técnicos integrados, processo também conhecido como Exame de Seleção. Este ano, são ofertadas 2.724 vagas para cursos de nível médio com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015.

As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Gestor de Concursos (clique AQUI) até o dia 13 de outubro. Para os candidatos que não têm acesso à internet, a inscrição pode ser feita em qualquer campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento informados no Anexo I do Edital. A taxa custa R$ 20 e deve ser paga nas agências bancárias até o próximo dia 14 de outubro. Após a finalização do período de inscrições, não será permitida a troca do curso, do turno ou do campus pelo candidato.

O Exame Seleção 2015 é a única forma de ingresso para os cursos integrados de nível médio oferecidos pelo IFRN, e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental. Os candidatos que participaram da prova do ProITEC 2014 também devem realizar a inscrição, mas não será necessário o pagamento da taxa. Caso não realize a nova inscrição, o aluno não vai concorrer às vagas ofertadas nos cursos técnicos integrados do IFRN.

As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades onde os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. As provas serão compostas de vinte questões de Matemática, vinte questões de Língua Portuguesa e uma redação. O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado no dia 19 de dezembro de 2014. O resultado final do processo seletivo será publicado no dia nove de fevereiro de 2015.

Cursos Ofertados para 2015
Campus Apodi
Biocombustíveis - 36 vagas
Agricultura - 36 vagas
Informática - 36 vagas
Zootecnia - 36 vagas

Campus Caicó
Eletrotécnica - 40 vagas
Informática - 40 vagas
Informática - 40 vagas
Têxtil - 40 vagas (m)
Têxtil - 40 vagas (t)
Vestuário - 40 vagas

Campus Canguaretama
Informática - 40 vagas (m)
Informática - 36 vagas (t)

Campus Ceará-Mirim
Informática - 36 vagas

Campus Currais Novos
Alimentos - 38 vagas (m)
Alimentos - 38 vagas (t)
Informática - 38 vagas
Manutenção e Suporte em Informática - 38 vagas
Campus Ipanguaçu
Agroecologia - 40 vagas
Informática - 40 vagas
Meio Ambiente - 40 vagas

Campus João Câmara
Administração - 40 vagas
Eletrotécnica - 40 vagas
Informática - 40 vagas (m)
Informática - 40 vagas (t)

Campus Macau
Informática - 36 vagas (m)
Informática - 36 vagas (t)
Química - 36 vagas
Recursos Pesqueiros - 36 vagas
Campus Mossoró
Edificações - 36 vagas
Eletrotécnica - 36 vagas
Mecânica - 36 vagas
Informática - 36 vagas
Campus Central (Natal)
Edificações - 40 vagas (m)
Edificações - 40 vagas (t)
Controle Ambiental - 36 vagas (m)
Controle Ambiental - 36 vagas (t)
Geologia - 36 vagas
Mineração - 36 vagas
Administração - 36 vagas
Informática para Internet - 36 vagas
Manutenção e Suporte em Informática - 36 vagas
Eletrotécnica - 36 vagas
Mecânica - 36 vagas

Campus Cidade Alta (Natal)
Multimídia - 36 vagas (m)
Multimídia - 36 vagas (t)

Campus Zona Norte (Natal)
Comércio - 36 vagas
Informática para Internet - 36 vagas
Eletrônica - 36 vagas (m)
Eletrônica - 36 vagas (t)
Campus Nova Cruz
Administração - 36 vagas
Informática - 36 vagas (m)
Informática - 36 vagas (t)
Química - 36 vagas

Campus Parnamirim
Informática - 40 vagas (m)
Informática - 40 vagas (t)
Mecatrônica - 40 vagas (m)
Mecatrônica - 40 vagas (t)

Campus Pau dos Ferros
Informática - 36 vagas
Alimentos - 36 vagas
Apicultura - 36 vagas (m)
Apicultura - 36 vagas (t)

Campus São Gonçalo do Amarante
Edificações - 36 vagas
Informática - 36 vagas
Logística - 36 vagas
Campus Santa Cruz
Informática - 36 vagas (m)
Informática - 36 vagas (t)
Mecânica - 36 vagas (m)
Mecânica - 36 vagas (t)
Campus São Paulo do Potengi
Edificações - 40 vagas (m)
Edificações - 36 vagas (t)
Meio Ambiente - 40 vagas (m)
Meio Ambiente - 36 vagas (t)

G1RN 
/ Via Blog do Campelo

No RN, Ibope aponta: Dilma, 51%, Marina, 22%, e Aécio, 9%


Pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) aponta as intenções de voto dos eleitores do estado do Rio Grande do Norte na corrida para a Presidência da República. Entre os eleitores potiguares, o resultado é:
Dilma Rousseff (PT) – 51%
Marina Silva (PSB) - 22%
Aécio Neves (PSDB) – 9%
Pastor Everaldo (PSC) – 1%
Outros com menos de 1% - 1%
Brancos e nulos - 8%
Não sabe ou não respondeu - 8%

Os candidatos Luciana Genro (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), Eduardo Jorge (PV) e Zé Maria (PSTU) não atingiram individualmente 1%, mas juntos somam 1%.

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00036/2014.

G1RN / Via Blog do Campelo

Faltam 5 dias: eleitores não podem ser presos a partir de hoje


Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2014, marcadas para o próximo domingo, dia 5 de outubro. A partir de hoje (30), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965).

Já a proibição de prisão de candidatos está em vigor desde o último dia 20. No entanto, quem concorre a um cargo eletivo pode ser detido ou preso em caso de flagrante delito.

Segundo turno
Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, a ser realizada no dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.

GA/AS / Via Blog do Campelo

Agenda de Henrique, terça-feira, 30 de setembro‏

09:00
Caravana da Mudança – Natal.

Evento: Arrastão da Mudança – Zona Norte. – Igapó, Panatis, Santa Catarina, Soledade I, Soledade II e Nova República.
Concentração: Igapó – Rua São Paulo.

15:00
Evento: Visita ao Arcebispo Metropolitano de Natal – Dom Jaime Vieira.
Local: Catedral.

20:00
São Paulo do Potengi.
Evento: Comício Regional.

22:40
Evento: Debate Intertv Cabugi

Via Blog do JBelmont

Prefeitura de São Paulo do Potengi / RN abre concurso com 111 vagas

Prefeitura de São Paulo do Potengi, Rio Grande do Norte, divulgou o concurso público nº 002/2014, que visa preencher 111 vagas, sendo cinco para pessoas com necessidades especiais.

São postos destinados a candidatos com formações em níveis, médio, técnico e superior, em funções como Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Ambiental, Técnico em Informática e Professor Pedagogo – Educação Infantil.

Com jornadas de 20, 30, 40 horas semanais, os cargos apresentados no certame possuem salários que variam de 724,00 a R$ 2.500,00.

As inscrições serão realizadas entre os dias 13 de outubro de 2014 e 10 de novembro de 2014, no site www.comperve.ufrn.br. Serão cobradas taxas de R$ 80,00 e R$ 100,00, conforme o cargo.

Todos os inscritos serão submetidos a provas objetivas, previstas para serem aplicadas em 30 de novembro de 2014.

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Mais informações estão disponíveis no edital de abertura,
PCI CONCURSOS / Via Blog do Cardoso Silva

Auditor fiscal é preso por fazer imagens íntimas de clientes em supermercado de Natal

pp
Um auditor fiscal do Rio Grande do Norte foi preso na manhã de sábado (27) por filmar as partes íntimas de clientes em um supermercado na zona Sul de Natal. Clientes flagraram a ação, acionaram a segurança do estabelecimento e a Polícia Militar foi até o local para prender o auditor. Um vídeo mostra o momento em que o homem de 51 anos registrava imagens por baixo da saia de uma cliente.

De acordo com informações do local, o homem estava usando uma câmera dentro de uma cesta. Para capturar as imagens, o auditor se aproximava das mulheres e inclinava a cesta para que a lente se posicionasse em direção às partes íntimas das mulheres. Quando ele estava próximo a uma cliente fazendo as imagens, foi abordado por populares e detido até a chegada da polícia.

Levado para a Delegacia de Plantão da zona Sul, o auditor negou que estivesse fazendo as imagens, mas teve apreendido o celular e um pendrive. No local, populares se aglomeraram para observar a prisão. Contudo, o auditor fiscal foi liberado horas após ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O auditor fiscal foi enquadrado  nos artigos 61 e 65 da lei de contravenções, por “importunar alguém, em lugar público ou acessível ao público, de modo ofensivo ao pudor” e “molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável”. As penas para a contravenção vão desde multa a dois meses de prisão.

tnonline / Via Blog do Cardoso Silva

Seis crianças desaparecem por dia em SP

Das 1.528 crianças desaparecidas desde janeiro, 1.208 foram localizadas, segundo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa. "O que mais assusta é que elas não conseguem se defender"

OAB quer cassação de candidatura de Levy Fidelix por homofobia

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a candidata à presidência da República do PSOLLuciana Genro, enviaram nesta segunda-feira (29) representações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que o presidenciável Levy Fidelix (PRTB) seja punido por homofobia.

Para a OAB, as declarações de Fidelix no debate da Record deste domingo (28), quando disse que é preciso "enfrentar" a minoria homossexual, que deve ser tratada "longe daqui", configuram crimes eleitorais e contra a paz pública, o que é passível de punição com a cassação do registro da candidatura.

A representação do PSOL, que também conta com o apoio do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), diz que Levy "incitou a violência e a discriminação contra a população LGBT por meio de verdadeiro discurso de ódio e ofensa à coletividade LGBT".
Apesar de não existir um dispositivo específico na legislação eleitoral sobre homofobia, Genro e Wyllys lembram que não é permitido fazer propaganda política que estimule processos violentos para subverter o regime ou que incite atentados contra pessoas ou bens. Além disso, também há vedações para difamações e injúrias.
A representação do PSOL será relatada pelo ministro do TSE Herman Benjamin.
Debate
As declarações de Fidelix foram dadas após pergunta da candidata Luciana Genro (PSOL), que citou a violência a que a população LGBT é submetida e indagou o candidato sobre os motivos pelos quais os que "defendem a família se recusam a reconhecer como família um casal do mesmo sexo."
 
"Aparelho excretor não reproduz (...) Como é que pode um pai de família, um avô ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha. Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar, fez muito bem, do Vaticano, um pedófilo. Está certo! Nós tratamos a vida toda com a religiosidade para que nossos filhos possam encontrar realmente um bom caminho familiar", afirmou.
Na réplica, Luciana defendeu o casamento igualitário como forma de reduzir a violência contra a população LGBT. Na tréplica, entretanto, Levy subiu o tom.
"Luciana, você já imaginou? O Brasil tem 200 milhões de habitantes, daqui a pouquinho vai reduzir para 100 [milhões]. Vai para a avenida Paulista, anda lá e vê. É feio o negócio, né? Então, gente, vamos ter coragem, nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los. Não tenha medo de dizer que sou pai, uma mãe, vovô, e o mais importante, é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente, bem longe mesmo porque aqui não dá", disse.

DIÁRIO DO NORDESTE / Via Portal Catolé News

Flamengo enfrenta o América-RN nesta Quarta-Feira (01/10) pela Copa do Brasil

* O jogo será na Arena das Dunas em Natal/RN às 22:00 hs.

O

IBOPE REJEIÇÃO: Henrique tem 37% e Robinson Faria 27%

A nova pesquisa Ibope divulgada hoje pela InterTV Cabugi também mostrou a rejeição entre os candidatos ao Governo do Estado.
Henrique Alves lidera a rejeição.
Vejam os números:
Henrique Alves (PMDB) – 37%
Robinson Faria (PSD) – 27%
Araken Farias (PSL) – 25%
Simone Dutra (PSTU) – 21%
Robério Paulino (PSOL) – 16%
Poderia votar em todos – 7%
Não sabe ou não respondeu – 21%.

Via RG em Notícia

Boca de urna é proibida durante a votação

A legislação eleitoral estabelece como crime, no dia da eleição, a arregimentação (o recrutamento) de eleitores ou a propaganda de boca de urna. A prática pode resultar em 6 meses a 1 ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50 (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 5º, I a III).

No dia da votação, também são proibidos o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

No entanto, é permitido ao eleitor manifestar sua preferência, individual e silenciosa, por candidato, partido político e coligação, por meio de bandeiras, broches, dísticos e adesivos no momento em que for votar (Lei nº 9.504/1997, art. 39-A, caput).

Já a divulgação de pesquisa de intenção de voto (de boca de urna) feita no dia das eleições somente pode ocorrer a partir das 17h, nas eleições relativas à escolha de deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senador e governador. E apenas após as 19h no caso da eleição para presidente da República, sempre respeitando o fuso horário de cada localidade.

Empréstimo consignado para aposentados do INSS tem prazo ampliado


O limite de prestações que é de 60 subirá para 72 meses. A mudança passa a valer em 1º de outubro deste ano.