terça-feira, 14 de outubro de 2014

Operação prende suspeitos no RN de envolvimento em fraudes de licitações

operação sangria, caraúbas, rn (Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi)
Foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão (Foto: Sara Cardoso/Inter TV Cabugi)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)  deflagrou na manhã desta terça-feira (14), a Operação Sangria, destinada a desarticular quadrilha que fraudava procedimentos licitatórios e/ou a execução contratual no município de Caraúbas, no período de 2008 a 2013. Os contratos celebrados com as fraudes investigadas somam a quantia de R$ 11.710.672,30 e, de acordo com o MP, resultam em grande prejuízo aos cofres públicos do município de Caraúbas.

Cerca de 130 policiais militares apoiam os promotores de Justiça no cumprimento dos mandados de buscas e apreensões e prisões temporárias. Foram expedidos pelo juízo da comarca de Caraúbas 41 mandados de busca e apreensões e 12 mandados de prisões temporárias, os quais estão sendo cumpridos nas cidades de Caraúbas, MossoróCampo Grande e Apodi.

As diversas investigações abrangeram as áreas de construção civil, locação de veículos, fornecimentos de combustíveis, fornecimento de merenda escolar e material de expediente, de limpeza, contratação de serviços clínicos (serviços ambulatoriais) e serviços gráficos. As investigações tiveram a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), dos Centos de Apoio às Promotorias de Justiça do Patrimonio Público e de Defesa da Saúde e do Grupo de Atuação Regional de Defesa do Patrimônio Público (GARPP).

Segundo o MP, foi verificado que em comum nas fraudes tinha-se um grupo de gestores, servidores e empresários associados com o objetivo claro de fraudar o procedimento regular licitatório - agindo sob o modus operandi de montagem das licitações - e/ou fraudando a execução dos contratos que se seguiam.

Os contratos celebrados com as fraudes investigadas somam a quantia de R$ 11.710.672,30 e se tratam de licitações direcionadas a empresas vinculadas a alguns gestores, prejudicando a disputa por menor preço; execuções contratuais realizadas de modo a beneficiar particulares em detrimento do interesse público e desvio de dinheiro realizado através do pagamento por mercadorias efetivamente não entregues pelos contratados.

G1RN / Via Blog do Campelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO !!!

Prezado Amigo Web-Leitor, não publicarei comentários anônimos e, também, não aceito nenhum tipo de ofensas morais que possam vir a denigrir a imagem de alguém e não me responsabilizo por comentários que alguém possa vir fazer.
Pois, antes de fazer o seu comentário, se identifique e se responsabilize.

Desde já fico grato !!!

Cordiais saudações,

CLAUDISMAR DANTAS -
(Editor - Blog PATU EM FOCO).