segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Romário, do PSB, é eleito senador pelo Rio de Janeiro

Ex-jogador e deputado federal é eleito com mais de 63% dos votos.
Novo senador fez campanha apoiada nas mídias sociais.

Do G1 Rio



















O ex-jogador Romário, deputado federal do PSB, foi eleito neste domingo (5) senador pelo Rio de Janeiro. Com 100% votos apurados, às 21h51, o candidato obteve 63,43% dos votos válidos. Cesar Maia (DEM) foi o segundo colocado, com 20,51%. (Acompanhe ao vivo a apuração).
"Eu posso afirmar que, no Senado, vocês vão ver um Romário mais determinado, um Romário sempre lutando para trazer, através de emendas, ajudas para o nosso estado. Eu vou ser um grande representante desse povo, como não foi diferente como deputado", garantiu.
Sobre a experiência como deputado federal, Romário afirmou que foi um período de muito aprendizado. Uma candidatura a prefeito do Rio em 2016, segundo disse, já foi uma possibilidade, mas hoje ele está voltado para outros objetivos.
"Hoje eu não tenho nenhum pensamento de deixar de cumprir esses oito anos de mandato. Vão existir dificuldades, é normal, mas eu vou fazer aquilo que eu me propus a fazer e aquilo que o povo espera que eu faça", explicou.
Cesar Maia, do DEM, seu principal oponente, cumprimentou o vencedor.
“A vitória do deputado Romário foi insofismável. Ele teve ampla vantagem e foi a preferência  do povo do estado do Rio de Janeiro em todas as regiões. O que nos cabe é cumprimentar o Romário e torcer para que ele seja um senador que represente bem o nosso estado”, disse.
Romário comemorando com a família (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)Romário comemorando com a família (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)
No segundo turno das eleições, Romário ainda não sabe quem apoiará.
"Faço parte de um grupo que tínhamos a Marina como representante. A respeito de um segundo turno, não foi pensado ainda sobre uma possível ajuda tanto no contexto nacional como no  estadual", disse o senador.
Eleito com mais de 63% dos votos, ele agradeceu às pessoas que o ajudaram durante a campanha e ao povo do Rio por acreditar nele.
"Agradeço a Deus pela oportunidade dessa votação expressiva e ao povo do Rio por confiar em mim. Tenho consciência da responsabilidade e do que represento para essas pessoas. Tenho certeza que eles esperam muito de mim e eu continuarei um trabalho sério, fiscalizando como sempre, e fazendo o papel que um senador tem que fazer, ajudando o país e principalmente o Rio", disse Romário.
Biografia
Romário de Souza Faria nasceu no dia 29 de janeiro de 1966 na comunidade do Jacarezinho, no Subúrbio do Rio de Janeiro. De origem humilde, com o apoio dos pais, Edevair e Manuela, conhecida como dona Lita, o Baixinho fez carreira no futebol e, em 1994, foi o protagonista no tetracampeonato do Brasil na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Em 2000, foi eleito pela Fifa um dos cinco maiores jogadores da História.
O atleta a fundou o Instituto Romário de Souza Faria em 1995 e idealizou o Projeto Romarinho, que funcionou de 1999 a 2002, criando oportunidades para as crianças carentes por meio do futebol. O projeto atendeu a centenas de crianças e jovens pobres dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Eleito deputado federal em 2010 pelo PSB no Rio, com 146.859 votos, Romário teve como tema principal de sua plataforma política a defesa das crianças com síndrome de down, assim como Ivy, sua filha caçula (o senador tem outros cinco filhos), das pessoas com deficiência de atenção e dos pacientes de doenças raras.
Romário iniciou sua campanha rumo ao Senado já marcando nas primeiras pesquisas vantagem sobre Cesar Maia (DEM), seu maior oponente. A vantagem foi se ampliando ao longo da campanha, apoiada fortemente nas mídias sociais. Ele visitou várias cidades do interior do estado, sempre registradas em suas contas nas redes sociais. Também percorreu bairros de todas as regiões da capital e da Região Metropolitana. Esteve em bairros nobres da Zona Sul, como Leblon e Ipanema, e em regiões populares como o Piscinão de Ramos, no Subúrbio, e em comunidades como Chapéu Mangueira e Vidigal, na Zona Sul e em Rio das Pedras, na Zona Oeste.
Em suas aparições públicas na campanha, era sempre abordado por crianças, e por mães de filhos com doenças raras ou deficiências. E sempre recorria à sua vida de jogador para se aproximar dos eleitores. Em 19 de setembro passado, em meio a informações sobre suas atividades de campanha, postou em sua conta no Twitter: “Há exatos 21 anos eu entrava em campo para um dos jogos da minha vida, o sonho do tetra começava.”
Quando visitou o subúrbio da Vila da Penha, postou fotos abraçando amigos e o seguinte texto: “Lembrei da minha juventude aqui no Campo do Aliança, no Quitungo, onde desde os 4 anos de idade joguei meu futebol, fiz amizades e cresci. A animação dessa galera me fez lembrar as felicidades que eu e minha família tivemos nesse pedacinho do Rio de Janeiro.”
Romário chegou para votar por volta de 10h20 (Foto: Priscilla Souza/G1)Romário chegou para votar por volta de 10h20 (Foto: Priscilla Souza/G1)

No domingo (28), Romário visitou o Jacarezinho, bairro carente do Subúrbio, que já registrou altos índices de violência e onde uma cracolândia havia se instalado. Postou fotos no Instagram e escreveu:
“O último domingo que a campanha política é autorizada, reservei para visitar o Jacarezinho, lugar onde nasci, quem me conhece de perto sabe, sempre digo que sou favelado com muito orgulho. Sou muito grato à favela, aqui aprendi a viver com dignidade, entendi que homem para ser respeitado onde quer que chegue, tem que ter o papo reto. Há mais de 40 anos eu sai daqui, a favela mudou, eu mudei, os moradores mudaram. Hoje, as pessoas aqui vivem muito melhor do que na época que minha família morava aqui. Mas muitos problema ainda permanecem. Falta educação, saúde, projetos sociais de esporte e cultura. Tudo isso precisa chegar, o dinheiro público precisa amparar os que mais necessitam. Ainda há muitas crianças e novas gerações nascendo e crescendo aqui. A favela é um lugar extremamente afetivo do nosso Rio, as pessoas amam as favelas, só precisamos tornar estes locais lugares apropriados para se viver, longe de violência.”
Estes são os números finais da votação divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral:
Romário (PSB) – 63,43% (4.683.963 votos)
Cesar Maia (DEM) – 20,51% (1.514.727 votos)
Liliam Sá (PROS) - 6,88% (507.872 votos)
Diplomata Sebastião Neves (PRB) - 4,08% (301.162 votos)
Carlos Lupi (PDT) – 3,09% (228.086 votos)
Pedro Rosa (PSOL) - 1,86% (137.652 votos)
Heitor Fernandes (PSTU) - 0,15% (11.444 votos)
Eduardo Serra (PCB) – 0% (0 voto)
Segundo o TSE, o candidato que aparece com 0 voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso, ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).